quinta-feira, novembro 25, 2021

Inter Ação - "Conferência Nacional Popular de Educação e a democratização das políticas educacionais: sujeitos, processos e proposições" - Até 31/01/2022

Nome da Revista: Inter Ação

Classificação: B3

Dossiê Temático: Conferência Nacional Popular de Educação e a democratização das políticas educacionais: sujeitos, processos e proposições

Prazo: 31/01/2022

Titulação: Não informada.

Link para a chamada: Clique aqui

Inter-Ação é o periódico quadrimestral da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-graduação em Educação – FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a Educação, abrangendo, principalmente, as seguintes temáticas (correlatas às cinco linhas de pesquisa do PPGE): Cultura e processos educacionais; Estado, políticas e história da educação; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Educação, trabalho e movimentos sociais; e Fundamentos dos processos educativos.

Atualmente, esta revista se encontra avaliada pela CAPES como A3 e indexada nas seguintes bases de dados: Edubase, Iresie, BBE-CIBEC/INEP/MEC, IBICT/SEER, DOAJ, Latindex, CLASE, Ulrich’s Periodicals Directory, EZB (Electronic Journals Directory), Educ@.


Para o dossiê V. 47, Nº 2, maio/ago., 2022, a Comissão Editorial elegeu o seguinte tema: Conferência Nacional Popular de Educação e a democratização das políticas educacionais: sujeitos, processos e proposições. Convidamos para nos enviarem até o dia 31/01/2022, trabalhos relacionados ao tema proposto:

Ementa: O referido dossiê tem por proposta situar o cenário atual de retrocessos nas políticas educacionais no país, balizados por políticas neoliberais e neoconservadoras, e, sobretudo, analisar os movimentos de resistência desenvolvidos pelo Fórum Nacional de Educação Popular (FNPE). Nesta ótica, busca analisar, especialmente, o papel dos sujeitos coletivos que compõem o FNE, bem como,  os processos de organização, incluindo sistematização, estrutura, dinâmicas político-pedagógicas  e a construção coletiva de proposições, visando a democratização das políticas educacionais, tendo por eixo a efetiva materialidade da Conferência Nacional de Educação Popular (CONAPE 2022) em suas etapas municipais, estaduais, distrital e nacional.

Coordenadores: Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (UFG) e Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira (PUC-GO).