segunda-feira, julho 31, 2023

Argumenta Journal Law - reabertura de fluxo contínuo

Argumenta Journal Law

Classificação: A4

Fluxo contínuo: A Argumenta Journal Law comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Argumenta Journal Law, de periodicidade quadrimestral (a partir de 2022) Aplicadas, e Ciências Humanas, que estejam dentro de suas linhas editoriais (jurisdição, direitos fundamentais e efetividade da justiça; função política do direito e teorias da constituição; e direitos e vulnerabilidades), com o propósito de difundir, em nível nacional e internacional, as reflexões dos pesquisadores de temas relacionados com a Justiça e a Exclusão Social. O Conselho Editorial recomenda que os trabalhos que lhe forem encaminhados sejam inéditos. Preferencialmente serão publicados artigos, resenhas de obras recentes (publicadas último ano), resumos de dissertações e teses, e entrevistas relacionadas com as linhas editoriais.

Mais Informações: Poderão ser encaminhadas submissões nas quais pelo menos um dos autores possua o título de Doutor. Todo artigo será submetido a pelo menos dois pareceristas por meio do sistema duble blind per revew. Os pareceristas não conhecerão a autoria dos artigos submetidos. Caso o texto obtenha dois pareceres favoráveis será encaminhado para o banco de artigos aprovados e publicado nas edições subseqüentes da revista. Caso haja pareceres divergentes, ou sugestões de modificação do texto, o Editor chefe decidirá e comunicará o Conselho Editorial. Os originais não serão devolvidos em nenhuma hipótese. Serão considerados na avaliação: 1 - a aderência às linhas editoriais; 2 - originalidade do texto; 3 - forma de apresentação (introdução, desenvolvimento e conclusão); 3 - contribuições para o desenvolvimento da pesquisa sobre Justiça e Exclusão; 4 - observância das normas da ABNT. O tempo máximo de avaliação dos artigos é de 3 (três) meses, devendo o autor ser comunicado do resultado da avaliação. Poderão ser recrutados avaliadores para integrar e auxiliar o Comitê técnico-científico de forma "ad hoc", entre pesquisadores da área, que desenvolvam temáticas pertinentes às linhas editoriais da revista e com títulação de doutor. Quando houver pesquisa com seres humanos ou animais é necessário encaminhar, juntamente com o texto, parecer do Comitê de Ética respectivo.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, julho 28, 2023

Revista de Informação Legislativa - Senado 200 Anos: atuação e desafios

Revista de Informação Legislativa

Classificação: A2

Dossiê temático: Senado 200 Anos: atuação e desafios

Prazo: 31/07/2023

Titulação: Como parte das comemorações do Bicentenário do Senado e dos 60 anos da Revista de Informação Legislativa (RIL), a Equipe Editorial promove esta chamada de artigos científicos com o seguinte eixo temático: Senado 200 Anos: atuação e desafios. Os autores podem proceder a quaisquer recortes no eixo temático proposto – desde que circunscritos às áreas do Direito, da Ciência Política ou das Relações Internacionais – e abordar em profundidade a trajetória do Senado em 200 anos de tensões, rupturas e continuidades. A RIL, periódico trimestral produzido ininterruptamente pelo Senado Federal desde 1964, tem o propósito de contribuir para a análise de temas em debate no Congresso Nacional, no mundo acadêmico, na sociedade brasileira. Atualmente é classificada como A2 em Direito, Ciência Política e Relações Internacionais no sistema de avaliação Qualis da Capes.

Mais Informações: Os autores poderão enviar seus artigos até 31 de julho de 2023 e devem seguir os requisitos dispostos nas Orientações Editoriais. As submissões devem ser encaminhadas para o e-mail ril@senado.leg.br com a indicação, no campo Assunto, de que o trabalho se destina à Edição Comemorativa. Cada trabalho passará pelas três etapas de avaliação adotadas pela RIL, e os artigos selecionados serão publicados no primeiro número de 2024 (jan./mar.). Com anuência dos autores, os artigos aprovados e não selecionados para a Edição Comemorativa poderão ser publicados em números posteriores.

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, julho 27, 2023

Crime Science - reabertura de fluxo contínuo

Crime Science

Classificação: A1

Fluxo contínuo: A Crime Science comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Crime Science é uma revista internacional, interdisciplinar, revisada por pares com uma orientação aplicada. O foco principal da revista são artigos de pesquisa e revisões sistemáticas que refletem a crescente cooperação entre uma variedade de campos, incluindo criminologia ambiental, economia, engenharia, geografia, saúde pública, psicologia, estatística e planejamento urbano, para melhorar a detecção, prevenção e compreensão do crime e da desordem. A Crime Science publicará artigos teóricos relevantes para o campo, por exemplo, abordagens que integram teorias de diferentes disciplinas.

