Revista
Educação e Políticas em Debate
Classificação:
B3
Dossiê
temático: Políticas
públicas luso-brasileiras de acessibilidade e inclusão para pessoas com
deficiência no Ensino Superior
Prazo: até
15/02/2023
Titulação:
REPOD é uma Revista Eletrônica vinculada à Linha de
Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Sua política editorial
reconhece a legitimidade do dissenso, da polêmica e da diversidade de
concepções e matrizes teóricas como algo próprio e inerente aos espaços
democráticos. Destarte, a filosofia, as políticas e práticas da Revista estão
ancoradas nos princípios da pluralidade, da liberdade e autonomia intelectual,
priorizando os efeitos e contributos de cada produção singular para a produção
coletiva das sínteses e novas antíteses.
Mais
Informações: Sob uma perspectiva sociobiopsicológica, a
acessibilidade de pessoas com deficiências, altas habilidades, talentos/superdotação,
transtornos globais do desenvolvimento e/ou outras condições socialmente
estigmatizantes é entendida como a materialização do que temos chamado de
inclusão. À luz dos princípios da Convenção Internacional dos Direitos das
Pessoas com Deficiência, os Estados Partes assegurarão a tais pessoas o acesso
ao ensino superior em geral, sem discriminação e com base na igualdade de
oportunidades. Portanto, ao pensarmos neste cenário, faz-se necessário
compreender que todos os fatos e ações que ele compreende ─ a entrada no ensino
superior, as possibilidades curriculares e didáticas, o uso da Tecnologia
Assistiva nos processos de aprendizagem, os recursos, os instrumentos e as
estratégias para a avaliação da aprendizagem, o gerenciamento dos tempos e espaços,
a participação autônoma e a legitimação dos Direitos Humanos destes(as)
estudantes ─ estão atrelados às políticas públicas de inclusão educacional.
Neste contexto, o Dossiê “Políticas públicas luso-brasileiras de acessibilidade e inclusão para pessoas com
deficiência no Ensino Superior” reunirá manuscritos da seção “Artigos, Ensaio
Teórico e Relato de Experiência”, com o objetivo de: a) Divulgar o conhecimento
produzido na área, no âmbito das políticas públicas nacional e internacional;
b) promover o debate acerca das políticas públicas de acessibilidade e inclusão
para pessoas com deficiência no Ensino Superior em âmbito nacional e
internacional.
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