sexta-feira, junho 30, 2023

Revista Estudios Constitucionales - Bases Constitucionales y Fundamentales del Nuevo Proceso Constituyente

Revista Estudios Constitucionales

Classificação: A1

Dossiê temático: Bases Constitucionales y Fundamentales del Nuevo Proceso Constituyente

Prazo: 30/06/2023

Titulação: Estudos Constitucionais é uma publicação semestral do Centro de Estudos Constitucionais do Chile (CECOCH) da Universidade de Talca, cujos números são publicados no final de cada semestre (julho e dezembro, respectivamente), aberta à comunidade de direito constitucional, procedimento e direitos humanos. Artigos e monografias devem ser inéditos. Tem por objetivo estimular a reflexão, ou o debate, a análise e a comunicação entre os praticantes da disciplina de direito público, com método científico e de forma plural, contando com colaborações nacionais e internacionais.

Mais Informações: Chamados de "Bases Constitucionais e Fundamentais do Novo Processo Constituinte", espera-se que os artigos científicos sobre direito público comparado e direito internacional forneçam elementos para o desenvolvimento de uma Constituição democrática para o século XXI. Os trabalhos devem incorporar propostas específicas sobre o conteúdo e redação dos dispositivos constitucionais e disposições considerando as bases institucionais e fundamentais aprovadas pelo Congresso Nacional sobre a reforma constitucional que viabilize o novo processo Constitucional.

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, junho 29, 2023

Canadian Social Science - reabertura de fluxo contínuo

Canadian Social Science

Classificação: A1

Fluxo contínuo: A Revista Canadian Social Science comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A revista busca manuscritos originais relatando trabalhos acadêmicos nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais. Os artigos originais podem ser estudos empíricos e qualitativos, artigos de revisão, artigos metodológicos, relatos breves, estudos de caso e cartas ao Editor. Escopo: O objetivo da revista é fornecer um fórum para compartilhar conhecimento relacionado a uma ampla gama de tópicos, incluindo ciência política, sociologia, história, serviço social, geografia, estudos internacionais, estudos sobre mulheres, aprendizagem e saúde infantil, economia, ética nos negócios, cidades, direitos de propriedade intelectual, aquisição de linguagem, privacidade, envelhecimento da população, qualidade de vida, tecnologia em comunidades aborígines, resolução de disputas, meio ambiente e corporações e desenvolvimento sustentável.

Mais Informações: Finalidade da Revisão por Pares Obrigado pelo esforço e experiência que você contribui para revisar, sem os quais seria impossível manter os altos padrões dos periódicos revisados ​​por pares. A revisão por pares é um elemento crítico da publicação acadêmica e um dos principais pilares do processo científico. A Revisão por Pares serve a duas funções principais: 1. Atua como um filtro: garante que a pesquisa seja devidamente verificada antes de ser publicada 2. Melhora a qualidade da pesquisa: a revisão rigorosa por outros especialistas ajuda a aprimorar os pontos-chave e corrigir erros inadvertidos.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, junho 28, 2023

Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região - Direito e literatura

Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região

Classificação: B1

Dossiê temático: Direito e literatura

Prazo: 30/06/2023

Titulação: A Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região é um periódico quadrimestral que tem por objeto a divulgação de artigos científicos inéditos com foco no direito aplicado, sem prejuízo das ciências interdisciplinares, como a filosofia, a antropologia, a ciência política, a sociologia, a psicologia, entre outras do painel das ciências humanas. Os artigos são selecionados por critérios de relevância, pertinência, ineditismo e maturidade no trato da matéria e publicados coletivamente, em cada número. A publicação é integrada ainda por julgados relevantes do TRF 1ª Região. O objetivo é contribuir para a promoção do debate jurídico e o aprimoramento da Justiça.

Mais Informações: A Revista do TRF da 1ª Região lançou sua primeira publicação em 1989. Nos primeiros 10 anos (1989 a 1999), com periodicidade quadrimestral, era publicada pela Editora Revista dos Tribunais, com conteúdo exclusivamente jurisprudencial, selecionado pelo Gabinete da Revista.  Em novembro de 2000, a revista passou a ser editada e impressa pelo Tribunal com periodicidade mensal e o conteúdo integrou, além da jurisprudência, artigos doutrinários. Em novembro de 2012, o periódico começou a ser publicado bimestralmente com tiragem de 800 exemplares por número. A partir de abril de 2019, a revista tornou-se totalmente eletrônica publicada pelo Open Journal System – OJS.

