quinta-feira, junho 30, 2022

Revista Retratos da Escola - A militarização das escolas públicas no Brasil

Revista Retratos da Escola

Classificação: B2

Dossiê Temático: A militarização das escolas públicas no Brasil

Prazo: Até 30/06/2022

Titulação: Espera-se que os/as autores/as possuam o título de mestre/a. São bem-vindos também os trabalhos cujos autores e autoras atuam nos diferentes sistemas de ensino da Federação, nas organizações sindicais dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e/ou que se mostrem ativos no campo das políticas educacionais. Cada texto não deve possuir mais do que quatro autores/as. 

Mais Informações:  O dossiê buscará publicar, especialmente, artigos que discutam os seguintes temas: i) as políticas de militarização; ii) os processos de militarização e o direito à educação; iii) relações entre a militarização e o trabalho docente; iv) experiências de militarização e a formação das juventudes; v) currículo e militarização; vi) racismo, diversidade, inclusão e militarização; e vii) a constitucionalidade da militarização.


Link para a chamadaClique aqui

quarta-feira, junho 29, 2022

Revista Discente Ofícios de Clio - Ditaduras e golpes do Cone Sul: diferentes fontes e perspectivas histórias

Revista Discente Ofícios de Clio

Classificação: Não Informado

Dossiê Temático: Ditaduras e golpes do Cone Sul: diferentes fontes e perspectivas histórias

Prazo: Até 06/06/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações:  O dossiê vai englobar pesquisas e estudos da História e áreas afins, com diferentes temáticas em torno das ditaduras do Cone Sul, como: memória, repressão, resistências e direitos humanos; movimentos sociais, feminismo; experiências locais e regionais, solidariedade, militância; arte, cultura e políticas culturais; imprensa, censura e propaganda; ensino de história, negacionismo, História do Tempo Presente e História Pública. Essas são algumas das abordagens pertinentes aos objetivos do dossiê, o qual propõe incorporar o debate plural e de qualidade que vem sendo realizado por diversas pesquisadoras e pesquisadores.


Link para a chamadaClique aqui

terça-feira, junho 28, 2022

Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - Territórios Quilombolas no cenário político: alternativas de enfrentamento aos racismos e aos retrocessos em políticas públicas.

Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Classificação: B3

Dossiê Temático: Territórios Quilombolas no cenário político: alternativas de enfrentamento aos racismos e aos retrocessos em políticas públicas.

Prazo: Até 30/06/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações:  Não Informado

Link para a chamadaClique aqui

segunda-feira, junho 27, 2022

Revista O Público e o Privado - Patrimônios e Turismo: a construção imaginária dos lugares

Revista O Público e o Privado

Classificação: B2

Dossiê Temático: Patrimônios e Turismo: a construção imaginária dos lugares

Prazo: Até 31/07/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações:  O turismo, entendido como fenômeno social característico do mundo contemporâneo globalizado, baseia-se na construção recorrente de significados que estimulem e justifiquem a atração de visitantes. Nesse sentido, a transformação de bens materiais e imateriais em atrativos turísticos encontra nas práticas de patrimonialização um importante vetor. Todavia, há que se pensar nas questões latentes que perpassam o poder de definir as memórias a serem salvaguardadas e os valores a serem reforçados e/ou ressignificados no presente.

Seguindo esse raciocínio, esse número temático pretende agregar pesquisadores de diferentes áreas em torno da discussão referente às relações entre os processos de construção de patrimônios e o turismo.  Esperamos, assim, contribuir para avanço das discussões acadêmicas sobre a dinâmica da valorização simbólica de bens, bem como das relações sociais envoltas nesse campo, onde interesses e valores, muitas vezes antagônicos, estão em constante disputa por significado. 

Sugestões de temáticas a serem abordadas:

Patrimônio Cultural e turismo de base comunitária: possibilidades e limites

Tombamentos urbanos e turismo: disputas e interesses locais

Monumentos, raça e turismo cultural: sobre o debate em torno das estátuas de promotores da escravidão

Patrimônio rural e turismo: a construção simbólica do rural pelo turismo

Patrimônio indígena e projetos turísticos: estudos de casos

Patrimônio Mundial (UNESCO): os turistas devem visitar locais e práticas vulneráveis?

