Nome da Revista: Revista Espaço
Acadêmico
Classificação: B3
Dossiê Temático: Violência no
ambiente escolar: políticas e práticas educacionais no enfrentamento ao
bullying
Prazo: 15/10/2021
Titulação: Não informada.
A violência é um dos fatores que afeta negativamente as relações e impede o desenvolvimento social em toda e qualquer sociedade. Ela é um fenômeno que acompanha a vida do ser humano e, portanto, conforme Melo (2010), também se faz presente no seio da escola sob diversas naturezas, perpassando da simbólica à psicológica. Desse modo, trata-se de uma prática que interfere diretamente nos processos de ensino-aprendizagem, impossibilitando a escola de cumprir o seu papel nos processos de socialização de saberes e de formação cidadã.
Quando essa violência ocorre de modo sistemático, repetitivo com fins de promoção da dor, da angústia e sofrimento sem motivação aparente, denomina-se de bullying. Ele não é novo, pois a violência que o caracteriza sempre existiu. O que há de novo é a perspectiva de estudo adotada no intuito de identificá-lo, preveni-lo e combatê-lo. O bullying está presente em qualquer lugar onde haja relações interpessoais, porém é na escola que ele se desenvolve de maneira perversa, no cotidiano de alunos e professores.
Por isso, na conjuntura atual, faz-se necessário discutir tal problemática, haja vista ela ser um reflexo da ausência de diálogo, de conhecimento do assunto e de políticas que se voltem para a erradicação e/ou enfrentamento à violência que acontece em ambiência escolar envolvendo os atores que circulam nesse espaço de formação, de integração e de socialização de saberes.
É mister salientar que a promoção de ações, de estudos e de pesquisas que se centram na perspectiva contrária ao bullying fortalecem a comunidade escolar para o desenvolvimento de posturas que colaboram para que crianças e adolescentes não sejam vítimas ou se insiram na dinâmica atroz da intimidação sistemática como é chamada no Brasil.
Portanto, o presente dossiê se estrutura para o recebimento de materiais que discutam a temática bullying considerando as práticas educativas e políticas que se voltem para o enfrentamento ao fenômeno cuja existência relega comportamentos agressivos de diversas naturezas e têm, no universo das escolas brasileiras, respaldo para o enfrentamento na Lei nº 13.185 de 2015. Ademais, é importante citar que a escola possui o papel de comprometer-se com o desenvolvimento do educando em todas as esferas de valores, cooperando assim para a formação integral do ser, considerando as suas multiplicidades e a visão heterogênea conforme estabelece a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no artigo 3º.
Assim, ciente de que a violência no ambiente escolar é superada quando há o conhecimento do fenômeno do bullying, o comprometimento na formação dos educandos e a proposta de uma escola transformadora, cujas práticas e valores consideram a realidade dos seus membros, isto é, da comunidade escolar e reflete-se no fenômeno da intimidação sistemática considerado a prática dos agentes educacionais, o protagonismo do educando na solução de conflitos e empondera-se das políticas para o exercício de uma escola ampla, aberta, crítica-reflexiva e assentada na dimensão do respeito, da solidariedade, da empatia e da cultura da paz, tem-se, pois, esse espaço para o recebimento de estudos e pesquisas que apresentem práticas e dinâmicas que favorecem e colaboraram para o enfrentamento ao bullying escolar.
O presente dossiê, por conseguinte, é justificado por meio da necessidade de abrir-se um espaço de reflexões que visualizem a superação do bullying que envolve crianças, adolescentes, profissionais da educação e, quando não observado e/ou tratado, relega posturas que impedem o papel da instituição escolar que é a formação plena do ser humano e sua preparação para o exercício de sua cidadania.