Nome da Revista: LIINC
Classificação: B1
Dossiê Temático: Desafios das
Ciências Sociais no Antropoceno
Prazo: 28/02/2022
Titulação: A autoria principal de
artigos originais e resenhas submetidos à Revista deve ser de doutores.
Excepcionalmente, submissões de mestres como primeiros autores serão avaliadas,
preferencialmente em coautoria com doutor(es). Para as demais modalidades de
textos submetidos (entrevistas, relatos, opiniões) aceitam-se outras
titulações.
Esse número da LIINC aborda a temática do Antropoceno pela ótica da produção, circulação e apropriação da informação e do conhecimento em sua relação com os processos de transformação social.
O Antropoceno é a época em que as ações humanas são capazes de desestabilizar o sistema Terra, provocando o aquecimento global, o aumento do nível dos oceanos, a perda da biodiversidade, a escassez hídrica, entre outras catástrofes. A noção de antropoceno franqueia de forma inquestionável a entrada das ciências sociais e humanas no território das ciências naturais. Essas descrevem hoje um componente da “ecologia-mundo” (Moore), objeto irredutivelmente híbrido do qual as sociedades são parte. A noção de antropoceno questiona a herança filosófica do ocidente e os mitos fundadores da modernidade que nos levaram a essa situação de perigo global iminente. As categorias usadas para pensar a relação entre sociedade e natureza, e a própria separação entre as duas, parecem ser parte do problema. Por isso está em curso uma revalorização de formas alternativas de pensar e agir que foram desprezadas, redescobrindo, debaixo do universalismo abstrato, a grande diversidade das formas de saber, ser e estar no mundo.
As profundas transformações (econômicas, sociais, culturais políticas, tecnológicas etc.) exigidas pela situação antropocênica geram uma aceleração e diversificação da produção de conhecimentos e uma intensificação dos fluxos de informação. Sua circulação, apropriação e formas de uso condicionam os processos de transformação social em curso.
Assim, tomando como referência essa dupla ancoragem temática, o Antropoceno e a dinâmica informacional, a Revista LIINC abre uma chamada para artigos dotados de uma visão interdisciplinar sobre os seguintes tópicos:
Negacionismo científico, negacionismo climático, produção de ignorância, desinformação
Paradigma científico e cultura Justiça social e ambiental
Democracia e Movimentos ecológicos, alternativas civilizacionais
Diversidade, Povos Indígenas, etnocídio Insurgências decoloniais
Ecofeminismo
América Latina e a geopolítica do poder-saber
Horizontes Amazônicos
Políticas ambientais
Ecoinovações
Consumo ecopolítico