Revista
de Investigações Constitucionais
Classificação: A1
Fluxo contínuo: A Revista de Investigações Constitucionais comunica a reabertura do fluxo contínuo visando a publicação de artigos originais e inéditos
Prazo: Fluxo contínuo
Titulação: A Revista de Investigações Constitucionais é um periódico científico quadrimestral, promovido pelo NINC – Núcleo de Investigações Constitucionais do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Tem como objetivo principal a publicação de artigos jurídicos de excelência de pesquisadores nacionais e estrangeiros na seara constitucional, e ser lida por doutrinadores, pesquisadores e estudantes de Direito de diferentes países interessados em Direito Constitucional, por meio da publicação de artigos em inglês e outros idiomas. A linha editorial da revista segue as principais áreas de pesquisa desenvolvidas pelo núcleo, tendo como eixo central o estudo crítico do Direito Constitucional, priorizando temas diretamente relacionados à dogmática constitucional, como direitos fundamentais, cortes constitucionais, controle de constitucionalidade, relação entre os Poderes, federalismo, processo legislativo e reforma constitucional, sistemas eleitorais, Direito Constitucional comparado, entre outros.
Mais Informações: 1. A publicação dos artigos submete-se ao procedimento double blind peer review. 2. Os trabalhos são remetidos sem identificação de autoria a dois pareceristas "ad hoc" portadores de título de Doutor, todos eles exógenos à Instituição e ao Estado do Paraná. 3. Em caso de controvérsia entre os avaliadores, o artigo é submetido a um terceiro avaliador. 4. Os pareceristas são sempre Professores Doutores afiliados a renomadas instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras. 5. Os critérios utilizados no formulário de avaliação são os seguintes: a) O parecerista se encontra em condições de avaliar o artigo por não haver conflito de interesses? b) O título reflete de forma clara e suficiente o conteúdo do artigo? c) O artigo cumpre as normas metodológicas da revista? d) O artigo apresenta uma análise científica acerca do tema? e) Há coerência e lógica no desenvolvimento do tema? f) As conclusões correspondem às premissas da pesquisa? g) As referências bibliográficas são suficientes, adequadas e atualizadas? h) Os conceitos empregados ao longo do texto estão, em geral, corretos? i) O conteúdo está de acordo com os critérios de não veiculação de preconceitos e/ou difamação e calúnias que firam a integridade dos leitores e/ou indivíduos citados? j) Utilize este espaço para fazer comentários gerais ou específicos que julgar pertinentes. 6. Os possíveis resultados do processo de avaliação são os seguintes: a) Artigo sem restrições de conteúdo científico; pode ser aceito para publicação. b) Artigo com pequenas restrições; pode ser aceito mediante revisão do autor; não necessita novo parecer técnico. c) Artigo com grandes restrições de conteúdo; não deve ser aceito para publicação. 7. O processo de avaliação costuma levar de 12 a 18 meses.
Link para a chamada: Clique aqui