Nome da Revista: REMHU - Revista Interdisciplinar de Mobilidade Humana
Classificação: B2
Dossiê Temático: “(I)mobilidade Humana diante de muros e fronteiras”
Prazo: 10/01/2022
Titulação: titulação mínima de mestre para dossiês
Link para a chamada: clique aqui
Texto da chamada
O número 64 da Revista, de abril de 2022, incluirá um dossiê sobre o tema: “(I)mobilidade Humana diante de muros e fronteiras”. Data limite para entrega dos artigos, 10 de janeiro de 2022.
No fim do século passado, após a queda do muro de Berlim, acreditava-se no fim da época dos muros. Ao que tudo indica, foi apenas uma ilusão. Hoje há cerca de 70 barreiras físicas no planeta, além de 7 em construção.
Num período marcado pelas desregulamentações neoliberais, difundiu-se um “duplo regime de circulação”: enquanto as mercadorias circulam com sempre maior facilidade, há cada vez mais entraves para a mobilidade de seres humanos. Trata-se de entraves materiais, como muros, cercas e valas, e entraves imateriais, como legislações restritivas (o recente “passaporte sanitário”), xenofobia, discriminações e até perseguições.
Esta “obsessão” por muros afeta muitas pessoas migrantes e refugiadas, cuja trajetória é frequentemente marcada por uma sequência de mobilidades e imobilidades, violações e atos de resistência, numa constante busca de novas estratégias para enfrentar as numerosas barreiras encontradas no caminho.
Cabe ressaltar que há uma distinção entre “muros” e “fronteiras” (Velasco, 2019): enquanto os primeiros são intransponíveis e visam impedir o encontro com o outro, as fronteiras marcam a identidade e podem ser abertas ou porosas, lugares de contato e de encontro. Mesmo com menos notoriedade, na atualidade há também casos de contato fronteiriço e intercâmbios entre populações locais e migrantes.
Objetivo do dossiê é aprofundar o crescimento de barreiras materiais e imateriais, seus impactos e as respostas das pessoas migrantes e refugiadas. Além disso, visa analisar casos de encontro fronteiriço e intercâmbio solidário, onde a lógica da separação dos muros é substituída pela lógica do encontro.
O artigo pode ser escrito em português, italiano, espanhol ou inglês e será avaliado por dois referees. As normas de publicação e submissão estão disponíveis em Submissões | Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (csem.org.br)
Os artigos devem ser enviados à Revista REMHU pelo site de submissão eletrônica de manuscritos: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (csem.org.br)