segunda-feira, dezembro 05, 2022

Revista Educação e Políticas em Debate - Políticas públicas luso-brasileiras de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior

Revista Educação e Políticas em Debate

 

Classificação: B3

 

Dossiê temático: Políticas públicas luso-brasileiras de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior

 

Prazo: até 15/02/2023

 

Titulação: REPOD é uma Revista Eletrônica vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Sua política editorial reconhece a legitimidade do dissenso, da polêmica e da diversidade de concepções e matrizes teóricas como algo próprio e inerente aos espaços democráticos. Destarte, a filosofia, as políticas e práticas da Revista estão ancoradas nos princípios da pluralidade, da liberdade e autonomia intelectual, priorizando os efeitos e contributos de cada produção singular para a produção coletiva das sínteses e novas antíteses.

 

Mais Informações: Sob uma perspectiva sociobiopsicológica, a acessibilidade de pessoas com deficiências, altas habilidades, talentos/superdotação, transtornos globais do desenvolvimento e/ou outras condições socialmente estigmatizantes é entendida como a materialização do que temos chamado de inclusão. À luz dos princípios da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, os Estados Partes assegurarão a tais pessoas o acesso ao ensino superior em geral, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades. Portanto, ao pensarmos neste cenário, faz-se necessário compreender que todos os fatos e ações que ele compreende ─ a entrada no ensino superior, as possibilidades curriculares e didáticas, o uso da Tecnologia Assistiva nos processos de aprendizagem, os recursos, os instrumentos e as estratégias para a avaliação da aprendizagem, o gerenciamento dos tempos e espaços, a participação autônoma e a legitimação dos Direitos Humanos destes(as) estudantes ─ estão atrelados às políticas públicas de inclusão educacional. Neste contexto, o Dossiê “Políticas públicas luso-brasileiras  de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior” reunirá manuscritos da seção “Artigos, Ensaio Teórico e Relato de Experiência”, com o objetivo de: a) Divulgar o conhecimento produzido na área, no âmbito das políticas públicas nacional e internacional; b) promover o debate acerca das políticas públicas de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior em âmbito nacional e internacional.

 

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