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, junho 27, 2023

Revista Inclusiones – Revista De Humanidades y Ciencias Social - reabertura de fluxo contínuo

Revista Inclusiones – Revista De Humanidades y Ciencias Social

Classificação: B2

Fluxo contínuo: A Revista Inclusiones – Revista De Humanidades y Ciencias Social comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista Inclusões tem a visão de ser uma revista científica que entrega resultados de pesquisas inéditas, derivados de projetos científicos nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais de Instituições de Ensino Superior no Chile e no exterior, bem como centros de pesquisa. de unir todos os seres humanos com suas semelhanças e diferenças, por meio do debate de ideias.

Mais Informações: Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar se sua submissão atende a todos os elementos mostrados abaixo. As submissões que não atenderem a essas diretrizes serão devolvidas aos autores. A submissão não foi publicada anteriormente ou submetida para consideração por nenhum outro periódico (ou uma explicação foi fornecida em Comentários ao Editor). O arquivo de envio está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF ou WordPerfect. Sempre que possível, URLs são fornecidos para referências. O texto está em espaço simples; Tamanho da fonte de 12; itálico é usado em vez de sublinhado (exceto em URLs); e todas as ilustrações, figuras e tabelas são colocadas nos locais apropriados do texto, e não no final.

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, junho 26, 2023

Revista Direito Mackenzie - Poder econômico e seus limites jurídicos

Revista Direito Mackenzie

Classificação: A2

Dossiê temático: Poder econômico e seus limites jurídicos

Prazo: 17/07/2023

Titulação: Considerando a celebração dos 70 anos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Revista Direito Mackenzie – RDM, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico – PPGDPE (Nota 6 Capes) divulga a chamada para envido de artigos para o Segundo Dossiê, na linha Poder Econômico e seus Limites Jurídicos. O segundo dossiê, com previsão de publicação na RDM v. 17, n.2, maio/ago. 2023, será dedicado a linha de pesquisa do PPGDPE que busca estudar o fenômeno do poder econômico sob os mais variados aspectos, entendendo-o como um fenômeno da realidade social, cuja regulação abrange os mais variados campos jurídicos. Dentro do escopo da publicação proposta, o Dossiê busca trabalhos que abordem as temáticas relacionadas aos limites jurídicos do poder econômico, relacionando-os com o papel do Estado no domínio econômico, bem como questões relacionadas às instituições de controle, ferramentas anticorrupção, proteção da concorrência e da liberdade econômica entre outros assuntos que relacionam a dinâmica do mercado e o direito.

Mais Informações: Os artigos devem ser submetidos exclusivamente na Plataforma da Revista Direito Mackenzie, na seção “Dossiê Especial – 70 anos da Faculdade de Direito”. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a atender todas as normas editoriais da Revista, sob pena de rejeição de imediato (desk review) da submissão. A publicação dos artigos está sujeita à aprovação dos Editores da revista, após o processo de avaliação do tipo double blind review. A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final pela Comissão Editorial. Serão aceitos por dossiê até 6 (seis) artigos científicos inéditos em português, espanhol, inglês, italiano e francês, escritos por autores com título de doutorado e serão aplicados o critério de exogenia de autores e os seguintes critérios de preferência: Artigos de autores doutores estrangeiros; Artigos de autores doutores que estejam vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, de outras unidades federativas; Artigos de autores de outras unidades federativas. O prazo de submissão de artigos na plataforma para composição do Primeiro Dossiê Temático 70 anos da FDir-UPM: Cidadania Modelando o Estado é até 17 de julho de 2023.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, junho 23, 2023

Revista Desempenho - Direito do Trabalho e Configurações Institucionais: normas, práticas e concepções em disputa

Revista Desempenho

Classificação: B3

Dossiê temático: Direito do Trabalho e Configurações Institucionais: normas, práticas e concepções em disputa

Prazo: 01/08/2023

Titulação: Há décadas pesquisadores/as nacionais e além-fronteiras alertam para a falsa dicotomia língua(gem)-cultura com que às vezes se opera no ensino-aprendizagem de uma língua. Rajagopalan (2021, p. 9) chama ambos os termos de “uma dupla de gêmeos siameses – não há como pensar num sem que se invoque, ao mesmo tempo, a ideia do outro”. Esforços em fraturar essa relação constitutiva estão fadados ao fracasso. Mas o que é a cultura, afinal? Muito tem sido escrito a respeito. É “o complexo de valores, costumes, crenças e práticas que constituem o modo de vida de um grupo específico?” ou, segundo o mesmo autor dessa definição, Terry Eagleton (2011, p. 54-55), é “o conhecimento implícito do mundo pelo qual as pessoas negociam maneiras apropriadas de agir em contextos específicos?”. Serrani (2020, p. 39-40) avança em outros caminhos e o compreende como um conceito que permite a reivindicação de identidades específicas, geralmente minoritarizadas ou postas à margem no tecido social, mas também como o que faz referência às produções artísticas, científicas e de outras ordens. É tudo o que criamos e não nos foi dado? Ela está no que fazemos, pensamos e dizemos?  No século passado o teórico Stuart Hall (1997, p. 16, destaque do autor) já destacava a centralidade deste conceito, porque “toda ação social é ‘cultural’”. E essa centralidade continua nos dias atuais, nos instigando e desafiando, principalmente quando pensamos e fazemos (ou tentamos fazer) acontecer o ensino-aprendizagem de línguas sem cair em exotismos ou banalizações do cultural. Ou melhor, do sociocultural, porque não há como pensar a cultura sem sua ancoragem social. Assim, esta chamada convida pesquisadoras/es que queiram contribuir com artigos que abram espaço para deslocamentos, problematizações, atualizações e propostas em torno deste fugidio conceito, pensando em contribuições teórico-práticas para o ensino-aprendizagem de línguas - em perspectivas diversas -, compromissadas com uma formação linguística para ler e estar no mundo.

