Nome da Revista: Inter Ação
Classificação: B3
Dossiê Temático: O direito à
Educação do Campo: trajetórias de lutas, resistências e desafios
Prazo: 31/01/2022
Titulação: Não informada.
Inter-Ação é o periódico quadrimestral da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-graduação em Educação – FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a Educação, abrangendo, principalmente, as seguintes temáticas (correlatas às cinco linhas de pesquisa do PPGE): Cultura e processos educacionais; Estado, políticas e história da educação; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Educação, trabalho e movimentos sociais; e Fundamentos dos processos educativos.
Para o dossiê V. 47, Nº 3, set/dez., 2022, a Comissão Editorial elegeu o seguinte tema: O direito à Educação do Campo: trajetórias de lutas, resistências e desafios. Convidamos para nos enviarem até o dia 31/01/2022, trabalhos relacionados ao tema proposto:
Ementa: Refletir sobre as experiências de Educação do Campo no Brasil, assim como em outros nos países da América Latina e Caribe. No Brasil essa experiência já alcançou duas décadas de luta, materializando-se em um relevante conjunto de Políticas Públicas, conquistadas a partir do protagonismo dos movimentos camponeses. Tais políticas incluíram o desenvolvimento da Educação nas áreas de Reforma Agrária (PRONERA); formação inicial e continuada de professores (LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO; SABERES DA TERRA e ESCOLA DA TERRA); a elaboração de livros didáticos específicos (PNLD CAMPO); a formação da Juventude Rural (RESIDÊNCIA AGRÁRIA e RESIDÊNCIA AGRÁRIA JOVEM), entre outras. Porém, com o golpe e a ascensão da extrema direita ao poder, os fundos públicos destinados à execução de tais políticas foram quase totalmente extintos, assim como o foram também as instâncias de deliberação colegiada das mesmas, nas quais havia uma forte participação da sociedade civil. Agravando ainda mais o quadro de execução de tais políticas, sobrevieram os desafios impostos pela Pandemia da COVID 19, que teve grande impacto na garantia do direito à educação do campesinato. A partir deste complexo contexto, o presente Dossiê objetiva produzir um balanço sobre a situação atual das lutas pelo direito à Educação do Campo, através de análises sobre a execução de diferentes políticas públicas que a materializaram, dando ênfase aos desafios que pairam sobre sua continuidade neste momento histórico de graves ameaças à educação pública e a existência dos sujeitos camponeses, que enfrentam um desmedido aumento da violência por parte do agronegócio sobre suas terras; territórios e identidades.
Coordenadores: Profª. Drª. Mônica Castagna Molina (UNB), Profª. Drª. Maria de Fátima Almeida Martins (UFMG) e Prof. Dr. Salomão Antônio Mufarrej Hage (UFPA).