sexta-feira, março 31, 2023

Revista Brasileira de Ciências Policiais - Direito de Polícia Judiciária

Revista Brasileira de Ciências Policiais

Classificação: B1

Dossiê temático: Direito de Polícia Judiciária

Prazo: 15/06/2023

Titulação: A Revista Brasileira de Ciências Policiais (RBCP) é um periódico com finalidade acadêmica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Policiais da Coordenação Escola Superior de Polícia (CESP/ANP), disponível desde 2010, com periodicidade semestral e, a partir de 2020, três vezes por ano, nos meses de janeiro, maio e setembro, com formato híbrido (eletrônico e impresso) e circulação de 1000 cópias. Trata-se de publicação que tem por objetivo divulgar trabalhos científicos (artigos, resenhas e entrevistas) elaborados por pesquisadores nacionais e estrangeiros, quando considerados relevantes para o avanço teórico-prático das Ciências Policiais, promovendo a produção do conhecimento, a interdisciplinaridade dialética e a troca de experiências de doutrina policial em nível acadêmico. A RBCP possui Conselho Editorial composto por pesquisadores nacionais e estrangeiros. São aceitos para publicação artigos em idiomas português, inglês, espanhol, francês e italiano. O processamento de artigos bem como sua disponibilização aos autores e demais leitores é totalmente gratuita.

Mais Informações: A Revista Brasileira de Ciências Policiais, informa a seus leitores e colaboradores que continuamos a receber submissões até 15 de junho de 2023 para o edital de chamada de autores para formação de dossiê temático da edição 13, vol. 14 do periódico científico para o quadrimestre SETEMBRO-DEZEMBRO de 2023, com o tema “Direito de Polícia Judiciária”.

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, março 30, 2023

Revista Internacional CONSINTER de Direito - reabertura de fluxo contínuo

Revista Internacional CONSINTER de Direito

Classificação: A3

Fluxo contínuo: A Revista Internacional CONSINTER de Direito comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Revista Internacional CONSINTER de Direito é uma publicação que tem por objetivo constituir-se num espaço exigente para a divulgação da produção científica de qualidade, inovadora e com profundidade, características que consideramos essenciais para o bom desenvolvimento da ciência jurídica no âmbito internacional. Outra característica dos trabalhos selecionados para a Revista Internacional CONSINTER de Direito é a multiplicidade de pontos de vista e temas através dos quais o Direito é analisado. Uma revista que se pretende internacional tem o dever de abrir horizontes para temas, abordagens e enfoques os mais diversos e, através deste espaço, colaborar com um melhor diálogo acadêmico. Resultado de um trabalho criterioso de seleção, este volume que agora se apresenta destina-se a todos aqueles que pretendem pensar o Direito, ir além da sua aplicação quotidiana, mas sem deixar de lado o aspecto prático, tão característico das ciências.

Mais Informações: O CONSINTER pretende impulsionar a democratização do saber, a interação entre povos e a consolidação do desenvolvimento, pois no seu ver, a soma das contribuições procedentes de diferentes culturas jurídicas permitirá a superação dos atuais limites impostos pela geografia e a economia, ampliando em muito o conhecimento, a par de favorecer reflexões individuais comprometidas com os valores  e princípios vetores  que orientam a civilização contemporânea.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, março 29, 2023

Evento: Transformation digitale et performance des organisations: La transformation digitale et la bonne gouvernance- Agadir, Marrocos e online (07 e 08 de julho de 2023)

Evento: Transformation digitale et performance des organisations: La transformation digitale et la bonne gouvernance- Agadir, Marrocos e online (07 e 08 de julho de 2023)

Prazo: 10/04/2023

Titulação: A boa governança na era da transformação digital envia um forte sinal de um bom clima de negócios para uma infinidade de atores econômicos e sociais. Este sinal, que é o prelúdio de um ambiente propício aos negócios, consolida a confiança entre os vários parceiros económicos e incentiva as práticas nas organizações. A boa governança promove, assim, as condições adequadas para a criação de valor para todos os parceiros organizacionais. Este evento científico será uma oportunidade para trocar ideias, compartilhar experiências e coordenar pesquisas entre profissionais e acadêmicos de diferentes áreas de atuação do setor público e privado.