Mais Informações: A Revista Desempenho é uma publicação que se destina a pesquisadores/as cujos trabalhos, inéditos, se enquadrem nas temáticas relacionadas a área de concentração do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília (UnB) e suas linhas de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas: são bem-vindos trabalhos que enfoquem os vários aspectos dos processos de ensinar, aprender e avaliar línguas em diferentes contextos educacionais, mídias e tecnologias. Língua, cultura e sociedade: são bem-vindos trabalhos que enfoquem as diferentes formas de inter-relação e interdependência entre língua, cultura e identidades nas diversas relações entre linguagem, sociedade e educação. Também abriga trabalhos sobre práticas de linguagem nas mais ampliadas e diversas esferas sociais.

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, junho 22, 2023

Revista da Faculdade de Direito da UERJ - reabertura de fluxo contínuo

Revista da Faculdade de Direito da UERJ

Classificação: A3

Fluxo contínuo: A Revista da Faculdade de Direito da UERJ comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista da Faculdade de Direito da UERJ é uma ferramenta de divulgação do conhecimento científico jurídico e tem o objetivo principal de disseminar pesquisas realizadas para este público. A submissão de artigos na Revista é aberta a interessados de quaisquer Instituições de ensino e pesquisa, profissionais da área, discentes e docentes. Busca fomentar e divulgar a produção acadêmica em direito no Brasil, contribuindo para a construção de uma esfera acadêmica de excelência, plural e democrática no país.

Mais Informações: A Revista da Faculdade de Direito da UERJ é uma publicação contínua (desde 2022), permanente, bilíngue, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, um dos mais tradicionais no Brasil. Em 2010, a revista passou por um amplo processo de reformulação, alterando suas políticas editoriais com a finalidade atender os padrões de excelência científica estabelecidos pelas agências de Estado e bases de indexação da comunidade acadêmica. Nesse processo, a Revista foi totalmente atualizada e digitalizada, sendo transferida para base online do portal de publicações da UERJ, no sistema SEER, passando a ser publicada semestralmente (até 2021). A Revista publica artigos de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação de instituições de ensino de todo país que possuem os títulos de Mestre, Doutorando, Doutor ou Pós-Doutor. Todos os trabalhos são avaliados pelo sistema de double blind review, a fim de garantir a qualidade das edições. A Faculdade de Direito da UERJ conta com um setor de publicações que dá apoio aos editores chefes da Revista, auxiliando no processo editorial, chamada de artigos, edição de texto e design gráfico dos periódicos.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, junho 21, 2023

Revista Direito Público - Direito do Trabalho e Configurações Institucionais: normas, práticas e concepções em disputa

Revista Direito Público

Classificação: A1

Dossiê temático: Direito do Trabalho e Configurações Institucionais: normas, práticas e concepções em disputa

Prazo: 22/06/2023

Titulação: A Revista Direito Público (RDP) é o periódico oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Com foco em temas relacionados ao campo do Direito Público, mas também a assuntos transversais, está com chamada aberta para submissão do Dossiê Temático “Direito do Trabalho e Configurações Institucionais: normas, práticas e concepções em disputa”. O Dossiê tem como objetivo contribuir com as reflexões contemporâneas que articulam Direito do Trabalho e Mudança, em especial mapear os debates sobre (a) reformas e contrarreformas trabalhistas, (b) as demandas por novos horizontes nas regulações laborais em diferentes espaços normativos, (c) atuação das instituições do sistema trabalhista e sua contribuição para a efetividade e eficácia dos direitos trabalhistas, (d) bem como sobre as disputas sobre as políticas públicas para combater o trabalho precário, reduzir a informalidade e regular novas formas de trabalho e modos de trabalhar que são impulsionados pela natureza cambiante da organização produtiva no capitalismo e regulados por diferentes opções políticas.

