Revista Debates
(UFRGS)
Classificação:
B1
Dossiê
temático: A
Terceira Onda de Autocratização: Formas, Modalidades, Ritmos e Estratégias
Prazo: até
31/12/2022
Titulação:
A Revista Debates, v. 17, n. 1, que será publicada
em abrl de 2023, está aceitando trabalhos para o “Dossiê A Terceira Onda de
'Autocratização': Formas, Modalidades, Ritmos e Estratégias” até o dia 31 de
dezembro de 2022.
Mais
Informações: Ao longo da última década os mais importantes
relatórios anuais sobre o “estado” da democracia no mundo (Ex: Freedom House;
International IDEA; V-Dem) têm vindo a assinalar um retrocesso democrático
global e um avanço dos regimes não democráticos (híbridos e autoritários,
consoante a classificação de regimes adotada). A evolução é compatível com uma
crise global da democracia e com a denominada “terceira onda de
autocratização”, a qual se manifesta mesmo em países até recentemente
considerados como democracias consolidadas. A “autocratização” pode ser
entendida como a mudança de regime oposta à democratização, a qual torna o
exercício do poder político mais arbitrário e repressivo, permitindo enquadrar
todos os casos de regimes que “viajam” em “direção” à autocracia (recuo
democrático, colapso da democracia e consolidação autocrática),
independentemente do seu ponto de partida e de chegada. A temática da “autocratização”
tem recebido um crescente interesse na Ciência Política ao longo dos últimos
anos, procurando-se explorar e refletir sobre as suas características,
determinantes/causas, consequências/efeitos, bem como sobre possíveis
estratégias de promoção da resiliência das democracias no mundo contemporâneo.
Diante da terceira onda de “autocratização”, o dossier temático da Revista
Debates procura recolher contributos originais e considera a seguinte questão
de pesquisa: quais são as formas, modalidades, ritmos e estratégias emergentes
nos processos de “autocratização” na América Latina e na Europa? Serão
particularmente apreciadas abordagens comparativas que associem a teoria e
estudos de natureza empírica que permitam uma maior sistematização sobre a temática.
Link para a chamada: Clique aqui