Mais Informações: Conscientes da importância da transformação digital tanto na boa governação como na criação de valor e desenvolvimento económico, vários países têm implementado estratégias e programas para acelerar a sua transição da economia tradicional para a economia digital. No entanto, as várias reformas lançadas nesta esteira pelos países africanos em geral e por Marrocos em particular permanecem limitadas para garantir os pré-requisitos para uma transformação digital transversal. Em Marrocos, por exemplo, persiste não só a fraca cobertura geográfica em termos de infraestrutura de Internet de alta velocidade, como também a inadequação do quadro legislativo e regulamentar que rege a utilização de aplicações dedicadas à digitalização como o teletrabalho e a educação. de players tecnológicos locais e a baixa produção de conteúdo digital. É neste quadro que este simpósio internacional multidisciplinar se insere ao oferecer um espaço de debate, discussões científicas e partilha de experiências em torno de questões relacionadas com a Transformação Digital nas suas interações com a boa governação e performance.

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, março 28, 2023

Revista da Faculdade de Direito da UFRGS - reabertura de fluxo contínuo

Revista da Faculdade de Direito da UFRGS

Classificação: A3

Fluxo contínuo: A Revista da Faculdade de Direito da UFRGS comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Atualmente com Qualis A3, a revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito PPGDir./UFRGS é a publicação virtual e impressa, livremente acessível. Seu propósito é colaborar com o aperfeiçoamento do estudo jurídico nacional e internacional, fomentando a pesquisa e a difusão, pública e gratuita, de conhecimento. Mantém-se o compromisso com a produção científica qualificada nos mais variados âmbitos do Direito e a consolidação de um espaço de publicação para autores consagrados e jovens pesquisadores, entendendo-se que a livre difusão do conhecimento científico é escopo precípuo da universidade pública.

Mais Informações: O enfoque temático desta publicação se direciona, sobretudo, às linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Compreendendo o Doutorado e o Mestrado, este Programa apresenta como peculiaridade o transpasse, em suas quatro áreas de concentração (Direito Privado, Direito Público, Teoria do Direito e Direito Internacional) de uma mesma ideia nuclear, sintetizada na expressão “Fundamentos da Experiência Jurídica”. Em torno dessa ideia se agrupam três linhas de pesquisa: Fundamentos Dogmáticos da Experiência Jurídica; Fundamentos Teórico-Filosóficos da Experiência Jurídica; e Fundamentos da Integração Jurídica.

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, março 27, 2023

Revista Brazilian Journal of International Law - História do Direito Internacional no Brasil – parte II

Revista Brazilian Journal of International Law

Classificação: A4

Dossiê temático: História do Direito Internacional no Brasil – parte II

Prazo: 31/03/2023

Titulação: A Revista de Direito Internacional tem a satisfação de convidar para submissão de textos para o número especial de “História do Direito Internacional no Brasil – parte II”, a ser publicado em 2023. Próximo à data oficial dos 200 anos da independência do Brasil, em novembro de 2019, as professoras Andréa Slemian (UNIFESP) e Cláudia Chaves (UFOP) organizaram um fórum da revista Almanack para retomar o ‘espírito propositivo de enunciação de problemas, questionamentos e perguntas’ sobre o processo de independência do Brasil do ponto de vista da história e da historiografia. é imperioso reconhecer que a história de nosso país é marcada por processos de violência, exclusão e expropriação em vários níveis, em que diversas pessoas estiveram ao largo (e seguem excluídas na contemporaneidade) da nação brasileira inventada em 1822. Nesse contexto, serão privilegiadas submissões que estejam atentas à necessidade de não repetição de estruturas de exclusão que marcam nossa sociedade e a academia jurídica brasileira, inclusive submissões propostas por mulheres, negras e negros, indígenas e demais pessoas e grupos historicamente marginalizados.

Mais Informações: Renovamos nossos interesses nos seguintes temas, que seguem para ilustrar possíveis abordagens para os artigos: (i) As/Os internacionalistas brasileiras/os do passado, suas ideias, trajetórias e atuações profissionais; (ii) As teses jurídicas relacionadas ao Brasil e seus internacionalistas, desde a colonização e a escravidão ao uti possidetis, o princípio da não intervenção e as teses desenvolvimentistas; (iii) Momentos e episódios específicos, como a colonização portuguesa, a exploração dos povos indígenas e africanos, a declaração de independência, o sistema de tratados desiguais do século XIX, os tratados de delimitação de fronteiras, a participação brasileira em guerras e em organizações internacionais; (iv) A atuação das/os internacionalistas brasileiras/os em órgãos multilaterais e tribunais de alcance global e regional, assim como em associações profissionais como a Sociedade Brasileira de Direito Internacional; (v) A articulação da história do direito internacional do Brasil em relação à posição nacional sobre a América Latina, por exemplo, o pan-americanismo, movimentos anti-imperialistas, processos de integração regional; (vi) A articulação da história do direito internacional no Brasil e a história das relações internacionais, da política externa e diplomática nacionais; (vii) Interpretações jurídicas nacionais sobre institutos e conceitos de direito internacional, como por exemplo sujeitos, fontes, solução de controvérsias, responsabilidade internacional, imunidades; (viii) Posições dos internacionalistas brasileiros sobre os processos de descolonização africano e asiático durante o século XX; (ix) Experiências e práticas de ensino do direito internacional no Brasil nos séculos XIX e XX; (x) Direitos humanos, movimentos de resistência e regimes autoritários; (xi) Relação entre o direito internacional e o direito brasileiro, considerando a jurisprudência de tribunais brasileiros e as formas pelas quais o direito internacional tem sido tratado pelas constituições nacionais. (xii) Análises teóricas sobre as possibilidades críticas do uso da história para repensar a história do direito internacional no Brasil.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, março 24, 2023

