quinta-feira, agosto 05, 2021

Revista de Pesquisas e Estudos sobre as Américas - "Hidrelétricas nas Américas: dimensões sociopolíticas da interface saúde-ambiente" - Até 31/10/2021

Nome da Revista: Revista de Pesquisas e Estudos sobre as Américas

Classificação: B1

Dossiê Temático: Hidrelétricas nas Américas: dimensões sociopolíticas da interface saúde-ambiente

Prazo: 31/10/2021

Titulação: revista apenas publica artigos de autores e autoras com doutorado completo, no entanto, não há problemas em aceitar a submissão e publicar artigos redigidos em co-autoria entre mestre e doutores ou doutorandos e doutores. Os artigos devem ser assinados por no máximo três autores.

Link para a chamada: Clique aqui

Barragens hidrelétricas são exemplos de projetos de desenvolvimento e infraestrutura de grande escala que trazem influxo repentino de pessoas, mercadorias e capital. Embora necessárias para o desenvolvimento econômico, as barragens provocam impactos socioambientais e significativas alterações no modo de vida e na saúde da população residente na região de abrangência da obra, especialmente devido ao alagamento, formação de reservatórios e deslocamento compulsório de populações.

Em vista disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1999) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 2013) orientam que sejam avaliados previamente os possíveis impactos e riscos à saúde que possam decorrer do processo de implantação desses empreendimentos. A importância de um olhar sistêmico sobre as alterações do ambiente são reiteradas por Nielsen (2001), Waltner-Towes (2001), Minayo (2009), dentre outros, considerando a saúde ambiental como campo de convergência entre o meio ambiente e a saúde humana e animal. Da mesma forma, as pesquisas etnográficas possibiltam a compreensão dos significados da experiência vivida pelas populações afetadas, bem como os modos pelos quais elas se adaptam às novas situações.

partir de consulta às bases de dados da SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde e Lilacs, denota- se que estudos que tratam da saúde da população atingida, em regiões de implantação de grandes empreendimentos, a exemplo das usinas hidrelétricas (UHE), são pouco frequentes no Brasil e nos demais países das Américas, o que contribui para justificar a importância de estudos dessa natureza.

Considerando esse cenário, o dossiê tem como objetivo refletir sobre os impactos socioambientais e na saúde das populações atingidas em regiões de implantação de grandes empreendimentos hidrelétricos das Américas. Sugerimos a produção de artigos que versem sobre os seguintes temas, ou a eles relacionados:

Problemas ambientais e riscos à saúde em regiões de implantação de empreendimentos hidrelétricos; Abordagens teóricas e metodológicas para o estudo da categoria saúde aplicadas à Avaliação de Impacto Ambiental (AIS); Experts e redes de atores involvidos nos aspectos de saúde dos Estudos de Impacto Ambiental/Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); Saúde e participação social nos processos de preparação, instalação e operação de hidrelétricas; As relações de poder (político e econômico) no âmbito da implantação de empreendimentos hidrelétricos; As relações público-privado e o processo de responsabilização pela mitigação dos impactos pós-construção de barragens.