Mais Informações: O objetivo da revista é ampliar a base científica para a compreensão, análise e controle do crime e da desordem. Destina-se a pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas com interesse na redução do crime. Ele também publicará contribuições curtas sobre tópicos atuais, incluindo padrões de crime, avanços tecnológicos para detecção e prevenção e técnicas analíticas, e sobre as aplicações de redução do crime de pesquisas de uma ampla gama de campos.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, julho 26, 2023

Revista de Direito Internacional - Prevenção e Resposta a Derramamentos de Petróleo: perspectivas nacional, internacional e comparativa

Revista de Direito Internacional

Classificação: A4

Dossiê temático: Prevenção e Resposta a Derramamentos de Petróleo: perspectivas nacional, internacional e comparativa

Prazo: 31/07/2023

Titulação: A Revista Brasileira de Direito Internacional abre inscrições para uma edição especial sobre “Prevenção e resposta a derramamentos de óleo: perspectivas nacionais, internacionais e comparativas” a ser publicada em dezembro de 2023. A edição será editada pelas professoras Carina Oliveira (UnB, Brasil), Nengye Liu (Singapore Management University), Teresa Fajardo (Universidad de Granada) e Daniela Diz (Heriot-Watt University). Em 2019, ocorreu um grande derramamento de óleo em áreas marítimas sob jurisdição brasileira. Em 2021, a polícia brasileira identificou que um navio grego provavelmente foi o responsável pelo vazamento quando cruzava águas internacionais a mais ou menos 700 milhas náuticas da costa brasileira. Até agora, nenhuma indenização individual e/ou coletiva foi feita para vítimas como pescadores, empresas de turismo e municípios. Esta catástrofe levantou muitas questões, incluindo uma relacionada com a prevenção e reparação de danos. Tendo como pano de fundo o derramamento de óleo no Nordeste do Brasil em 2019, esta Chamada tem como objetivo buscar soluções inovadoras para abordar questões ambientais, sociais e econômicas causadas por derramamentos acidentais de óleo causados ​​por navios sob uma perspectiva internacional, nacional e comparativa. Estudos de caso empiricamente informados, contribuições teóricas e artigos que abranjam a interdisciplinaridade são igualmente encorajados.

Mais Informações: A chamada está aberta a trabalhos que examinem uma variedade de questões legais civis, administrativas, criminais e internacionais relacionadas a derramamentos de óleo, tais como: 1) Prevenção e reparação da poluição por embarcações; 2) Gestão da segurança das operações offshore de petróleo e gás; 3) Avaliação da perda econômica causada por desastres de derramamento de óleo; 4) Compensação ecológica em caso de desastres de derramamento de óleo; 5) Ferramentas de gestão baseadas na área (incluindo Áreas Marinhas Protegidas, outras medidas eficazes de conservação baseadas na área e ordenamento do espaço marinho).

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, julho 25, 2023

Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - reabertura de fluxo contínuo

Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca

Classificação: B2

Fluxo contínuo: A Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: A Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca é uma publicação semestral destinada a divulgar artigos científicos com autoria declarada, original ou de revisão, na área de direito e afins. Os artigos são submetidos à avaliação cega pelos pares.

Mais Informações: O periódico encontra-se incluído na base de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), tendo sido atribuído o e-ISSN 1983-4225. A instituição é filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). O periódico conta com DOI Prefix 10.21207/1983.4225. E-mail: revistajuridica@direitofranca.br

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, julho 24, 2023

Revista de Direito Internacional - Tribunal Penal Internacional: 25 anos

Revista de Direito Internacional

Classificação: A4

Dossiê temático: Tribunal Penal Internacional: 25 anos

Prazo: 01/08/2024

Titulação: A Revista Brasileira de Direito Internacional abre inscrições para um número especial sobre “Tribunal Penal Internacional: 25 anos” a ser publicado em janeiro de 2024. O número será editado pelos professores Juliette Robichez (Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge, Brasil; presidente da Comissão de Direito Internacional do Instituto de Advogados da Bahia), Rafael A. Prieto Sanjuan (Pontificia Universidad Javeriana, Colômbia – Centro Latino-Americano da Universidade de Oxford), Jean-François Akandji-Kombé (Université Paris-I Panthéon Sorbonne, França). Um número especial da Revista Brasileira de Direito Internacional visa comemorar os 25 anos do Estatuto de Roma, texto fundador do Tribunal Penal Internacional (TPI), como um dos pilares do sistema jurídico internacional. Depois de mais de 20 anos de atividade, desde que o Estatuto de Roma entrou em vigor em 2002, é hora de fazer um balanço de sua atuação, sabendo que os juízes internacionais proferiram apenas cerca de dez condenações e 4 absolvições, para refletir sobre o passado, presente e futuro da justiça penal internacional. Estudos de caso empiricamente informados e mais contribuições teóricas são igualmente encorajados.