Revista Cartapacio de Derecho - reabertura de fluxo contínuo

Revista Cartapacio de Derecho

Classificação: B2

Fluxo contínuo: A Revista Jurídica Cartapacio comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista Jurídica Cartapacio é uma publicação de periodicidade semestral, que dedica a maior parte de seu conteúdo a artigos originais que são fruto de pesquisas científicas na esfera pública, buscando contribuir para o progresso da ciência jurídica. Está ao serviço da comunidade científica e da sociedade em geral, como instrumento de informação, reflexão e debate. Está aberto a todos os pesquisadores argentinos e estrangeiros. Ele também tem seções para alunos avançados e de pós-graduação. As submissões estão sujeitas a revisão por parte da comunidade científica para decidir sua publicação.

Mais Informações: Esta Revista oferece acesso gratuito a todo o seu conteúdo, imediatamente a partir do momento da sua publicação, seguindo o princípio de que a pesquisa disponível gratuitamente ao público favorece uma maior troca de conhecimento em todo o mundo. O que permite aumentar o número de leitores e citações da obra do autor. Acesso gratuito significa que qualquer usuário individual com acesso à Internet pode se conectar ao artigo a qualquer momento, lê-lo, baixá-lo, salvá-lo, imprimi-lo, usá-lo e usar os dados de seu conteúdo digital, sob as condições de licença individualizadas no parte inferior da página, que protege os direitos autorais.

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, março 23, 2023

Revista de Estudos em Educação e Diversidade - Democratização da educação pública no Brasil: dilemas históricos, desafios e perspectivas atuais

Revista de Estudos em Educação e Diversidade

Classificação: C

Dossiê temático: Democratização da educação pública no Brasil: dilemas históricos, desafios e perspectivas atuais

Prazo: 30/06/2023

Titulação: A Revista de Estudos em Educação e Diversidade (REED) abre chamada de trabalhos para compor o dossiê temático intitulado “Democratização da educação pública no Brasil: dilemas históricos, desafios e perspectivas atuais”. A proposta do presente dossiê busca reunir artigos inéditos, oriundos de investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que apresentem reflexões históricas, críticas e dialógicas sobre a luta pela democratização da educação pública no Brasil nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e no Ensino Superior. Os artigos poderão abordar questões no campo do financiamento da educação, das políticas de acesso e qualidade, da inclusão, do público versus privado, das políticas étnico-raciais, etc. Propõe-se (re)pensar criticamente os interstícios da política neoconservadora e liberal de modo a colaborar com a construção de um projeto de educação democrática para o país.

Mais Informações: A Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED é uma publicação eletrônica, de periodicidade trimestral, de responsabilidade do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos - CEPEP e do Observatório de Docência e Diversidade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Tem como objetivo divulgar estudos científico-acadêmicos sobre temáticas pertinentes ao campo da educação, assim como temas que tratam da diversidade vinculada às questões educacionais. Ainda, intenciona colaborar com o desenvolvimento científico, incentivando o intercâmbio nacional e internacional, por meio das produções dos pesquisadores do Brasil e do exterior. A revista acolherá artigos originais e inéditos, além de ensaios e resenha de livro. Os artigos podem ser enviados como demanda contínua ou para propostas de Dossiê, solicitado pela equipe editorial.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, março 22, 2023

Boletin Mexicano de Derecho Comparado - reabertura de fluxo contínuo

Boletin Mexicano de Derecho Comparado

Classificação: A1

Fluxo contínuo: O Boletin Mexicano de Derecho Comparado comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: O Boletim Mexicano de Direito Comparado surgiu em 1948, sob o nome de Boletim do Instituto de Direito Comparado, como revista periódica do Instituto. A ideia original do Boletim consistia em divulgar os resultados das pesquisas realizadas no Instituto no México e no exterior, bem como disponibilizar informações jurídicas relevantes para juristas, advogados e público em geral. Desde sua criação, tem surgido ininterruptamente a cada quatro meses.

