Nome da Revista: Revista Tempus
Actas em Saúde Coletiva
Classificação: B3
Dossiê Temático: 30 anos comemorativos
do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde-PACS
Prazo: 30/04/2021 a 30/07/2021
Titulação: Não informada.
A Revista Tempus Actas em Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829) informa que está aberta a chamada pública para submissão de artigos científicos para o número temático “30 anos comemorativos do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde-PACS”, a ser lançado em novembro de 2021. Esse número temático representa uma homenagem da Revista a todos os Agentes Comunitários de Saúde em reconhecimento a sua contribuição no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do Brasil. Em agosto de 1991, na cidade de Brasília, foi realizado o lançamento do PACS. Naquele momento, a Paraíba assumiu a corresponsabilidade em ser o estado “piloto” para os processos de implantação do referido Programa. O anúncio da criação do PACS contou com a presença das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, em especial da região Nordeste, técnicos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA)/Ministério da Saúde, e assessores técnicos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), professores, pesquisadores do campo da saúde coletiva, sobretudo dos movimentos populares em saúde.
Chegar aos 30 anos do PACS frente a pandemia da COVID-19, tem um sentido singular. O sentido de valorizar a ciência, saúde e a vida, num momento de múltiplas epidemias socioeconômica e política. Os ACS, em seus diversos e plurais territórios de atuação, seguem contribuindo a partir de sua força organizativa na tarefa fundamental de apontar saídas à organização social, capaz de produzir mudanças em defesa dos grupos mais vulneráveis, reafirmando os valores da educação popular em saúde, da consciência sanitária e de uma ciência cidadã construída de forma participativa, com os indivíduos, famílias e comunidades a eles vinculados.
Desde a sua criação, o PACS enfrenta as agonias das desigualdades socio-sanitárias e a corresponsabilidade de erguer territórios saudáveis nos lugares mais adversos do país, rumo a implantação/implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no início da década de 90, reafirmando os valores, princípios e bases estruturantes da Atenção Básica à Saúde (ABS)/Atenção Primaria à Saúde (APS).
A contribuição dos ACS nos processos de consolidação do SUS e seus resultados positivos é fruto também, da municipalização em saúde, pelas experiências exitosas das iniciativas de “Cidades e Territórios Saudáveis”, pelo conhecimento técnico-científico de centenas de profissionais oriundos do movimento da reforma sanitária brasileira, de entidades de profissionais de saúde e dos históricos movimentos das Comunidades Eclesiais de Base (CEB) e Movimento Popular pela Saúde (MOPS).
Em tempos de pandemia e em nenhum outro tempo, não podemos perder a esperança no trabalho dos ACS, na força da ABS/APS, no gigantismo do SUS, sobretudo na coragem de lutar pela saúde e vida que a população imprime a cada dia. O PACS é fruto dessas lutas e símbolo de suas vitórias. Por isso, em seus 30 anos, há motivos demais para celebrarmos.
O formato dos artigos deve seguir a instrução para autores, disponível na página da revista: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/index.
Os artigos submetidos passarão pelo procedimento de revisão por pares.
O quê: divulgação de chamada de artigos científicos recentes e originais.
Submissões: 30 de abril a 30 de julho de 2021
Lançamento: novembro de 2021
Editoras Convidadas
Maria Fátima de Sousa (DSC/FS/UnB)
Elmira Simeão (FCI/UnB)
Ana Valéria M. Mendonça (DSC/FS/UnB)
Rackynelly Soares (IFPB)