Mais Informações: A Revista Direito Público (RDP) é o periódico oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Com foco em temas relacionados ao campo do Direito Público, mas também a assuntos transversais, os quais são interpostos pela publicação de dossiês com temáticas específicas. A revista objetiva ser um espaço de atualização científica constante para a comunidade acadêmica. Atualmente, está classificada sob o Qualis A1 (Capes), tem periodicidade trimestral, observa um fluxo contínuo de submissão de manuscritos, com publicação em língua portuguesa, inglesa, espanhola, alemã e italiana.

Link para a chamada: Clique aqui 

terça-feira, junho 20, 2023

Revista de Estudos Empíricos em Direito - reabertura de fluxo contínuo

Revista de Estudos Empíricos em Direito

Classificação: B1

Fluxo contínuo: A Revista de Estudos Empíricos em Direito comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista de Estudos Empí­ricos em Direito (REED), vinculada à Rede de Estudos Empíricos em Direito, visa a fomentar e divulgar a produção de pesquisas empíricas das mais diversas áreas do conhecimento que dialoguem diretamente com a área jurídica. Acreditamos que a consolidação e a disseminação de pesquisas empíricas transdisciplinares contribuem para uma compreensão mais qualificada do fenômeno jurídico e se constituem como um importante elemento de transformação social. São aceitos trabalhos de diferentes disciplinas e perspectivas metodológicas, desde que se enquadrem na linha editorial da revista. Podem ser submetidos artigos, traduções, resenhas e entrevistas em fluxo contínuo e estes também serão disponibilizados em publicação contínua, após decisão editorial. O público alvo da REED são professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação de disciplinas que se interessam por aspectos do direito como objeto de pesquisa e pela reflexão teórica sobre pesquisa em ciências sociais.

Mais Informações: A REED aceita trabalhos de diferentes disciplinas e perspectivas metodológicas, desde que se enquadrem em sua linha editorial, que tem o foco na pesquisa empírica em direito. A adaptação à linha editorial é avaliada pela possibilidade de enquadrar a submissão num dos três eixos de interesse da REED: i) resultados de pesquisas empíricas que tematizem algum aspecto do direito; ii) reflexões epistemológicas sobre a pesquisa empírica em direito; e iii) reflexões de cunho metodológico sobre a pesquisa social que possam ser úteis para o pesquisador na área do direito. A REED prevê a possibilidade de organizar, a critério dos editores, números temáticos especiais em que as submissões terão também de se enquadrar ao tema proposto. Os Editores se reservam ao direito de não publicar textos aprovados imediatamente, considerando o número máximo de artigos por volume, a priorização de artigos em inglês e espanhol, bem como a relação de exogenia mínima de 75%, isto é, o percentual de artigos com autores fora do estado de São Paulo.

Link para a chamada: Clique aqui 

segunda-feira, junho 19, 2023

Revista Direito Público - Concorrência e Plataformas Digitais

Revista Direito Público

Classificação: A1

Dossiê temático: Concorrência e Plataformas Digitais

Prazo: 20/06/2023

Titulação: A Revista Direito Público (RDP) é o periódico oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Com foco em temas relacionados ao campo do Direito Público, mas também a assuntos transversais, está com chamada aberta para submissão do Dossiê Temático “Concorrência e Plataformas Digitais”. Nessa toada, o objetivo do dossiê é contribuir para uma discussão profunda a respeito de como endereçar as preocupações concorrenciais suscitadas em mercados digitais para o direito concorrencial. Assim, serão selecionadas contribuições originais que consigam fornecer avanços concretos nessa direção. Algumas temáticas de interesse para o dossiê são as seguintes: 1. Desafios da aplicação das metodologias antitruste ancoradas no paradigma da Escola de Chicago em contextos de plataformas digitais de preço-zero. 2. Relevância do acesso a dados na concorrência entre plataformas digitais. 3. Atualizações para análise de abuso de posição dominante envolvendo estratégias de dados. 4. Aquisição de competidores nascentes (killer acquisitions) e suas implicações para o controle concorrencial de estruturas. 5. Desenvolvimento de regulações concorrenciais (como o Digital Markets Act, o American Innovation and Online Choice Act e outros) e seus impactos sobre o ambiente digital.