Mais Informações: De acordo com a atual legislação de direitos autorais, o Boletim Mexicano de Direito Comparado reconhece e respeita os direitos dos autores, bem como a titularidade do direito patrimonial, que será transferido -de forma não exclusiva- para a revista para permitir sua divulgação legal em acesso aberto.

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, março 21, 2023

Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas - Estado social e desenvolvimento econômico

Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas

Classificação: A3

Dossiê temático: Estado social e desenvolvimento econômico

Prazo: 06/10/2023

Titulação: A Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas (RFDP) tem periodicidade semestral; sua finalidade é fomentar a reflexão, a crítica e a pesquisa na área do Direito. Nesse sentido, a RFDP busca propiciar um meio de apresentação e divulgação de pesquisas acadêmicas de pesquisadores nacionais e internacionais que estudam o fenômeno jurídico. Tal participação dar-se-á por meio de artigos, resenhas de livros e entrevistas. O material deve ser inédito, sendo que as temáticas abordadas estejam dentro do âmbito do campo jurídico.

Mais Informações: As produções submetidas à Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas (RFDP) deverão versar sobre temas pertinentes à área do Direito, com preferência para questões de repercussão e de interesse nacional e internacional. Os artigos poderão ser apresentados em língua portuguesa, língua inglesa ou língua espanhola e deverão conter de 10 a 20 páginas (em fonte Times New Roman, ou similiar, corpo 12, espaçamento 1,5 linhas e margens 3 cm, direita e esquerda; e 2,5 cm, superior e inferior). Para a seção resenhas, o limite é de 5 páginas. As produções passarão pelo processo de avaliação cega por pares (double blind peer review). Após, em caso de aprovação, serão feitas revisões de caráter formal ao texto para efeito de padronização da publicação. As referências bibliográficas devem seguir a norma brasileira (NBR 6023); as citações devem ser feitas no sistema numérico (em notas de rodapé), também de acordo com a norma brasileira (NBR 10520). As regras podem ser consultadas em http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=manual.

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, março 20, 2023

A Revista Eletrônica Direito & TI - reabertura de fluxo contínuo

Revista Eletrônica Direito & TI

Classificação: B1

Fluxo contínuo: A Revista Eletrônica Direito & TI comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI), publica artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos teórico-empíricos e ensaios nas áreas de Direito e Tecnologia da Informação, Inovações Tecnológicas e Direitos Fundamentais. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas. Em 2023, sob a gestão da WB Educacional, a RED&TI pretende atualizar seus números e está aberta aos envios de artigos.

Mais Informações: As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são: Privacidade, Extimidade e Proteção de Dados; Inteligência Artificial e Direito; Sociedade, Internet e Transformações da Cultura Jurídica; Delitos Informáticos (Teoria Geral e Especial); Cibercriminologia; Direito Digital/Informático.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, março 17, 2023

Revista Periódicus - Não-binariedade: uma identidade emergente no Brasil contemporâneo

Revista Periódicus

Classificação: A3

Dossiê temático: Não-binariedade: uma identidade emergente no Brasil contemporâneo

Prazo: 01/06/2023

Titulação: A questão das identidades trans não-bináries tem sido tema de crescente visibilidade e interesse no Brasil contemporâneo, mas também de ataques em campos distintos. A decisão de proibir o uso de linguagem neutra pelo estado de Rondônia, forma de tratamento de pessoas não-bináries na língua portuguesa, acabou levando a questão ao ministro do STF Edson Fachin, que decidiu suspender a interdição em novembro de 2021. Diante de um cenário de emergência de identidades não-bináries no campo cultural e político, é fundamental que façamos circular as reflexões teórico-crítica que abarquem os questionamentos e produções subjetivas inter-gênero, que provocam abalos nos modos organizacionais binários do pensamento e da nossa forma de ver o mundo. A proposta do presente dossier, sendo assim, é um chamamento para textos teóricos, traduções, entrevistas, poemas, manifestos, textos de crítica cultural, que tematizem a questão das não-binariedades enquanto transidentidades.

Mais Informações: A revista Periódicus foi criada em 2014 e é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia.  A revista é editada por Leandro Colling, Helder Thiago Maia, Matheus Araujo dos Santos, Léa Menezes de Santana, Marcelo de Troi e Euclides Neto, integrantes do NuCuS. A revisão gramatical e de normas é realizada pela Editora da Universidade Federal da Bahia.

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, março 16, 2023

Revista Brazilian Political Science Review - reabertura de fluxo contínuo

Revista Brazilian Political Science Review

Classificação: A1

Fluxo contínuo: A Revista Brazilian Political Science Review comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista Brasileira de Ciência Política (BPSR) foi lançada em 2007 com a missão de divulgar trabalhos científicos de alta qualidade sobre temas de ciência política e relações internacionais, contribuindo assim para o intercâmbio de ideias na comunidade internacional de ciência política e para a internacionalização do conhecimento científico produzido no Brasil.