Mais Informações: A chamada de artigos está aberta a uma variedade de temas, tais como: 1) Desenvolvimento histórico e teórico da justiça penal internacional e organização do TPI; Financiamento e orçamento do TPI; 2) Aspectos materiais e processuais do Direito Penal Internacional; remédios legais; 3) Relações do TPI com Estados membros e não membros; Soberania, cooperação e princípio da complementaridade; 4) Garantias fundamentais dos direitos humanos perante a jurisdição penal internacional; 5) Interações do TPI com outros órgãos regionais e internacionais e outras jurisdições criminais e não criminais; efeitos mútuos entre o Direito Internacional Público, as relações internacionais e o Direito Penal Internacional; 6) Abordagens comparativas específicas de cada país em relação ao Direito Penal Internacional e à justiça penal internacional; políticas domésticas que afetam o Direito Penal Internacional; 7) Sujeitos e protagonistas do processo penal internacional: procurador, juiz, arguido, advogado, vítima, testemunha, registo; papel da sociedade civil e do amicus curiae; 8) Definição e tipificação de crimes internacionais; surgimento de novos crimes internacionais; 9) Mecanismos de pena, detenção e reparação; fundo de reparação às vítimas; 10) O TPI e a opinião pública internacional (ações educativas e de sensibilização, informação, bases de dados jurisprudenciais etc.); novas tecnologias e justiça penal internacional.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, julho 21, 2023

Revista Tempo do Mundo - Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

Revista Tempo do Mundo 

Classificação: B2

Dossiê temático: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

Prazo: 15/11/2023

Titulação: O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que tem como uma de suas missões avaliar as políticas públicas brasileiras, decidiu assumir formalmente o desafio de executar tal tarefa para o caso da política externa. No início de 2021, teve início o projeto de pesquisa “Monitoramento e Avaliação da política externa brasileira: uma proposta preliminar para uma rotina geral”. Como primeiro produto da investigação, será publicado no primeiro trimestre de 2023 um livro que, de forma inédita, sistematiza aspectos teóricos e metodológicos sobre esta área em interface com as especificidades da realidade brasileira. Entre outros temas, a obra conta com uma revisão da literatura das áreas de Análise de Política Externa, de Análise de Políticas Públicas e da jovem Ciência de Dados. Em seu conjunto, este livro busca apontar caminhos possíveis para que, de alguma maneira, seja realizado o monitoramento e a avaliação da política externa do Brasil. No bojo deste Projeto, o número 33 da Revista Tempo do Mundo será dedicado ao tema de avaliação de política externa. A convite do co-editor Walter Desiderá (Ipea), este número será coordenado pelos pesquisadores Osmany Porto de Oliveira (Laboppi – Unifesp), Letícia Pinheiro (NEAAPE – IESP/UERJ) e Carlos Aurélio Pimenta de Faria (PUC – Minas).​ A revista receberá artigos que versem sobre o monitoramento e avalição de política externa.

Mais Informações: O Monitoramento e a Avaliação da Política Externa (M&A/PE) são ações que, do ponto de vista teórico e metodológico, receberam até o presente momento uma quantidade muito escassa de aportes e contribuições no campo da Análise de Política Externa (APE). Embora seja forçoso reconhecer que, numa perspectiva lato sensu, muitos estudos da área levem a cabo tais tarefas, tampouco é inegável a carência de um padrão com ampla aceitação e aplicabilidade por meio do qual tais pesquisas possam ser reunidas num universo comum que atenda a necessária comparabilidade exigida pela tarefa de monitoramento e avaliação. Sintomaticamente, nota-se incipiente diálogo desta produção com o campo da Análise de Políticas Públicas (APP). Avaliar uma política pública, como é o caso da política externa, significa verificar se os objetivos propostos foram (devidamente, ou em determinado grau) alcançados. Considerando que o monitoramento, em última análise, constitui uma condição para tal tipo de escrutínio, vale ponderar, para ambos os casos, as seguintes questões fundamentais: 1. Como identificar e hierarquizar os objetivos de política externa? 2. Como mensurar os resultados obtidos? 3. Como definir os parâmetros de sucesso? 4. Como selecionar os critérios de avaliação? 5. Como delimitar o período sob escrutínio? 6. Como demarcar o prazo para que as consequências sejam consideradas finais?

