Nome da Revista: Revista Memórias
em Rede
Classificação: B5
Dossiê Temático: Marca de lugar e
consumo do Patrimônio: Olhares transdisciplinares
Prazo: 31/10/2021
Titulação: Serão aceitos textos
em que autores e coautores possuam título de mestre e preferencialmente de
doutor.
Originalmente tratado como ferramentas de caracterização, as marcas de lugar serviram para atrair turistas destacando elementos compartilhados ou imaginários de destinos. Diante desse papel de identificação, nas últimas décadas isso resultou em instrumentos publicitários. Artifícios comerciais que, ausentes da identidade, acabam definindo o destino porque devem se adaptar ao que a publicidade anuncia. Assim, independentemente de sua escala (de objeto a território) e natureza (material ou imaterial), o patrimônio perde seu patrimônio (patrimônio cultural compartilhado) para se tornar enclaves sem identidade ou ligados às identidades líquidas do turismo globalizado, onde os cidadãos - e suas culturas particulares - vivem em crescente estranheza.
Diante desse fenômeno de desnaturação, chave para o desenvolvimento de patrimônios, convidamos você a refletir sobre sua origem e consequências a partir de olhares que tentam entendê-lo em toda a complexidade social, espacial e econômica que tem. Mais especificamente, são solicitados três tipos de contribuições: (1) análise crítica do papel das "marcas de lugar" na compreensão, configuração e gestão dos enclaves patrimoniais: quais impactos socioespaciais geram em diferentes escalas e contextos, quais transformações implicam para a história e identidades locais, como os cidadãos vivem o museu e a mercantilização do patrimônio...; (2) estudos sobre participação cidadã em processos de conhecimento e valorização, reabilitação e gestão do patrimônio cultural; (3) apresentação de estratégias e/ou projetos para re-marcar os espaços patrimoniais de uma perspectiva inclusiva.