Mais Informações: Publicado pela Associação Brasileira de Ciência Política, o BPSR acolhe a diversidade de temas, problemas e abordagens teóricas e metodológicas presentes nas diversas subáreas da ciência política e das relações internacionais. O seu âmbito editorial é assim disciplinar e alargado e abrange todo o leque de investigação: teórica e/ou empírica; transnacional, internacional ou em um determinado país; quantitativo e/ou qualitativo.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, março 15, 2023

Vivência: Revista de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - GÊNERO E SEXUALIDADE: erotismo, subjetividade, território e direito

Vivência: Revista de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Classificação: A2

Dossiê temático: GÊNERO E SEXUALIDADE: erotismo, subjetividade, território e direito

Prazo: 04/04/2023

Titulação: As últimas décadas têm assistido a transformações importantes no campo de gênero e sexualidade, em direção à emergência de novos sujeitos, categorias e direitos num terreno permeado por disputas e conflitos. A antropologia tem fornecido contribuição central para a compreensão desses processos, afirmando seu compromisso histórico com as populações cujos direitos e dignidade têm estado sob ataque por parte de diferentes atores sociais. O conhecimento produzido no âmbito dos estudos de gênero e sexualidade tem também iluminado, de modo geral, processos de produção de diferenças e de desigualdades, partindo da perspectiva de que gênero e sexualidade se articulam – e constituem-se mutuamente – com outras categorias tais como raça, classe social, geração, territorialidades, entre outras.

Mais Informações: O objetivo deste dossiê é reunir contribuições que, situados na intersecção entre gênero, sexualidade e outras categorias de diferença, ofereçam uma reflexão pertinente ao contexto contemporâneo, particularmente nos seguintes termos: 1) das dinâmicas relacionadas à violência nas suas diversas modalidades, contextos sociais e formas de administração; 2) dos intrincados processos de subjetivação relacionados a gênero e a sexualidade e da produção de corpos e sujeitos; 3) da constituição de territórios e dos processos envolvendo circulação, trânsitos, fluxos e fronteiras de diferentes ordens; 4) das transformações, conflitos e disputas no campo dos direitos, políticas e movimentos.

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, março 14, 2023

Revista da Faculdade de Direito da UFMG - reabertura de fluxo contínuo

Revista da Faculdade de Direito da UFMG

Classificação: A4

Fluxo contínuo: A Revista da Faculdade de Direito da UFMG comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista da Faculdade de Direito da UFMG tem como objetivo primordial veicular os artigos de colaboradores nacionais e internacionais, bem como de professores da própria Faculdade de Direito da UFMG, da maior importância e das pesquisas nela levadas a efeito. Com isto pretende não só divulgar o esforço científico elaborado, como possibilitar a sua informação a trabalhos semelhantes desenvolvidos no Brasil e no mundo.

Mais Informações: A Revista da Faculdade de Direito da UFMG tem como objetivo primordial veicular os artigos de colaboradores nacionais e internacionais bem como de professores da própria Faculdade de Direito da UFMG, da maior importância e das pesquisas nela levadas a efeito. Com isto pretende não só divulgar o esforço científico elaborado, como possibilitar a sua informação a trabalhos semelhantes desenvolvidos no Brasil e no mundo.

 

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, março 13, 2023

Revista Escritas do Tempo - Trabalho Escravo Contemporâneo: discussões acadêmicas e políticas públicas no século XXI

Revista Escritas do Tempo

Classificação: B3

Dossiê temático: Trabalho Escravo Contemporâneo: discussões acadêmicas e políticas públicas no século XXI

Prazo: 30/05/2023

Titulação: De acordo com os dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, entre 1995 e 2022, quase 60 mil pessoas foram resgatadas em diferentes regiões brasileiras do trabalho análogo à escravidão na área rural e urbana, a maioria de sexo masculino, cor preta ou parda e com baixa escolaridade. Nos trabalhos rurais, foram resgatadas pessoas envolvidas em atividades de pecuária, agricultura e carvoaria. As atividades urbanas se relacionavam a exploração sexual, produção de roupa, construção civil, telefonia, comércio, trabalho doméstico e em áreas que envolvem tecnologias mais sofisticadas. Ao mesmo tempo, têm crescido, no espaço acadêmico, estudos sobre o fenômeno da escravização de pessoas no Brasil e no exterior. Assim, visando a ampliar o debate acadêmico sobre o tema e as políticas públicas de enfrentamento ao crime no século XXI, a Revista Escritas do Tempo abre espaço para a submissão de artigos e resenhas em diferentes áreas do conhecimento.