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, julho 20, 2023

Revista de Letras Norte@mentos - Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas

Revista de Letras Norte@mentos

Classificação: B2

Dossiê temático: Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas

Prazo: 20/07/2023

Titulação: Esse número temático da Revista de Letras Norte@mentos se propõe a receber artigos de todas as áreas de estudo que se dedicam ao ensino e ao papel das línguas adicionais sob perspectivas bi/multi e plurilíngues. Serão acolhidos artigos que tragam resultados de pesquisas que possam compartilhar vivências e experiências de práticas pedagógicas sob perspectivas multiculturais e inclusivas em contextos de fronteiras, ensino de Libras, de línguas indígenas, ensino de línguas a comunidades quilombolas e a estudantes imigrantes ou refugiados. Os artigos poderão ser escritos em português, inglês e espanhol e deverão obedecer às normas da revista. Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo sistema às cegas e por pares. A edição tem sua publicação prevista para meados de outubro.

Mais Informações: A Revista de Letras Norte@mentos é um periódico eletrônico, com publicação semestral, com temática livre na área de Letras, podendo apresentar dossiês temáticos. Criada em 2008, por iniciativa do curso de Letras, da FACHLIN, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop-MT, a revista vincula-se ao Programa de Mestrado em Letras (PPGLetras), alinhando-se aos objetivos do programa e auxiliando na criação de mecanismos para intensificar a produção científica de docentes e mestrandos, a partir das linhas de pesquisa, projetos e grupos de pesquisa. Publicamos textos inéditos (artigos científicos, entrevistas e resenhas de obras, publicadas nos últimos três anos), das áreas dos Estudos Linguísticos e Literários, com temática livre, em português ou em outras línguas estrangeiras. Objetivamos promover o debate no meio acadêmico da universidade, como também o diálogo com diferentes IES do Brasil e do exterior, contribuindo para a descentralização da pesquisa na área de Letras. Divulgamos produções científicas, resultados de pesquisas bibliográficas, de estudos de teoria, crítica e análise literária, como também de estudos linguísticos em suas diversas perspectivas teóricas.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, julho 19, 2023

Argumentation (Dordrecht) - reabertura de fluxo contínuo

Argumentation (Dordrecht)

Classificação: A1

Fluxo contínuo: Argumentation (Dordrecht) comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Argumentation é uma revista internacional e interdisciplinar que reúne contribuições acadêmicas de uma ampla gama de formações acadêmicas e abordagens ao raciocínio, inferência natural e persuasão: comunicação, retórica clássica e moderna, linguística, análise do discurso, pragmática, psicologia, filosofia, lógica formal e informal, pensamento crítico, história e direito. Seu escopo inclui uma diversidade de interesses, desde tópicos filosóficos, teóricos e analíticos até tópicos empíricos e práticos.

Mais Informações: Para ser considerado para publicação na revista, um artigo deve atender a todos estes critérios: 1. Relatar pesquisas que estão dentro do escopo dos periódicos: concentrando-se na argumentação; 2. Faça uma pergunta de pesquisa clara e relevante; 3. Fazer uma contribuição à literatura que se conecte com o estado da arte no campo da teoria da argumentação; 4. Seja sólido em metodologia e análise; 5. Forneça evidências e argumentos apropriados para as conclusões; 6. Ser apresentado de forma clara e inteligível em inglês padrão.

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, julho 18, 2023

Revista Diversidade e Educação - Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

Revista Diversidade e Educação

Classificação: A4

Dossiê temático: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

Prazo: 30/09/2023

Titulação: O esporte, impulsionado pela visibilidade midiática dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol tem promovido a exibição de corpos e subjetividades performantes. A presença de atletas cujos gêneros e sexualidades não se enquadram nas estéticas vigentes das cis-heteronormatividades têm fissurado discursos e representações que operam no sentido de normalizar os modos pelos quais os sujeitos aderem a sua prática. Considerando a pluralidade das manifestações corporais e esportivas, este dossiê tem por objetivo dar luz às pesquisas que as tematizem exemplificando suas dimensões culturais e identitárias, as relações e hierarquias de poder que as constituem ou que podem contribuir para contestá-las.  Ao privilegiar tais estudos o dossiê procura analisar os mecanismos específicos através dos quais as práticas corporais e esportivas produzem e transformam as normas de gênero e sexualidade, assim como as formas em que atuam para construir, e/ou pôr em xeque, noções sobre os corpos, suas aparências e potencialidades. Serão benvindas pesquisas produzidas sob variados enfoques teórico-conceituais que se interseccionalizem com a área dos Estudos de Gênero cujo escopo proponha questões analíticas sobre corporalidades e práticas esportivas, para além das constatações do sexo, do gênero e da sexualidade.