Turismo doméstico e preservação cultural em tempos de pandemia


Link para a chamadaClique aqui

quinta-feira, junho 23, 2022

Perspectivas em Diálogo - LUTAS E RESISTÊNCIAS EM MICHEL FOUCAULT

Perspectivas em Diálogo

Classificação: Não Informado

Dossiê Temático: LUTAS E RESISTÊNCIAS EM MICHEL FOUCAULT

Prazo: Até 30/06/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações:  O dossiê temático “Lutas e Resistências em Michel Foucault” espera receber trabalhos voltados para a pauta do pensamento inusitado deste autor que nos instiga e, ao mesmo tempo, desestabiliza. Em tempos sombrios, em meio a desolação causada pela pandemia do novo Coronavírus e pelo crescente retrocesso imposto às práticas culturais, políticas, econômicas e sociais, Foucault nos convida a pensar a realidade contemporânea, a relação entre discurso, política, ética, controle e burocracia de uma perspectiva crítica e com toda a potência revolucionária presente em sua obra.

Link para a chamadaClique aqui

terça-feira, junho 21, 2022

InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais - IPDMS, 10 anos de história e desafios

InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais

Classificação: C

Dossiê Temático: “IPDMS, 10 anos de história e desafios”

Prazo: Até 10/05/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: A InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais” convida as autoras e os autores a produzir reflexões, em formato de artigo científico, que contemplem os fazeres, as aprendizagens e os desafios futuros que o IPDMS enfrentará no campo das áreas temáticas abordadas pelos GTs, dos territórios de abrangência das Seções Regionais, das ferramentas de batalha das ideias mobilizadas pelo Instituto (seminários, publicações, audiovisual, artigos, revista etc.), da necessária internacionalização das agendas e dos grupos de pesquisa, da constituição de novos projetos e equipes de pesquisa. Sempre com o objetivo de melhor incidir na conjuntura das lutas dos movimentos sociais por direitos, marcada nos últimos anos pela ascensão da extrema direita no Brasil e no mundo.

Link para a chamadaClique aqui

segunda-feira, junho 20, 2022

Revista Jurídica do Ministério Público do Estado do Tocantins - MP e Universidade: interlocuções sobre Direitos Humanos, Envelhecimento Digno e Intergeracionalidade

Revista Jurídica do Ministério Público do Estado do Tocantins

Classificação: Não Informado

Dossiê Temático: MP e Universidade: interlocuções sobre Direitos Humanos, Envelhecimento Digno e Intergeracionalidade.

Prazo: Até 01/08/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: O objetivo desta Edição Especial é dialogar sobre o percurso dos Direitos Humanos da população idosa no Brasil, buscando compreender os desafios relacionados à promoção e proteção destes direitos, que revelam um descompasso entre as políticas públicas e as desigualdades geradas por determinantes sociais: aspectos políticos, econômicos, culturais etc, que levam grande parte da população idosa a situações de vulnerabilidades.

Link para a chamadaClique aqui

sexta-feira, junho 17, 2022

Revista Humanidades & Inovação : BNCC, NOVO ENSINO MÉDIO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: (NOVOS) RUMOS E DESAFIOS NA ESCOLA.

Revista Humanidades & Inovação 

Classificação: A2

Dossiê Temático: BNCC, NOVO ENSINO MÉDIO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: (NOVOS) RUMOS E DESAFIOS NA ESCOLA.  

Prazo: Até 31/07/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: O projeto de sociedade busca desenvolver coletivamente perpassa pela escola, lugar de promoção do desenvolvimento humano e de prática social, dado que à medida que o indivíduo se desenvolve, torna-se capaz de transformar suas relações sociais. E é nesse processo de emancipação humana, de conscientização da importância do saber e do quanto podemos mudar nossa prática e nossa realidade, que nessa construção do conhecimento dialogamos sobre os saberes na escola. Nessa perspectiva, e estimulando estudos e pesquisas que despertem o esmero e o interesse pela busca e expansão do conhecimento sobre as singularidades da Educação Básica, a Seduc novamente impulsiona a pesquisa no Tocantins e valida os trabalhos realizados nesse nível de ensino.  

Submissões: Para submissão de artigo, o pesquisador precisa cumprir todos os requisitos legais disponíveis no site da Seduc ou da Revista. Deverá ainda acessar o site da Seduc para realizar o cadastro, que é obrigatório

Link para a chamadaClique aqui

quarta-feira, junho 15, 2022

Revista Direito.UNB (C) - Direito Processual e Tutela dos direitos

Revista Direito.UNB (C)

Classificação: C

Dossiê Temático: Direito Processual e Tutela dos direitos

Prazo: Até 15/06/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: A Revista Direito.UNB está com edital aberto para submissão de artigos para o dossiê temático “Direito Processual e Tutela dos direitos”. O periódico tem publicação eletrônica quadrimestral e se vincula ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito (PPGD) da Universidade de Brasília (UnB).