Mais Informações: Transformar as experiências de homens e mulheres no tempo em "matéria histórica" requer inscreve-las em diferentes narrativas. Para representa-las - e domesticar o próprio tempo, por extensão -, homens e mulheres precisam contá-las e transformá-las em relatos, pois as experiências, assim como o tempo, tornam-se efetivamente humanas e sobrevivem à ação "amnésica do tempo", apenas quando narradas. É com esta missão de narrar e interpretar as experiências humanas no tempo em diferentes perspectivas de análise, através de distintas interrogações, reflexões, temas e temáticas de estudo, por diferentes ângulos teóricos e metodológicos, que a Revista Escritas do Tempo nasce com uma das primeiras ações do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Unifesspa. Este periódico constitui espaço especializado para publicação de artigos, dossiês, entrevistas e resenhas. Trata-se de uma revista online de acesso livre, imediato e gratuito, com periodicidade quadrimestral, recebendo propostas de publicação em fluxo contínuo.

Link para a chamada: Clique aqui


sexta-feira, março 10, 2023

Beijing Law Review - reabertura de fluxo contínuio

Beijing Law Review

Classificação: A1

Fluxo contínuo: A Revista Beijing Law Review comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Beijing Law Review (BLR) é uma revista arbitrada internacional dedicada aos últimos avanços na lei. O objetivo desta revista é manter um registro do estado da arte da pesquisa e promover o trabalho de pesquisa em direito e disciplinas relacionadas. Todos os manuscritos devem ser preparados em inglês e estão sujeitos a um rigoroso e justo processo de revisão por pares. Geralmente, os documentos aceitos aparecerão on-line dentro de 3 semanas, seguidos por uma cópia impressa.

Mais Informações: A revista publica artigos originais, incluindo, entre outros, os seguintes campos: Lei Administrativa; Direito Processual Administrativo; Lei civil; Direito Processual Civil; Lei criminal; Direito Processual Penal; Criminalística; Lei doméstica; Direito Econômico; Direito Ambiental; Direito Financeiro; Psicologia Forense; Lei de propriedade intelectual; Sujeitos Interdisciplinares de Direito; Interdisciplinar do Direito; Direito Econômico Internacional; Direito Internacional Privado; Lei pública internacional; Ciência da Perícia Judicial; Jurisprudência Teórica.

Link para a chamada: Clique aqui

 


quinta-feira, março 09, 2023

Revista Agenda Política - Governança, relações federativas e políticas públicas

Revista Agenda Política

Classificação: A3

Dossiê temático: Governança, relações federativas e políticas públicas

Prazo: 31/03/2023

Titulação: A presente chamada de trabalho para está ancorada no objetivo de oferecer contribuições que analisem a governança, princípio que tem sido difundido e requerido na produção de políticas públicas, especialmente na sua relação com outros conceitos caros a ela, como a própria advocacy e a accountability. Além disso, cabe destacar que priorizamos o federalismo brasileiro, o qual possui características que lhe são particulares, como as relações intergovernamentais estabelecidas entre União, Estados e Municípios, bem como nas competências exclusivas, complementares ou concorrentes que tais entes federados estabelecem para a formulação e implementação de políticas públicas.

Mais Informações: Some-se a isso que a Constituição de 1988 teve como diretriz o processo de descentralização, que conferiu aos estados e municípios um aumento do protagonismo no cenário das capacidades estatais, além de um posicionamento de destaque no processo decisório das políticas públicas. Priorizar o federalismo como pano de fundo das questões aqui apontadas foi uma opção viável frente ao nosso intuito de contextualizar a maneira disforme como este evoluiu no caso brasileiro. Ademais, cabe destacar que outra característica importante do nosso modelo federativo é a oscilação entre períodos de centralização e de descentralização, impulsionados, respectivamente pelo período militar e pela redemocratização. Essas alterações promovidas no desenho federativo brasileiro impactaram no desenho das políticas públicas implementadas ao longo dos anos, no Brasil, especialmente em um cenário pós-1988, de revalorização dos entes subnacionais como atores políticos fundamentais, tanto para a formulação como para a implementação destas políticas. Esta reestruturação das relações intergovernamentais promovidas especialmente pela Constituição de 1988, foi responsável por retirar uma parcela do protagonismo do Governo Federal e transferi-lo para estados e municípios. Entretanto, ainda prevalecem os padrões top-down de implementação das políticas públicas, o qual também necessita de maiores explanações do campo teórico. Neste sentido, compactuamos da ideia de que a revalorização dos entes subnacionais, com a maximização das inovações locais, pode auxiliar a performance dos governos municipais, que, por outro lado, estão em constantes desafios para impulsionarem os processos de governança, que auxiliam e reforçam as capacidades governamentais de todos os entes federativos.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, março 08, 2023