Mais Informações: A Revista Diversidade e Educação é uma revista de divulgação científica semestral e publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos. A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos. Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, julho 17, 2023

Revista Desempenho - A(s) cultura(s) na educação em línguas: olhares, propostas e compromissos

Revista Desempenho

Classificação: B3

Dossiê temático: A(s) cultura(s) na educação em línguas: olhares, propostas e compromissos

Prazo: 01/08/2023

Titulação: Há décadas pesquisadores/as nacionais e além-fronteiras alertam para a falsa dicotomia língua(gem)-cultura com que às vezes se opera no ensino-aprendizagem de uma língua. Rajagopalan (2021, p. 9) chama ambos os termos de “uma dupla de gêmeos siameses – não há como pensar num sem que se invoque, ao mesmo tempo, a ideia do outro”. Esforços em fraturar essa relação constitutiva estão fadados ao fracasso. Mas o que é a cultura, afinal? Muito tem sido escrito a respeito. É “o complexo de valores, costumes, crenças e práticas que constituem o modo de vida de um grupo específico?” ou, segundo o mesmo autor dessa definição, Terry Eagleton (2011, p. 54-55), é “o conhecimento implícito do mundo pelo qual as pessoas negociam maneiras apropriadas de agir em contextos específicos?”. Serrani (2020, p. 39-40) avança em outros caminhos e o compreende como um conceito que permite a reivindicação de identidades específicas, geralmente minoritarizadas ou postas à margem no tecido social, mas também como o que faz referência às produções artísticas, científicas e de outras ordens. É tudo o que criamos e não nos foi dado? Ela está no que fazemos, pensamos e dizemos? No século passado o teórico Stuart Hall (1997, p. 16, destaque do autor) já destacava a centralidade deste conceito, porque “toda ação social é ‘cultural’”. E essa centralidade continua nos dias atuais, nos instigando e desafiando, principalmente quando pensamos e fazemos (ou tentamos fazer) acontecer o ensino-aprendizagem de línguas sem cair em exotismos ou banalizações do cultural. Ou melhor, do sociocultural, porque não há como pensar a cultura sem sua ancoragem social. Assim, esta chamada convida pesquisadoras/es que queiram contribuir com artigos que abram espaço para deslocamentos, problematizações, atualizações e propostas em torno deste fugidio conceito, pensando em contribuições teórico-práticas para o ensino-aprendizagem de línguas - em perspectivas diversas -, compromissadas com uma formação linguística para ler e estar no mundo.

Mais Informações: A Revista Desempenho é uma publicação que se destina a pesquisadores/as cujos trabalhos, inéditos, se enquadrem nas temáticas relacionadas a área de concentração do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília (UnB) e suas linhas de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas: são bem-vindos trabalhos que enfoquem os vários aspectos dos processos de ensinar, aprender e avaliar línguas em diferentes contextos educacionais, mídias e tecnologias. Língua, cultura e sociedade: são bem-vindos trabalhos que enfoquem as diferentes formas de inter-relação e interdependência entre língua, cultura e identidades nas diversas relações entre linguagem, sociedade e educação. Também abriga trabalhos sobre práticas de linguagem nas mais ampliadas e diversas esferas sociais.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, julho 14, 2023

Cadernos do Desenvolvimento - reabertura de fluxo contínuo

Cadernos do Desenvolvimento

Classificação: A3

Fluxo contínuo: Os Cadernos do Desenvolvimento comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Cadernos do Desenvolvimento é uma publicação científica quadrimestral, do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, destinada a divulgar artigos que tenham como foco o tema do desenvolvimento em suas diferentes dimensões (econômica, política, social, institucional, histórica, territorial, cultural, ambiental, jurídica, no plano das relações internacionais etc.), em sintonia com as preocupações registradas na obra e na trajetória de Celso Furtado. A revista possui fluxo contínuo para recepção dos artigos, que após a submissão são remetidos a pareceristas externos no sistema double-blinded-review.

Mais Informações: Serão aceitos artigos baseados em pesquisas acadêmicas, em reflexões teóricas ou metodológicas, e análises críticas da literatura envolvendo o debate sobre o desenvolvimento no Brasil, na América Latina e no mundo contemporâneo. O periódico só publicará artigos inéditos, que não tenham sido publicados anteriormente em periódicos acadêmicos nacionais ou estrangeiros em sua versão impressa ou digital, livros, capítulos de livros, etc. Somente serão aceitas colaborações de autores que, no mínimo, sejam mestrandos em cursos de pós-graduação no Brasil ou no estrangeiro, reconhecidos pelas autoridades competentes. Os artigos enviados a Cadernos do Desenvolvimento serão submetidos a conceituados pareceristas em suas áreas de atuação no Brasil, sendo assegurado o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação. Os artigos podem ser submetidos em português, inglês, francês e espanhol. Aqueles escritos em língua estrangeira serão, a critério da publicação, traduzidos para o português, visando ampliar o acesso ao público de língua portuguesa, com indicação de tradutor(a) sendo feita pela editoria da publicação.

