Revista
Momento - Diálogos em Educação
Classificação: A4
Fluxo contínuo: A Revista Momento - Diálogos em Educação comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos
Prazo: Fluxo contínuo
Titulação: A Revista Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, no Qualis Periódicos 2017-2020 como A4.
Mais Informações: A Revista Momento teve seu primeiro número publicado em 1983 pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Até 2007, a revista estava vinculada ao Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC) da referida instituição. Nesse período, a publicação era anual e contava apenas com a versão impressa. Com a criação do Instituto de Educação em 2008, o periódico foi reestruturado e passou a se chamar Revista Momento - Diálogo em educação. Desde então, a versão online da revista foi criada, ampliando a democratização do acesso às produções. Em 2010, a periodicidade das publicações passou a ser semestral e, a partir de então, em 2012, a revista foi incorporada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG (PPGEDu). Com o crescimento da comunidade acadêmica e, consequentemente, das demandas de publicação de artigos científicos na área de educação, a partir de 2018 passou a ser produzida em um fluxo quadrimestral. No esforço de recuperar a memória da revista, e para dar acesso às edições impressas, as edições anteriores a 2005 estão sendo digitalizadas, uma vez que, a partir desse período, os materias já estão disponíveis em formato digital.