segunda-feira, agosto 02, 2021

REMHU - Revista Interdisciplinar de Mobilidade Humana - “Migrações no Oriente Médio” - Até 10/08/2021

Nome da Revista: REMHU - Revista Interdisciplinar de Mobilidade Humana

Classificação: B2

Dossiê Temático: “Migrações no Oriente Médio”

Prazo: 10/08/2021

Titulação: titulação mínima de mestre para dossiês

Link para a chamada: clique aqui 


Texto da chamada


O número 63 da Revista, de dezembro de 2021, incluirá um dossiê sobre o tema: "Migrações no Oriente Médio” (data limite para entrega dos artigos, 10 de agosto de 2021).


Luciano Zaccara e Maria do Carmo dos Santos Gonçalves (guest editors).


O objetivo do dossiê é analisar as principais características da migração e dos deslocamentos forçados no Oriente Médio em termos intra-regionais e extra-regionais. Incluímos na definição de Oriente Médio Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Catar, Síria, Turquia e Iêmen.


No início da terceira década do século XXI, a região se apresenta como uma das mais desafiadoras em termos de mobilidade humana, não apenas pelo grande número de refugiados (principalmente sírios, palestinos e iemenitas), mas também pela crescente presença de migrantes econômicos e irregulares, bem como por políticas migratórias que, não raramente, priorizam abordagens securitárias no sentido estrito e não a promoção dos direitos humanos. Deve-se lembrar que a maioria dos países da região não assinou a Convenção sobre Refugiados de 1951 e os Protocolos de 1967. Os muitos conflitos de guerra, étnicos e religiosos na região tornam o contexto ainda mais desafiador.


Nessa perspectiva, orientar uma reflexão sobre a mobilidade humana na região do Oriente Médio tem como objetivo prestar atenção à defesa e promoção dos direitos humanos de migrantes e refugiados; aprofundar fatores estruturais e intermediários (economia, meio ambiente, instituições, políticas migratórias, conflitos militares e religiosos, redes) enquanto fatores que interferem na formulação das trajetórias migratórias das pessoas envolvidas; enfatizar o papel da ação solidária por parte de organizações internacionais e da sociedade civil organizada, bem como a agência de migrantes e refugiados.


Alguns tópicos que podem ser aprofundados nos artigos, embora não exclusivos, são os seguintes:

- conflitos militares e religiosos e migração forçada

- acolhida e proteção de pessoas refugiadas

- trabalhadores migrantes indocumentados

- trabalhadores domésticos e seus direitos

- políticas migratórias

- direitos humanos e ação de organizações internacionais e sociedade civil organizada

- desafios ambientais e migração

- questões religiosas, migração forçada e deslocamento

- diáspora latino-americana no Oriente Médio

- o papel das ONGs

- o papel das agências internacionais.


O artigo pode ser escrito em português, italiano, espanhol ou inglês e será avaliado por dois referees. As normas de publicação e submissão estão disponíveis em Submissões | Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (csem.org.br)


Os artigos devem ser enviados à Revista REMHU pelo site de submissão eletrônica de manuscritos: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (csem.org.br)


****