segunda-feira, julho 17, 2023

Revista Desempenho - A(s) cultura(s) na educação em línguas: olhares, propostas e compromissos

Revista Desempenho

Classificação: B3

Dossiê temático: A(s) cultura(s) na educação em línguas: olhares, propostas e compromissos

Prazo: 01/08/2023

Titulação: Há décadas pesquisadores/as nacionais e além-fronteiras alertam para a falsa dicotomia língua(gem)-cultura com que às vezes se opera no ensino-aprendizagem de uma língua. Rajagopalan (2021, p. 9) chama ambos os termos de “uma dupla de gêmeos siameses – não há como pensar num sem que se invoque, ao mesmo tempo, a ideia do outro”. Esforços em fraturar essa relação constitutiva estão fadados ao fracasso. Mas o que é a cultura, afinal? Muito tem sido escrito a respeito. É “o complexo de valores, costumes, crenças e práticas que constituem o modo de vida de um grupo específico?” ou, segundo o mesmo autor dessa definição, Terry Eagleton (2011, p. 54-55), é “o conhecimento implícito do mundo pelo qual as pessoas negociam maneiras apropriadas de agir em contextos específicos?”. Serrani (2020, p. 39-40) avança em outros caminhos e o compreende como um conceito que permite a reivindicação de identidades específicas, geralmente minoritarizadas ou postas à margem no tecido social, mas também como o que faz referência às produções artísticas, científicas e de outras ordens. É tudo o que criamos e não nos foi dado? Ela está no que fazemos, pensamos e dizemos? No século passado o teórico Stuart Hall (1997, p. 16, destaque do autor) já destacava a centralidade deste conceito, porque “toda ação social é ‘cultural’”. E essa centralidade continua nos dias atuais, nos instigando e desafiando, principalmente quando pensamos e fazemos (ou tentamos fazer) acontecer o ensino-aprendizagem de línguas sem cair em exotismos ou banalizações do cultural. Ou melhor, do sociocultural, porque não há como pensar a cultura sem sua ancoragem social. Assim, esta chamada convida pesquisadoras/es que queiram contribuir com artigos que abram espaço para deslocamentos, problematizações, atualizações e propostas em torno deste fugidio conceito, pensando em contribuições teórico-práticas para o ensino-aprendizagem de línguas - em perspectivas diversas -, compromissadas com uma formação linguística para ler e estar no mundo.

Mais Informações: A Revista Desempenho é uma publicação que se destina a pesquisadores/as cujos trabalhos, inéditos, se enquadrem nas temáticas relacionadas a área de concentração do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília (UnB) e suas linhas de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas: são bem-vindos trabalhos que enfoquem os vários aspectos dos processos de ensinar, aprender e avaliar línguas em diferentes contextos educacionais, mídias e tecnologias. Língua, cultura e sociedade: são bem-vindos trabalhos que enfoquem as diferentes formas de inter-relação e interdependência entre língua, cultura e identidades nas diversas relações entre linguagem, sociedade e educação. Também abriga trabalhos sobre práticas de linguagem nas mais ampliadas e diversas esferas sociais.

Link para a chamada: Clique aqui