Mais Informações: A Revista Direito Público (RDP) é o periódico oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Com foco em temas relacionados ao campo do Direito Público, mas também a assuntos transversais, os quais são interpostos pela publicação de dossiês com temáticas específicas. A revista objetiva ser um espaço de atualização científica constante para a comunidade acadêmica. Atualmente, está classificada sob o Qualis A1 (Capes), tem periodicidade trimestral, observa um fluxo contínuo de submissão de manuscritos, com publicação em língua portuguesa, inglesa, espanhola, alemã e italiana.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, junho 16, 2023

Vivência: Revista de Antropologia da UFRN - DEBATES ATUAIS SOBRE CONSUMO NA ANTROPOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

Vivência: Revista de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Classificação: A2

Dossiê temático: DEBATES ATUAIS SOBRE CONSUMO NA ANTROPOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

Prazo: 15/08/2023

Titulação: Em 1979, Mary Douglas e Baron Isherwood lançaram O mundo dos bens: Por uma antropologia do consumo. A obra, pela primeira vez, analisa o consumo pela ótica da antropologia. Os bens, para os autores, são comunicadores e atuam como poderoso sistema de classificação. O consumo é um processo, e o que ocorre com bens no âmbito da vida cotidiana é parte desse processo, ou seja, é preciso que se pense no que ocorre com os bens quando chegam às mãos dos consumidores. Uma década mais tarde, em A invenção do cotidiano, Michel de Certeau e dois dos seus pesquisadores, Pierre Mayol e Lucy Giard (1980), reafirmaram esse aspecto do consumo, argumentando que os indivíduos se produzem na vida cotidiana. Assim, a ideia de práticas de consumo, envolvendo escolhas, as diferentes formas de acesso aos bens, a fruição e, tema que vem sendo fortemente discutido na atualidade, o descarte, são partes desse processo. Na atualidade percebemos a intensa presença da internet e dos dispositivos digitais conectados nas relações sociais, nas formas de negociação e processos de consumo, agora fortemente filtrados pela atuação dos algoritmos nos meios digitais (DOMINGUES, 2013 e 2016), o que, por si só, já abre toda uma agenda de debates no campo dos estudos de consumo, convergindo para questões sobre vigilância, política, direitos. A pandemia de coronavirus/COVID-19 que parou o mundo em 2020, catalisou, para aqueles com acesso à rede, essas formas mediadas de produção, negociações (monetárias ou não) e consumo de bens, serviços e experiências digitais (como games, e-books e streamings audiovisuais), ou materiais (lojas, sites e aplicativos de compra e venda, em geral).

Mais Informações: É nesse contexto que pretendemos, com esse dossiê, reunir trabalhos que tragam reflexões acerca de práticas e debates correntes sobre consumo, considerando processos de escolha, novas formas de aquisição e acessos, fruição, experiências e descarte. Serão especialmente acolhidos textos que incluam reflexões com base em resultados de trabalhos etnográficos, e, ainda, que abordem suas mediações algorítmicas e relações com a mídia de massa, suas dimensões políticas e/ou jurídicas, sustentabilidade e meio ambiente, dentre outras discussões correntes no campo da antropologia e das ciências sociais que se dedicam ao seu estudo.

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, junho 15, 2023

Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal - reabertura de fluxo contínuo

Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal

Classificação: B1

Fluxo contínuo: A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) é uma publicação quadrimestral, que objetiva disseminar conhecimento por intermédio da publicação de artigos científicos, de pesquisadores nacionais e estrangeiros, e de instituições de ensino e pesquisa, de profissionais componentes do sistema de justiça e de estudiosos da academia. Em suas seções busca promover estudos, pesquisas, práticas e inovações que sejam relevantes para defensores públicos e para outros profissionais, no aprimoramento dos sistemas de acesso à justiça e para o público. Recebe regularmente contribuições, que se enquadram nas seções do periódico, bem como publica dossiês temáticos, com temas de relevo para a discussão acadêmica e profissional, no âmbito do sistema de Justiça, acesso à Justiça, atuação defensorial e dos órgãos judiciais, educação em direitos, acesso à Justiça e demais tópicos.

Mais Informações: 1. Serão aceitos apenas trabalhos inéditos para as seções artigos, resenhas e estudos de casos; 2. Os artigos, resenhas e estudos de caso submetidos à revista serão, inicialmente, apreciados pelo Editor-chefe, quanto ao seu conteúdo e forma (desk review), o qual poderá sugerir modificações, encaminhar para os pareceristas ou rejeitar, quando entender que o trabalho não se adequa à linha editorial da RDPDF; 3. Os artigos aceitos serão avaliados pelo sistema double blind review, garantindo-se o anonimato e a dupla análise, por dois pareceristas diferentes, os quais deverão emitir parecer, em até 15 (quinze) dias úteis, quando deverão se manifestar pela ACEITAÇÃO, pela SUGESTÃO DE CORREÇÃO ou pela REJEIÇÃO do artigo. Caso haja divergência quanto à aceitação ou rejeição dos artigos pelos pareceristas, o artigo será encaminhado para um terceiro parecerista, que deliberará de forma definitiva. 4. Caso o artigo seja rejeitado, o autor será informado pelo Editor-chefe sobre os motivos da rejeição. No caso de aceitação, o autor será comunicado e a equipe editorial providenciará a inclusão do artigo na próxima edição da RDPDF; 5. Em caso de aceitação, o autor concorda com a política de privacidade da RDPDF, a qual poderá divulgar, integral ou parcialmente, os componentes do artigo, desde que mencionando sua autoria. Os direitos autorais permanecem com os autores, bem como eventual(is) responsabilidade(s) pelos termos e dizeres nele incluídos.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, junho 14, 2023

