segunda-feira, janeiro 31, 2022

Cadernos EBAPE.BR - "Liderança: revisitando e reformulando as grandes questões da teoria e da prática" - Até 01/08/2022

Nome da Revista: Cadernos EBAPE.BR

Classificação: C

Dossiê Temático: "Liderança: revisitando e reformulando as grandes questões da teoria e da prática"

Prazo: 01/08/2022

Titulação: não informada

Link para a chamada: clique aqui 


Texto da chamada


Embora os estudos sobre liderança remontem aos primórdios da Administração enquanto ciência social aplicada, nos últimos 30 anos e, em especial, a partir dos anos 2000, a pesquisa sobre o tema cresceu expressivamente (Carton, 2021; Day, Riggio, Tan, & Conger, 2021; Gardner et al., 2020). Em essência, liderar envolve direcionar, alinhar e mobilizar pessoas (Kotter, 2001). Liderança é especialmente importante quando grupos, organizações e sociedades precisam lidar com desafios adaptativos (Heifetz, Grashow, & Linsky, 2009). Nas últimas décadas, novos paradigmas, teorias e visões sobre o fenômeno da liderança se desenvolveram, passando de uma perspectiva que se concentra na figura do líder (seus traços, estilos e comportamentos), para um fenômeno mais dinâmico, relacional, compartilhado, que envolve diferentes mecanismos e loci de liderança (Hernandez, Eberly, Avolio, & Johnson, 2008).


No entanto, mesmo que os avanços teóricos, bem como o aumento da diversidade de teorias tenham ajudado a fortalecer o campo e ampliar sua abrangência na conexão com a prática, há diversos desafios que acompanham o crescimento dessas novas perspectivas. Além disso, apesar de todo o desenvolvimento teórico e metodológico em liderança nos últimos anos – explorando microprocessos, como percepções, emoções e cognições (Dinh & Lord, 2012); macroprocessos, como o contexto sociorrelacional (DeRue & Ashford, 2010); ou como a liderança se manifesta em sistemas complexos e em redes sociais dinâmicas (Uhl-Bien & Marion, 2009) – grande parte dos estudos giram em torno de conceituações limitadas do fenômeno (Carton, 2021).


Nesta chamada especial para artigos, esperamos contribuir para um avanço teórico e empírico no campo da liderança, tendo como ponto de partida o interesse na compreensão de como a teoria e a prática da liderança podem contribuir para um melhor entendimento dos processos e de seus vários elementos (sejam antecedentes, consequências, mecanismos ou mesmo singularidades), e de como afetam os resultados concernentes aos líderes, aos seguidores, às relações, aos grupos e, finalmente, ao contexto organizacional. Ou seja, torna-se ainda mais importante dar atenção diferenciada a tais processos e elementos dentro do fenômeno da liderança, uma vez que a vasta maioria das pesquisas (especialmente no contexto brasileiro) tem se concentrado com mais frequência em uma visão baseada em competências, estilos ou comportamentos da liderança, fundamentando-se predominantemente em métodos de pesquisa transversais (Gardner, Lowe, Moss, Mahoney, & Cogliser, 2010.


Esta chamada possui especial interesse em artigos que explorem o fenômeno da liderança com relevância direta para a prática organizacional, que considerem níveis de análise para além do líder, que envolvam fatores contingenciais, contextuais ou processuais e, finalmente, que reflitam ou extrapolem o mainstream dos estudos sobre o tema.


Os tópicos a seguir são indicativos, mas não exaustivos, de áreas temáticas que podem ser abordadas.


1) Como o “novo mundo do trabalho” – em um contexto de pós-pandemia COVID-19, recessão econômica, incerteza, formas de trabalho flexíveis, equipes virtuais, carreiras sem limites, novas carreiras e profissões – influencia a liderança? Como a pesquisa de liderança deve evoluir para acompanhar novas formas e contexto do trabalho?

2) Como teorias e abordagens epistemológicas de outras disciplinas (ex.: fenomenologia, construtivismo social, filosofia relacional, perspectivas psicanalíticas, etc.) podem contribuir para a compreensão do fenômeno da liderança?

3) Como a tecnologia e a virtualidade impactam as ações dos líderes e a liderança de forma geral? Em que medida elas podem forçar a necessidade de reconsiderar as teorias de liderança? Quais das teorias existentes de liderança funcionam melhor nos regimes presenciais versus remoto?

4) De que forma as diferentes teorias e perspectivas sobre liderança podem ser integradas e contrastadas?

5) Quais são os antecedentes e as consequências de abordagens mais recentes de liderança (ex.: lideranças coletivas, lideranças compartilhadas, lideranças inclusivas, lideranças humildes)?

6) Como o contexto cultural nacional molda o conteúdo e a estrutura da liderança? Como expatriados desenvolvem suas práticas de liderança em outras culturas?

7) Quais as implicações das questões de raça, gênero e identidade no exercício da liderança?

8) Como contextos específicos organizacionais (administração pública, organizações sem fins lucrativos, organizações militares, educação) moldam o fenômeno da liderança?

9) Como a análise de redes sociais pode ampliar o domínio da pesquisa em liderança?

10) Quais são os potenciais “lados sombrios” da liderança?