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, julho 13, 2023

Revista Iniciação à Docência - Estágio supervisionado nas licenciaturas: que espaço é esse?

Revista Iniciação à Docência

Classificação: B3

Dossiê temático: Estágio supervisionado nas licenciaturas: que espaço é esse?

Prazo: 30/09/2023

Titulação: Serão selecionados artigos com reflexões teóricas, relatos de experiências ou resultados de pesquisa que discutam as especificidades, a importância, os entraves e as limitações do estágio curricular supervisionado e/ou indiquem possibilidades, apresentem inovações ou discutam o futuro desse espaço formativo em cursos de licenciatura de qualquer tipo ou modalidade.

Mais Informações: Os manuscritos devem seguir as normas de submissão da RID, conforme constam na página da revista: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions. No momento da submissão, indicar na área 'Comentários para o Editor': Artigo para o Dossiê Estágio Supervisionado. Esperamos contar com a colaboração de todos para realizarmos as avaliações dos manuscritos submetidos. Por isso, os autores poderão vir a ser chamados para atuarem também como pareceristas.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, julho 12, 2023

Revista Nueva Sociedad - reabertura de fluxo contínuo

Revista Nueva Sociedad

Classificação: A1

Fluxo contínuo: A Revista Humanidades em Perspectiva comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Nueva Sociedad é uma revista latinoamericana de ciências sociais aberta às correntes de pensamento progressista, que surgiu para o desenvolvimento da democracia política, econômica e social na região. Se publica em forma bimestral desde 1972 e atualmente tem sede em Buenos Aires (Argentina). A revista está presente nas bibliotecas de mais de 300 universidades e instituições acadêmicas em todo o mundo e é indexada pelo Hispanic American Periodicals Index (HAPI), LatIndex, CLASE, entre outros.

Mais Informações: Mais de 200.000 artigos são baixados mensalmente de seu site web, e o boletim mensal com novidades é enviado a cada mais de 20.000 assinantes. Em muitos casos, artigos publicados na revista ou no site da NUEVA SOCIEDAD são reeditados por outras mídias, sobre todo na América Latina.

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, julho 11, 2023

Beijing Law Review - Special Issue on Law Theory

Beijing Law Review

Classificação: A1

Dossiê temático: Special Issue on Law Theory

Prazo: 20/07/2023

Titulação: A Teoria do Direito se concentra no estudo teórico da propriedade da lei. Ele procura explicar a natureza do direito em sua forma mais geral e fornecer uma compreensão mais profunda do raciocínio jurídico e da analogia, sistemas jurídicos, instituições jurídicas e a aplicação adequada e o papel do direito na sociedade. O objetivo desta edição especial é fornecer uma plataforma para cientistas e acadêmicos de todo o mundo promoverem, compartilharem e discutirem várias novas questões e desenvolvimentos na área da Teoria do Direito. Nesta edição especial, pretendemos convidar pesquisadores e autores de primeira linha a submeter pesquisas originais e artigos de revisão sobre a exploração da Teoria do Direito.

Mais Informações: Nesta edição especial, pretendemos convidar pesquisadores e autores de primeira linha a submeter pesquisas originais e artigos de revisão sobre a exploração da Teoria do Direito. Os tópicos potenciais incluem, mas não estão limitados a: formalismo jurídico; interpretativismo jurídico; positivismo jurídico; realismo jurídico; ciência jurídica; Lei natural; Jurisprudência normativa; Jurisprudência sociológica; Jurisprudência terapêutica; Utilitarismo; jurisprudência da virtude.

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, julho 10, 2023

Revista Humanidades em Perspectiva - reabertura de fluxo contínuo

Revista Humanidades em Perspectiva

Classificação: A4

Fluxo contínuo: A Revista Humanidades em Perspectiva comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Este Caderno de Publicações denominado “Humanidades em Perspectivas” tem por finalidade dar visibilidade as Produções Científicas dos alunos do Centro Universitário Internacional Uninter dos cursos de Pós-Graduação e Graduação, assim como de outras unidades de ensino e profissionais especialistas. O Caderno compõe o Grupo de Pesquisa e Estudos em Trabalho, Formação e Sociabilidade do Curso de Serviço Social da Uninter e busca fortalecer o caráter interdisciplinar nas suas publicações. Para publicação serão validos os trabalhos considerados inéditos como Artigos Científicos, Resenhas de livros e Resumo expandido. Refere-se, portanto, a um público que busca informações precisas e aprofundadas sobre os temas de seu interesse. Por isso, o Caderno Humanidades em Perspectivas terá como foco materiais que tratem os conteúdos com determinada profundidade de análise e complexidade científica.