Revista Mundo Livre - Gênero e Democracia

Mundo Livre

Classificação: B3

Dossiê temático: Gênero e Democracia

Prazo: 01/09/2023

Titulação: A Revista Mundo Livre abre chamada de artigos para o próximo dossiê temático, cujo tema é 'Gênero e Democracia', coordenado pelas pesquisadoras Flávia Mendes Ferreira (UFF) e Camila Dalvi Venturim (UFES). Nos últimos anos, houve um crescimento significativo do que tem sido chamado de neoconservadorismo. Um dos temas mais atacados por essa agenda política da nova direita diz respeito às questões de gênero e sexualidade. Considerando este cenário, a proposta deste dossiê temático é pensar o gênero a partir de uma perspectiva do atual contexto político e social. Neste sentido, é relevante trazer diferentes mulheres pesquisadoras para apresentar dados e análises envolvendo as questões de gênero, política e democracia, temáticas que compreendemos como complementares, uma vez que falar de fortalecimento da democracia significa pensar uma sociedade com menos desigualdade de gênero, mais participação política das mulheres nas instituições e nos espaços de poder.

Mais Informações: A chamada está aberta até 01 de setembro de 2023. Os trabalhos devem estar adequados às normas de publicação da Mundo Livre, além de serem submetidos pelo site da revista. A Mundo Livre é uma publicação acadêmica multidisciplinar do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes.

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, junho 13, 2023

Dados Revista de Ciências Sociais - reabertura de fluxo contínuo

Dados Revista de Ciências Sociais

Classificação: A1

Fluxo contínuo: A Dados Revista de Ciências Sociais comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: DADOS é uma das principais e mais longevas revistas nas Ciências Sociais no Brasil. Publicada desde 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Com periodicidade trimestral desde 1981, faz parte do primeiro grupo de onze revistas que em 1996 integraram o SciELO – Science Eletronic Library Online, o mais importante veículo de divulgação da ciência brasileira, constituindo-se no primeiro periódico de Ciências Humanas a fazer parte do projeto. A liderança da revista também é contrastada na atualidade, pois é uma das poucas revistas brasileiras de Ciências Sociais indexadas no Institute for Scientific Information – ISI (Thomson Co.), além de ter sido qualificada como A1 em sete áreas na última atualização do Qualis/CAPES.

Mais Informações: Em 2017 foi publicado um dossiê comemorativo dos 50 anos da revista (1966-2016), com diversas contribuições sobre a trajetória de Dados, seu perfil disciplinar e temático e seu papel na profissionalização dos periódicos científicos e na construção das ciências sociais no Brasil e na América Latina. Editada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP-UERJ (http://www.iesp.uerj.br), Dados – Revista de Ciências Sociais recebe artigos durante todo o ano em sistema de fluxo contínuo. É seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política. O título abreviado da revista é Dados, forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, junho 12, 2023

Revista Mnemosine - Mulheres nas ciências, carreiras docentes, e espaços de poder

Revista Mnemosine

Classificação: B4

Dossiê temático: Mulheres nas ciências, carreiras docentes, e espaços de poder

Prazo: 30/11/2023

Titulação: Este dossiê temático tem por objetivo, acolher trabalhos que tragam reflexões sobre as relações de gênero e práticas políticas nas instituições científicas e universidades. Serão aceitos trabalhos que contribuam para o debate sobre questões de gênero no ambiente de produção científica como instituições de pesquisa e universidades, no tocante a estudos e reflexões sobre a carreira científica e maternidade, carreiras universitárias e espaços de poder, carreiras universitárias e misoginia, assédio moral e sexual, racismo e etarismo. Nessa perspectiva, esperamos receber estudos que aprofundem e refinem os debates relativos às relações de gênero, corporeidades, história das emoções e sensibilidades, história das mulheres, feminismo negro,  feminismos plurais, e teorias feministas particularmente nesse contexto em que mulheres e homens das ciências e das instituições de produção do conhecimento no Brasil têm sido chamadas e chamados à defesa da democracia e sua reconstrução em nosso país, e ao combate à desinformação, às ideologias de extrema direita e seus impactos em termo de crescimento do autoritarismo, conservadorismo na moral e costumes, e retrocessos em direitos, causou às políticas públicas e sociais no Brasil e na América do Sul.