Revista Direito Público - Direito do Trabalho e Configurações Institucionais: normas, práticas e concepções em disputa

Revista Direito Público

Classificação: A1

Dossiê temático: Direito do Trabalho e Configurações Institucionais: normas, práticas e concepções em disputa

Prazo: 27/02/2023 a 22/06/2023

Titulação: O Dossiê tem como objetivo contribuir com as reflexões contemporâneas que articulam Direito do Trabalho e Mudança, em especial mapear os debates sobre (a) reformas e contrarreformas trabalhistas, (b) as demandas por novos horizontes nas regulações laborais em diferentes espaços normativos, (c) atuação das instituições do sistema trabalhista e sua contribuição para a efetividade e eficácia dos direitos trabalhistas, (d) bem como sobre as disputas sobre as políticas públicas para combater o trabalho precário, reduzir a informalidade e regular novas formas de trabalho e modos de trabalhar que são impulsionados pela natureza cambiante da organização produtiva no capitalismo e regulados por diferentes opções políticas. Pretende problematizar os processos de mudança produtiva, reformas institucionais, alterações legislativas, mutações constitucionais, giros hermenêuticos e jurisprudenciais tanto os que contribuem para a erosão e desgaste dos eixos estruturantes do Direito do Trabalho, reduzindo a eficácia e a efetividade de suas normas, como aqueles que, em contrapartida, objetivam reforçar os propósitos de um ramo jurídico voltado para as necessidades de proteção dos direitos dos trabalhadores, do controle do poder econômico e dos poderes empregatício e algorítmico e de afirmação dos direitos humanos de todas as pessoas que trabalham.

Mais Informações: Para tanto, a chamada envolve artigos em diversos idiomas (português, espanhol, italiano, francês e inglês) e voltados para reflexões nacionais e internacionais sobre perspectivas múltiplas, com abordagens interdisciplinares (i) de viés teórico e reflexivo que permitam revisitar o próprio Direito do Trabalho, sua configuração, especificidades, objetivos, atualidade e relevância no mundo contemporâneo;  (ii) de caráter jurídico-político que contemplem debates fundamentados em torno da necessidade de atualização de institutos jurídicos, revisão de reformas ou contrarreformas, regulação de áreas não reguladas ou (iii) de natureza prescritiva, comparativa ou centrados em problemas dogmáticos relacionados à necessária superação de precedentes e ao uso dos controles de convencionalidade a fim de compatibilizar o direito interno com as diretrizes previstas nas normas internacionais provenientes do sistema interamericano de direitos humanos e da Organização Internacional do Trabalho. A partir do pressuposto teórico de que o Direito do Trabalho objetiva o controle das técnicas, a redução das desigualdades, a diminuição das assimetrias e a integração dos trabalhadores e suas organizações coletivas e representativas nos diversos espaços de deliberação pública e privadas, o dossiê pretende estimular a disseminação de estudos que contribuam para o diálogo social e com os debates nacionais e internacionais em torno do resgate das construções e sentidos de uma regulação laboral comprometida com a democracia e com o regime de direitos.

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, março 07, 2023

Revista Brasileira de Direito Processual Penal - reabertura de fluxo contínuo

Revista Brasileira de Direito Processual Penal

Classificação: A2

Fluxo contínuo: A Revista Brasileira de Direito Processual Penal comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Vinculada ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP) e, assim, unida à sua pretensão de fomentar a produção e divulgação de conhecimento científico relacionado ao direito processual penal, a Revista Brasileira de Direito Processual Penal tem como objetivo a publicação de textos científicos sobre temas que envolvem o direito processual penal, ainda que a partir de uma perspectiva interdisciplinar, abrindo espaço para o diálogo com outras áreas do direito e os variados campos do conhecimento ligados às ciências criminais, como a psicanálise, a filosofia, a sociologia, antropologia, etc.

Mais Informações: Com o objetivo de ampliar a sua abrangência e a qualidade dos artigos científicos publicados, a equipe editorial da Revista Brasileira de Direito Processual Penal divulga edital público de chamada de autores para dossiês temáticosque serão publicados nos números do periódico em 2023.

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, março 06, 2023

The Antitrust Bulletin - reabertura de fluxo contínuo

The Antitrust Bulletin

Classificação: A1

Fluxo contínuo: The Antitrust Bulletin comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: O Boletim Antitruste publica artigos de qualidade e aprendidos pelas principais autoridades de hoje sobre tópicos atuais que exploram e estão relacionados à lei antitruste doméstica e global, política de concorrência e economia industrial para um público de profissionais, acadêmicos, formuladores de políticas e estudantes.