Mais Informações: A periodicidade do Caderno Humanidades em Perspectivas é quadrimestral. Política de Acesso Livre: Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Link para a chamada: Clique aqui

sexta-feira, julho 07, 2023

Revista Mnemosine - Mulheres nas ciências, carreiras docentes, e espaços de poder

Revista Mnemosine

Classificação: B4

Dossiê temático: Mulheres nas ciências, carreiras docentes, e espaços de poder

Prazo: 30/11/2023

Titulação: Este dossiê temático tem por objetivo, acolher trabalhos que tragam reflexões sobre as relações de gênero e práticas políticas nas instituições científicas e universidades. Serão aceitos trabalhos que contribuam para o debate sobre questões de gênero no ambiente de produção científica como instituições de pesquisa e universidades, no tocante a estudos e reflexões sobre a carreira científica e maternidade, carreiras universitárias e espaços de poder, carreiras universitárias e misoginia, assédio moral e sexual, racismo e etarismo.

Mais Informações: Nessa perspectiva, esperamos receber estudos que aprofundem e refinem os debates relativos às relações de gênero, corporeidades, história das emoções e sensibilidades, história das mulheres, feminismo negro,  feminismos plurais, e teorias feministas particularmente nesse contexto em que mulheres e homens das ciências e das instituições de produção do conhecimento no Brasil têm sido chamadas e chamados à defesa da democracia e sua reconstrução em nosso país, e ao combate à desinformação, às ideologias de extrema direita e seus impactos em termo de crescimento do autoritarismo, conservadorismo na moral e costumes, e retrocessos em direitos, causou às políticas públicas e sociais no Brasil e na América do Sul.

Link para a chamada: Clique aqui

quinta-feira, julho 06, 2023

Communication Today - reabertura de fluxo contínuo

Classificação: A1

Fluxo contínuo: O Cornell International Law Journal comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Communication Today é uma revista científica da área de comunicação de massa e marketing. A revista contém reflexões científicas profissionais sobre mídia, competências midiáticas; também oferece discursos acadêmicos sobre os limites da realidade, pensamento da mídia, novas mídias, marketing e relações com a mídia, novas tendências em marketing incluindo seus tipos e especificidades, psicologia e sociologia da comunicação de marketing, bem como novos conhecimentos sobre a estrutura dos conteúdos de mídia, estratégias de marketing e ciências da comunicação.

Mais Informações: Ao público profissional é oferecida uma discussão interdisciplinar, focada e direcionada nestas páginas. Communication Today é um jornal duplo-cego revisado por pares publicado duas vezes por ano. Ele se concentra em estudos teóricos, estudos teóricos e empíricos, resultados de pesquisas e sua implementação na prática, bem como revisões de publicações profissionais. Communication Today está indexado nas seguintes bases de dados: Cabell’s Directories, CEJSH, EBSCO, CEEOL, ProQuest, Ulrich’s Periodicals Directory, Index Copernicus, ERIH PLUS, SCOPUS e (ESCI) – Web of Science Core Collection.

Link para a chamada: Clique aqui

quarta-feira, julho 05, 2023

Todas as letras: Revista de Língua e Literatura - Literatura Digital

Todas as letras: Revista de Língua e Literatura

Classificação: A1

Dossiê temático: Literatura Digital

Prazo: 02/10/2023

Titulação: No bojo dos experimentalismos literários desenvolvidos desde o último quarto do século XX até hoje, merecem destaque projetos de textualidades artísticas que se valem de sistemas, interfaces e dispositivos eletrônicos em suas materialidades inscritas. Nesse universo semiótico em que a palavra escrita é atravessada por dinâmicas caras ao digital, pode-se circunscrever, a partir de relações diferenciais com outros polissistemas culturais, o campo da literatura digital, também nomeado, com diferentes nuances terminológicas e epistemológicas, como literatura eletrônica ou ciberliteratura. De caráter às vezes experimental (em criações técnico-artísticas inauditas) e às vezes massificado (em dinâmicas caras às redes sociais), tais obras são desenvolvidas em meio a uma série de mudanças estéticas, epistêmicas e sociais ocorridas nos últimos cinquenta anos, não podendo ser compreendidas fora da revolução tecnodigital que marca a era da informação e das dinâmicas de deslizamento de signos recobertas por tantos paradigmas acadêmicos descritos pelo prefixo “pós-”: pós-moderno, pós-estrutural, pós-colonial, pós-literário.

Mais Informações: Considerando o crescimento da cena literária digital na América Latina nas últimas décadas, esta chamada para o dossiê temático da revista Todas as Letras convida à submissão de artigos que versem sobre elementos do campo em questão. Diante da grande diversidade de pontos de entrada teórico-analítica na literatura digital, elencamos a seguir alguns tópicos emergentes, mas sem a pretensão de esgotar os enfoques que podem ser dados pelos artigos submetidos em resposta a esta chamada: Literatura e novas mídias; Cartografia e historiografia da literatura digital; Crítica da literatura digital; Crítica digital da literatura e influenciadores literários digitais; Literatura digital, identidades e tecnocapitalismo; Arquivamento e preservação da literatura digital; Leitura em ambientes/dispositivos digitais; Ensino da literatura digital.