Mais Informações: Mnemosine é uma revista eletrônica cientifica do campo da história, que pertence ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de campina Grande publicada semestralmente. Desde a sua criação em 2010, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do campo da história, especialmente levando em consideração as temáticas Cultura, Poder e Identidade e Cultura e Cidade. Com o passar dos anos tivemos diferentes temas nos dossiês propostos para os editores da Mnemosine Revista e diferentes temporalidades com artigos resultantes de pesquisadores do campo das Ciências Humanas e Sociais especialmente da Ciência Histórica. Destacáveis dossiês compostos por artigos de pesquisadores que colaboraram com temas originais e inéditos sempre em uma perspectiva interdisciplinar. ​Seguindo a sua Linha Editorial de constituir-se em um espaço facultado a todos os campos disciplinares, especialidades, temporalidades e problemáticas históricas, tem oferecido ao público geral e especializado uma diversidade de abordagens em seus dossiês temáticos. Destarte propomos a criação da MNEMOSINE REVISTA, veículo eletrônico de periodicidade semestral, sob a forma de artigo científico, resenhas, publicação de documentos inéditos e entrevistas com historiadores enquanto produto das pesquisas desenvolvidas por alunos e professores dos Programas de Pós-Graduação no Brasil e no Exterior.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, junho 09, 2023

Revista Momento - Diálogos em Educação - reabertura de fluxo contínuo

Revista Momento - Diálogos em Educação

Classificação: A4

Fluxo contínuo: A Revista Momento - Diálogos em Educação comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, no Qualis Periódicos 2017-2020 como A4.

Mais Informações: A Revista Momento teve seu primeiro número publicado em 1983 pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Até 2007, a revista estava vinculada ao Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC) da referida instituição. Nesse período, a publicação era anual e contava apenas com a versão impressa. Com a criação do Instituto de Educação em 2008, o periódico foi reestruturado e passou a se chamar Revista Momento - Diálogo em educação. Desde então, a versão online da revista foi criada, ampliando a democratização do acesso às produções. Em 2010, a periodicidade das publicações passou a ser semestral e, a partir de então, em 2012, a revista foi incorporada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG (PPGEDu). Com o crescimento da comunidade acadêmica e, consequentemente, das demandas de publicação de artigos científicos na área de educação, a partir de 2018 passou a ser produzida em um fluxo quadrimestral. No esforço de recuperar a memória da revista, e para dar acesso às edições impressas, as edições anteriores a 2005 estão sendo digitalizadas, uma vez que, a partir desse período, os materias já estão disponíveis em formato digital.

quinta-feira, junho 08, 2023

Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial - Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial

Classificação: B1

Dossiê temático: Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Prazo: 15/07/2023

Titulação: O dossiê almeja reunir contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial. Nessa direção, a proposta abarcou discussões sobre: a) educação inclusiva e justiça social; b) direito humano-fundamental à educação de pessoas com deficiência, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação; c) direitos humanos, modelo social/biopsicossocial da deficiência e inclusão; d) inclusão em educação; e) acessibilidade e inclusão; e f) judicialização da inclusão escolar/educação especial. Os artigos, originais e inéditos, serão apresentados no formato de relato de pesquisa, ensaio teórico ou revisão da literatura. Espera-se que o dossiê possa contribuir com o avanço da produção de conhecimento na área da Educação Especial, a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas de pesquisadores brasileiros e internacionais.

Mais Informações: A Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) foi criada em 2014, sendo um periódico semestral e com publicação de artigos científicos sobre temáticas diversas em Educação Inclusiva. Tem como foco incentivar a publicação no campo de estudos em Educação, destacando a deficiência como uma característica da diversidade humana. Ainda tem como foco a escola como ideário de luta pela valorização da pluralidade dos que nela transitam e estão relacionados com os aspectos constitutivos dos processos de ensinar e aprender e da contribuição para pensar o desenvolvimento humano em áreas correlatas. Como escopo busca apresentar e divulgar estudos oriundos de pesquisas sobre políticas, culturas e práticas educacionais inclusivas, bem como tensionar temas atuais propondo uma análise crítica da Educação Especial na perspectiva inclusiva.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, junho 07, 2023

Sur Revista Internacional de Direitos Humanos - reabertura de fluxo contínuo

Sur Revista Internacional de Direitos Humanos

Classificação: A4

Fluxo contínuo: Sur Revista Internacional de Direitos Humanos comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: O objetivo da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos, publicada por conectas, é influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de defesa dos direitos humanos. A Revista Sur é uma publicação de livre acesso para um público on-line e impresso de mais de 20.000 pessoas, em mais de 100 países. Publicada pela primeira vez em 2004 com o intuito de aprofundar e fortalecer os vínculos entre acadêmicos e ativistas do Sul Global e aumentar a sua participação no debate global, a Revista Sur tem evoluído continuamente.