11) Quais os principais desafios da liderança? O que os líderes têm a dizer sobre isso?

12) Quais os antecedentes e implicações do processo de desenvolvimento da liderança em ambientes organizacionais?

13) Qual o papel e a importância da liderança diante dos desafios éticos e de justiça social que se apresentam na atualidade?

14) Como o uso de medidas psicométricas objetivas (e.g., medidas psicofisiológicas, medidas objetivas de desempenho etc.) podem contribuir para a compreensão do fenômeno da liderança?

15) Quais as limitações de teorias e estudos sobre liderança existentes e quais os passos necessários para que essas teorias e estudos tenham maior relevância e aplicabilidade?


Para além dos tópicos elencados, contribuições originais que desenvolvam ou testem a teoria e/ou o pensamento teórico sobre abordagens mais clássicas em liderança são bem vindas. Artigos que desafiam o status quo e que oferecem novas abordagens para velhas formas de pensar ou que propõem formas inovadoras de pensar a liderança são especialmente encorajados. Particularmente relevantes são estudos que desafiem abordagens bem estabelecidas no campo (p. ex., teorias clássicas, teorias cotingenciais).


Gostaríamos de enfatizar que, para além dos tópicos especificados, são bem vindos artigos teóricos, metodológicos e empíricos que empreguem métodos quantitativos ou qualitativos rigorosos, com coleta e análise de dados apropriadas. Para os estudos quantitativos, especial atenção deve ser dada aos problemas de viés de método comum, utilizando-se medidas para mitigá-los (Podsakoff, MacKenzie, Lee, & Podsakoff, 2003)


Os editores desta edição especial são Juliana Mansur (FGV EBAPE), Gustavo Tavares (INSPER), Urszula Lagowska (NEOMA Business School) e Liliane Furtado (COPPEAD UFRJ). Perguntas sobre tópicos de interesse ou esclarecimentos podem ser direcionados para juliana.mansur@fgv.br.


O prazo para a submissão de manuscritos é 01 de agosto de 2022. Publicar a edição especial em 2023.


REFERÊNCIAS


Carton, A. M. (2022, janeiro). The Science of Leadership: A Theoretical Model and Research Agenda. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 9. Recuperado de https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-012420-091227



Day, D. V., Riggio, R. E., Tan, S. J., & Conger, J. A. (2021, outubro). Advancing the science of 21st-century leadership development: Theory, research, and practice. The Leadership Quarterly, 31(5), 101557.



DeRue, D. S., & Ashford, S. J. (2010). Who will lead and who will follow? A social process of leadership identity construction in organizations. Academy of Management Review, 35(4), 627-647.



Dinh, J. E., & Lord, R. G. (2012). Implications of dispositional and process views of traits for individual difference research in leadership. The Leadership Quarterly, 23(4), 651-669.



Gardner, W. L., Lowe, K. B., Meuser, J. D., Noghani, F., Gullifor, D. P., & Cogliser, C. C. (2020). The leadership trilogy: A review of the third decade of the leadership quarterly. The Leadership Quarterly, 31(1), 101379.



Gardner, W. L., Lowe, K. B., Moss, T. W., Mahoney, K. T., & Cogliser, C. C. (2010, dezembro). Scholarly leadership of the study of leadership: A review of The Leadership Quarterly’s second decade, 2000-2009. The Leadership Quarterly, 21(6), 922-958.



Heifetz, R., Grashow, A., & Linsky, M. (2009). The practice of adaptive leadership: Tools and tactics for changing your organization and the world. Boston, MA: Harvard Business Publishing.



Hernandez, M., Eberly, M. B., Avolio, B. J., & Johnson, M. D. (2011). The loci and mechanisms of leadership: Exploring a more comprehensive view of leadership theory. The Leadership Quarterly, 22(6), 1165-1185.



Kotter, J. P. (2001). What leaders really do. Harvard Business Review, 79(11). Recuperado de https://hbr.org/2001/12/what-leaders-really-do


Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. B., Lee, J. Y., & Podsakoff, N. P. (2003). Common method biases in behavioral research: a critical review of the literature and recommended remedies. Journal of applied psychology, 88(5), 879-903.



Uhl-Bien, M., & Marion, R. (2009). Complexity leadership in bureaucratic forms of organizing: A meso model. The Leadership Quarterly, 20(4), 631-650.


O Cadernos EBAPE.BR é um periódico online na área de Administração publicado no Rio de Janeiro, Brasil, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) e é um periódico de acesso aberto.


Serão aceitas submissões em português, inglês e espanhol. Todos os trabalhos aprovados serão publicados no idioma original (português, inglês ou espanhol) e traduzidos (português ou inglês) sob responsabilidade dos autores. O Cadernos EBAPE.BR é classificado pelo sistema CAPES Qualis como A2.


 INTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO


O(s) autor(es) deve(m) seguir as orientações para envio de artigos ao Cadernos EBAPE.BR em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/normas


Os artigos devem ser submetidos através do link: https://mc04.manuscriptcentral.com/cebape-scielo


Você deve se registrar como autor, a menos que o tenha feito anteriormente.


Nota: por favor, indique no campo “Author's Cover Letter” que o seu artigo é para o número especial: “Liderança: revisitando e reformulando as grandes questões da teoria e da prática”.