quinta-feira, junho 08, 2023

Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial - Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial

Classificação: B1

Dossiê temático: Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Prazo: 15/07/2023

Titulação: O dossiê almeja reunir contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial. Nessa direção, a proposta abarcou discussões sobre: a) educação inclusiva e justiça social; b) direito humano-fundamental à educação de pessoas com deficiência, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação; c) direitos humanos, modelo social/biopsicossocial da deficiência e inclusão; d) inclusão em educação; e) acessibilidade e inclusão; e f) judicialização da inclusão escolar/educação especial. Os artigos, originais e inéditos, serão apresentados no formato de relato de pesquisa, ensaio teórico ou revisão da literatura. Espera-se que o dossiê possa contribuir com o avanço da produção de conhecimento na área da Educação Especial, a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas de pesquisadores brasileiros e internacionais.

Mais Informações: A Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) foi criada em 2014, sendo um periódico semestral e com publicação de artigos científicos sobre temáticas diversas em Educação Inclusiva. Tem como foco incentivar a publicação no campo de estudos em Educação, destacando a deficiência como uma característica da diversidade humana. Ainda tem como foco a escola como ideário de luta pela valorização da pluralidade dos que nela transitam e estão relacionados com os aspectos constitutivos dos processos de ensinar e aprender e da contribuição para pensar o desenvolvimento humano em áreas correlatas. Como escopo busca apresentar e divulgar estudos oriundos de pesquisas sobre políticas, culturas e práticas educacionais inclusivas, bem como tensionar temas atuais propondo uma análise crítica da Educação Especial na perspectiva inclusiva.

Link para a chamada: Clique aqui