Mais Informações: A Revista Sur, em primeiro lugar, serve como um canal para compartilhar principalmente as perspectivas do Sul Global sobre a agenda mundial de direitos humanos. A Revista servirá como um espaço onde será debatido o papel do Sul Global na formação do discurso dos direitos humanos – incluindo suas instituições, prioridades e impacto. É dada preferência a vozes no terreno ou diretamente envolvidas com o assunto. A Revista visa apresentar contribuições que discutam o que os países do Sul Global e os defensores dos direitos humanos fizeram ou podem fazer para influenciar a prática dos direitos humanos em todo o mundo. Em segundo lugar, o Journal reconhece que seu público leitor é híbrido – é composto por ativistas, acadêmicos e formuladores de políticas e aqueles entre esses grupos – geralmente referidos como “praticantes de direitos humanos”.

 Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, junho 06, 2023

Revista Transmutare - Práticas inovadoras exitosas de ensino, pesquisa e extensão na Educação Superior

Revista Transmutare

Classificação: B2

Dossiê temático: Práticas inovadoras exitosas de ensino, pesquisa e extensão na Educação Superior

Prazo: 31/07/2023

Titulação: A partir da premissa de que a inovação dos processos educativos necessita ser pautada na transformação e na qualidade social do ensino, o presente dossiê visa propiciar o diálogo por meio do debate das produções de práticas exitosas e inovadoras na Educação Superior. Tema relevante na atualidade, visto que as instituições de ensino têm como compromisso a formação do novo perfil de estudantes que passou a receber neste novo contexto; revelando a necessidade de utilização de estratégias e metodologias diversificadas, práticas inclusivas e usos de tecnologias para o desenvolvimento do conhecimento. Neste sentido, essa coletânea visa oportunizar a reunião de trabalhos e pesquisas das mais diversas perspectivas teórico-metodológicas.  Neste dossiê serão aceitos Relatos de Experiências de práticas inovadoras na Educação Superior nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, bem como Artigos Científicos que versam sobre as abordagens teóricas e conceituais relacionadas ao contexto atual. Assim, convidamos profissionais e pesquisadores a compartilharem seus estudos submetendo seu relato de experiência ou artigo no dossiê “Práticas inovadoras exitosas de ensino, pesquisa e extensão na Educação Superior”.

Mais Informações: A revista Transmutare é uma publicação do Departamento de Educação (DEPED), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba. A revista Transmutare tem como foco e escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais constituindo-se em um espaço para socialização de pesquisas, estudos e experiências na área da educação e, ainda, visa promover o debate e a reflexão sobre temas relacionados às práticas escolares cotidianas, aos processos de ensino e aprendizagem, à formação do professor, assim como todos os assuntos que se desdobram e se relacionam ao desenvolvimento profissional docente nos diferentes níveis de ensino. Com periodicidade semestral a revista possui fluxo de submissão e publicação contínuos. As contribuições devem ser submetidas em língua portuguesa ou espanhola e, excepcionalmente, pode-se publicar artigos em língua inglesa e francesa, bem como traduções. A política da revista define que não serão aceitos textos encaminhados concomitantemente para outros periódicos ou para livros.

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, junho 05, 2023

Revista Veredas do Direito - reabertura de fluxo contínuo

Revista Veredas do Direito

Classificação: A1

Fluxo contínuo: A revista Veredas do Direito comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A revista Veredas do Direito aponta em seu subtítulo dois elementos: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Portanto, seu objeto de interesse é direcionado justamente a temáticas diretamente relacionadas às áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Direito da Dom Helder Escola Superior (DHES): (1) Direito Ambiental; e (2) Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, a revista tem como finalidade constituir instrumento de veiculação de trabalhos científicos e doutrinários dedicados a aspectos e elementos que guardem relação com tais assuntos, em especial na área do Direito. Assim, propõe-se que a linha editorial a ser seguida pela revista Veredas do Direito se subdivida em dois eixos temáticos: (I) Direito, sustentabilidade e direitos humanos; (II) Direito, planejamento e desenvolvimento sustentável. Desse modo, os trabalhos e artigos a serem publicados na revista devem enquadrar-se em pelo menos um dos eixos temáticos que compõem sua linha editorial. Eventualmente, a critério do conselho editorial, pode-se dedicar uma edição da revista a determinado eixo temático ou mesmo a uma questão específica abrangida por quaisquer dos itens sugeridos.

Mais Informações: A missão da revista é divulgar e incentivar a produção do conhecimento científico na área do Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, tendo como norte a qualidade acadêmica das pesquisas independentemente de qualquer ideologia, prestigiando a internacionalização e a máxima distribuição regional brasileira entre os autores, sempre com vistas à construção de uma sociedade mais justa, livre e igualitária que possa viver em um planeta mais saudável.

Link para a chamada: Clique aqui