Mais Informações: O Boletim Antitruste publica artigos da lei antitruste e da importância da política de concorrência. Os artigos enviados devem ser confiáveis, bem fundamentados, bem escritos e conforme exigido pelo The Bluebook: A Uniform System of Citation (20ª edição). Os manuscritos devem ser enviados através de https://mc.manuscriptcentral.com/abx. Somente manuscritos de qualidade suficiente que atendam aos objetivos e escopo serão revisados. Requisitos Adicionais de Envio: Os manuscritos devem ser precedidos por um resumo de até 150 palavras e cinco ou menos palavras-chave. Todo o texto (incluindo notas de rodapé) deve ser digitado em espaço duplo em fonte tamanho 12. Gráficos, tabelas e quadros devem ser numerados consecutivamente. Arquivos de figuras originais (em vez de copiar e colar figuras em um documento do Word) devem ser enviados. A resolução da arte deve ser de pelo menos 300 dpi ou superior. As tabelas devem ser enviadas como texto editável (em vez de imagem). Para obter orientação sobre a preparação de ilustrações, imagens e gráficos em formato eletrônico, visite as Diretrizes de envio de manuscritos da SAGE.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, março 03, 2023

Revista Hórus - reabertura de fluxo contínuo

Revista Hórus  

Classificação: A1

Fluxo contínuo: A Revista Hórus comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista Hórus é um periódico multidiciplinar da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO) com o sistema de publicação de fluxo contínuo e tem por objetivo publicar artigos científicos originais e de revisão de autores de instituições nacionais ou estrangeiras de ensino ou pesquisa, nas áreas de concentração de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Jurídicas, Saúde e Engenharias.

Mais Informações: Os artigos originais serão submetidos inicialmente à apreciação dos membros do Conselho Editorial da revista, e após análise prévia, encaminhados para os pareceristas “ad hoc”, de acordo com a especificidade do tema e da especialização do membro do Conselho Consultivo. Os trabalhos serão enviados para avaliação dupla sem a identificação dos autores (double blind peer review).

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, março 02, 2023

Revista Katálysis - Pensamento social brasileiro, latino-americano e caribenho: contribuição para as ciências sociais e incidências no serviço social

Revista Katálysis

Classificação: A1

Dossiê temático: Pensamento social brasileiro, latino-americano e caribenho: contribuição para as ciências sociais e incidências no serviço social

Prazo: 01/03/2023 até 30/06/2023

Titulação: Teoria social crítica e realidade latino-americana e caribenha. As contribuições de pensadores marxistas latino-americanos e caribenhos para compreender os processos de integração das economias dependentes aos sistemas de produção imperialistas, bem como para a formulação de alternativas de desenvolvimento. A filosofia, a política, a religião e a ética na produção intelectual crítica latino-americana e caribenha. Epistemologias decoloniais, territorialidades e cultura no contexto latino-americano e caribenho. A interlocução entre serviço social (seus fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos e o seu objeto: a questão social) e o pensamento social crítico sobre a formação sócio-histórica brasileira.

Mais Informações: A Revista Katálysis é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e pelo Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, classificada como A1 pelo Qualis/Capes. A Revista Katálysis tem o objetivo de publicar produções científicas atuais e relevantes relacionadas ao serviço social, abrangendo temáticas das ciências sociais aplicadas, ciências humanas, política social, trabalho, questão social e saúde pública. Cada edição centra-se numa unidade temática, dada a sua importância no contexto social contemporâneo, mas também abre espaço para temas livres.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, março 01, 2023

Revista Educação e Pesquisa - reabertura de fluxo contínuo

Revista Educação e Pesquisa

Classificação: A1

Fluxo contínuo: A Revista Educação e Pesquisa comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Educação e Pesquisa publica somente artigos inéditos na área de Educação e não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para livros ou outros periódicos do país ou do exterior. Uma vez enviados, os trabalhos serão objeto de apreciação prévia pelos integrantes da Comissão Editorial. Em seguida, aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da revista serão devolvidos aos autores, e os demais, encaminhados para a avaliação de pareceristas designados pela Comissão.

Mais Informações: Educação e Pesquisa é uma publicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. A partir de 2018, é editada de forma contínua em volume único anual. Publicada desde 1975, a revista aceita artigos em português, espanhol e inglês. Publica artigos inéditos na área de educação, em especial resultados de pesquisa de caráter teórico ou empírico, bem como revisões da literatura de pesquisa educacional.

Link para a chamada: Clique aqui