Link para a chamadaClique aqui

terça-feira, junho 14, 2022

Revista Periódicus - Territorialidades Dissidentes e(m) Narrativas Urbanas

Revista Periódicus

Classificação: B2

Dossiê Temático: Territorialidades Dissidentes e(m) Narrativas Urbanas

Prazo: Até 30/06/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: A proposta deste dossiê consiste em reunir pessoas pesquisadoras e interessadas em compreender as interfaces entre o espaço e expressões de gêneros e de sexualidades dissidentes, salientando a visibilidade e o ato de aparecer em público como pressuposto fundamental à (des)construção de discursos em torno do corpo, suas subjetividades e suas territorialidades no espaço urbano. É interessante reunir trabalhos que discutam territórios e urbanidades que se estabelecem pelos conflitos que derivam dos diversos modos de ser e de estar de sujeitos na cidade. Será agregado com essa chamada, investigações interdisciplinares que discutam as políticas do corpo e do cotidiano urbano, entendendo o “direito de aparecer em público” (BUTLER, 2018) enquanto premissa básica, e tantas vezes negada, do “direito à cidade” (LEFEBVRE, 1968) de sujeitos sexualmente desviantes da normatividade heterossexual e binária em termos de gênero.


Link para a chamadaClique aqui


segunda-feira, junho 13, 2022

Revista Princípios UFRN - Carl Schmitt e o pensamento político contemporâneo

Revista Princípios UFRN

Classificação: B1

Dossiê Temático: Carl Schmitt e o pensamento político contemporâneo

Prazo: Até 31/10/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: A obra de Carl Schmitt constitui, desde ao menos a segunda metade do século 20, uma referência central nos debates de filosofia política e do direito. A fama de autor maldito não impediu que, no pós-guerra, as categorias schmittianas fossem redescobertas por pensadores de diferente orientação intelectual e passassem a circular em países como a Itália, a França, os Estados Unidos e – em medida crescente – também o Brasil. A presente chamada de artigos visa aprofundar a discussão sobre a natureza, as possibilidades e os limites das interseções entre a filosofia de Schmitt e as diversas correntes do pensamento político do último século, em direção tanto à reconstrução histórica quanto à proposta teórica e analítica, com atenção especial aos usos da reflexão schmittianas sobre a crise para a crítica do presente. Serão bem-vindos artigos abordando, entre outros, os seguintes tópicos:

1)   A racionalidade instrumental em Schmitt e Weber;

2)   Direito, técnica e o conceito do “político”;

3)   Em torno do normativismo: o debate Schmitt-Kelsen;

4)   Violência e exceção: Schmitt e Benjamin;

5)   Contradições imanentes? Schmitt e a dialética (Hegel, Marx, teoria crítica);

6)   Estado e economia: Schmitt e o ordo-liberalismo;

7)   Schmitt e a matriz colonial da modernidade;

8)   “Existencialismo político”: teoria do partisan como teoria do engajamento?

9)   A decisão na história: Schmitt e Koselleck;

10)    Sobre a escatologia política: Taubes contra Schmitt;

11)    O marxismo schmittiano na Itália;

12)    A Alemanha no pós-guerra: Schmitt e Habermas;

13)    Soberania e biopolítica: Schmitt, Foucault, Agamben;

14)    Schmitt e a guerra contemporânea;

15)    Deslocamentos temporais e espaciais no pensamento da crise: estado de exceção, ruptura neoliberal e ponto de vista da periferia.

Link para a chamadaClique aqui

sexta-feira, junho 10, 2022

Revista Cocar - Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas

Revista Cocar

Classificação: A4

Dossiê Temático: Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas

Prazo: De 01/07/2022 a 30/10/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: A inclusão escolar vem para garantir os direitos e promover a aprendizagem, estimulando a autonomia e a independência das pessoas com deficiência em todas as fases da vida. E dessa forma, o tema vem ganhando força e se tem tornado alvo de grandes reflexões, debates e discussões no meio acadêmico. Dessa forma, a proposta desse dossiê é fomentar as discussões a respeito da Educação Inclusiva, visibilizar a educação como direito de todas as crianças e estudantes e evidenciar práticas pedagógicas favorecedoras do processo de inclusão escolar e diferentes modos de formação docente.