Link para a chamada: Clique aqui

terça-feira, julho 04, 2023

Cornell International Law Journal - reabertura de fluxo contínuo

Cornell International Law Journal

Classificação: A1

Fluxo contínuo: O Cornell International Law Journal comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos

Prazo: Fluxo contínuo

Titulação: Fundado em 1967, o Cornell International Law Journal (ILJ) é um dos periódicos jurídicos internacionais mais antigos e proeminentes dos Estados Unidos. Quatro vezes por ano, o Journal publica estudos que refletem as mudanças radicais que estão ocorrendo no direito internacional público e privado. Cada edição apresenta artigos de juristas, profissionais e participantes da política internacional, bem como notas escritas por estudantes. Estudantes de Direito desempenham todas as funções editoriais da Revista. O Conselho Editorial seleciona artigos e notas para publicação, comunica-se com os autores, edita manuscritos quanto ao conteúdo e estilo e gerencia os assuntos financeiros e administrativos da revista.

Mais Informações: Os associados da revista são a força motriz por trás da revista e realizam muitas tarefas de pesquisa, edição e comprovação, além de escrever notas de alunos substancialmente publicáveis ​​sobre direito internacional. Os membros são selecionados com base no desempenho acadêmico e na capacidade de redação.

Link para a chamada: Clique aqui

segunda-feira, julho 03, 2023

Revista Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura

Revista Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura

Classificação: B2

Dossiê temático: Jornalismo: configurações históricas e reconfigurações contemporâneas

Prazo: 03/07/2023

Titulação: Com foco nas múltiplas vertentes da discussão sobre a natureza da notícia, a condição da informação, as especificidades do trabalho jornalístico, este dossiê se concentra sobre tal ofício em seus diversos suportes (considerando as contribuições historicamente do impresso ou dos meios eletrônicos – como a televisão e o rádio). Ao mesmo tempo, a chamada atenta para as inovações trazidas pelas mídias digitais, com foco nas ferramentas tecnológicas que tentam reconfigurar a profissão. Nisso, a discussão espera dar conta desse fenômeno em sua dimensão pregressa e também em termos de suas reconfigurações contemporâneas, em pesquisas que se debrucem sobre o conteúdo tanto de publicações de referência quanto a veículos de menor porte. Com isso, a edição pretende abordar as diferentes facetas da dimensão estética, ética e epistemológica desse objeto. A publicação espera contar também com trabalhos atentos a um debate sobre o papel social do jornalista, concentrando-se na condição de tal atividade e abordando as distintas facetas através das quais esse trabalho se solidificou e, ao mesmo tempo, se reconfigurou. Assim, o dossiê se revela atento às complexidades dos diferentes cenários, no que refere tanto ao consumo quanto à produção de conteúdo.

Mais Informações: Na expectativa de contar com textos capazes de abordar as narrativas elaboradas e de considerar as diferentes mídias e suas particularidades, esta chamada se concentra sobre o tema da significação, da semântica, da semiologia, da semiótica, das enunciações e do discurso naquilo que se refere à informação e à notícia. De modo homólogo, atenta também às narrativas, na ambição de compreender os tropos, personagens e atores utilizados nesses relatos, no interesse de abrir espaço para a reflexão também sobre os testemunhos e da confissão. Com isso, o dossiê revela atenção às representações sociais de diferentes grupos, classes, e minorias, assim como a abordagens centradas tanto na história quanto na memória. Numa discussão que pretende problematizar experiências pregressas sobre o jornalismo com os meios eletrônicos (rádio e televisão) ou o impresso, mas que também busca lidar com especificidades contemporâneas como as inovações digitais, espera-se, no que se refere ao on-line, dispor de problematizações sobre a natureza do conteúdo e das plataformas, analisando como são recentemente exploradas. Isso se concentra em suportes que vão desde dispositivos móveis até as ferramentas de realidade virtual/aumentada e de inteligência artificial. De modo homólogo, espera-se, aqui, contar com contribuições que tratem sobre a autocompreensão dos profissionais sobre seu próprio trabalho e profissão, assim como os processos para a definição da identidade desse grupo. Busca-se também tematizar os dilemas específicos ao tempo presente, na expectativa de tratar sobre a desinformação e as novas estratégias para avaliar a confiabilidade, veracidade e factualidade da informação. De modo análogo, concentra-se nos problemas relativos ao ensino da atividade.

Link para a chamada: Clique aqui