Link para a chamadaClique aqui


quinta-feira, junho 09, 2022

Revista de Políticas Públicas - ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA AMÉRICA LATINA: crise da hegemonia neoliberal, federalismo e implicações para as políticas públicas

Revista de Políticas Públicas

Classificação: A2

Dossiê Temático: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA AMÉRICA LATINA: crise da hegemonia neoliberal, federalismo e implicações para as políticas públicas

Prazo: Até 09/06/2022

Titulação: Não Informado

Link para a chamadaClique aqui

quarta-feira, junho 08, 2022

Revista Outros Tempos - ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas

Revista Outros Tempos

Classificação: B2

Dossiê Temático: ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas

Prazo: Até 30/11/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: As discussões relacionadas ao Ensino de História vêm crescendo de forma expressiva no Brasil, sob o impulso do espraiamento dos programas de pós-graduação. Observa-se também a importância estratégica dessa discussão para a qualidade do processo ensino-aprendizagem e para a própria constituição da História enquanto ciência e disciplina escolar. Assim, o objetivo do Dossiê temático “Ensino de História: metodologias, abordagens e práticas” é dar visibilidade para o crescimento de pesquisas sobre a História em sua configuração enquanto disciplina. 

Link para a chamadaClique aqui


sexta-feira, junho 03, 2022

Revista Opinião Filosófica - “1822-1922: Independência-Modernidade-Colonialismo: Autobiografia Brasileira”

Revista Opinião Filosófica

Classificação: B4

Dossiê Temático: “1822-1922: Independência-Modernidade-Colonialismo: Autobiografia Brasileira” 

Prazo: Até 15/07/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: A filosofia brasileira tem empreendido grandes feitos ao pensar de forma interdisciplinar os problemas que se apresentam em sociedade e nas ciências através da busca por explicações, reflexões e implicações dos estudos que recaem sobre o colonialismo, independência e Modernidade e suas consequências históricas no Brasil. É nesse sentido que com o nascimento de análises e pesquisas que partam para além de indagações na área da Filosofia, considerando que se coloca um imperativo fomentar de forma interdisciplinar e expandida com as demais ciências, tais como: História, a Antropologia, as Ciências Sociais, as Ciências Políticas, o Direito, a Psicologia, a Teologia e os demais campos do conhecimento científico tem-se como intuito através desse dossiê a ampliação da discussão da filosofia no Brasil e seu diálogo com suas problemáticas contemporâneas.

Link para a chamadaClique aqui

quinta-feira, junho 02, 2022

Revista Dois Pontos - Rumo a modos de vida outros/ A critique of the present: Towards other ways of living

Revista Dois Pontos

Classificação: A2

Dossiê Temático: Rumo a modos de vida outros/ A critique of the present: Towards other ways of living 

Prazo: Até 30/06/2022

Titulação: Não Informado

Mais Informações: Diagnosticar o presente é uma das tarefas da filosofia para vários pensadores. Para Michel Foucault esta é, por excelência, a tarefa da filosofia contemporânea. Trata-se de uma atividade complexa e paradoxal, já que o próprio ato do diagnóstico incita e é incitado pela modificação do presente. Aquilo que pensamos, fazemos e somos hoje é colocado em questão para que possamos pensar, fazer e ser de um modo outro. Assim, essa prática filosófica se afasta da analítica da verdade – cujo problema principal corresponde ao modo pelo qual o sujeito tem acesso à verdade – para se tornar uma experiência sobre as possibilidades de modificação do si mesmo, dos outros e do mundo. Com base nisso, convidamos pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas para contribuírem com este exercício crítico, o qual coloca o tempo presente em questão à medida que o modifica ética e politicamente.

Link para a chamadaClique aqui



quarta-feira, junho 01, 2022

Revista Espaço e Tempo Mediáticos (ETM) - “Povos Indígenas e Territorialidades”

Revista Espaço e Tempo Mediáticos (ETM)

Classificação: B4

Dossiê Temático: “Povos Indígenas e Territorialidades”

Prazo: Até 01/06/2022

Titulação: São bem vindas contribuições produzidas por pesquisadores, acadêmicos, estudiosos da temática indígena, desde que valorizem as experiências e os saberes dos diversos povos indígenas tanto no Brasil como na América Latina, que se convertem em verdadeiras ferramentas de luta, e defesa ambiental.

Mais Informações: As questões voltadas para autodemarcação, retomadas e autonomias; decolonialidade e gênero, educação indígena e temas afins são relevantes para que possamos realizar um amplo debate acerca das múltiplas realidades territoriais dos povos indígenas no Brasil e na América Latina.

Link para a chamadaClique aqui