Nome da Revista: Revista Espaço
Acadêmico
Classificação: B3
Dossiê Temático: Estudos da
branquitude.
Prazo: 10/07/2021
Titulação: Não informada.
É característico dos escritos e pesquisas de intelectuais negros e negras a crítica ao que chamamos de branquitude. Essa teve lugar ao longo do século XX no Brasil, nas Américas e Caribe. Porém, é possível dizer que, efetivamente, desde o início da década de 1990 têm-se visto proliferar um conjunto de trabalhos que versam sobre o lugar do branco na sociedade. Trata-se de produção que toma força no bojo dos estudos e debates públicos sobre as relações raciais. Dos anos 1990 para cá, os “Estudos Críticos da Branquitude” têm se ampliado por diversas áreas como Educação, Comunicação, Artes e Designer, Literatura, Arquitetura e Urbanismo, demonstrando vigor e robustez, alimentado também por práxis que ultrapassam as fronteiras da academia.
O que se coloca em pauta no debate crítico da branquitude é o reconhecimento de padrões destrutivos do racismo estrutural, a denúncia de uma fobia que alimenta a projeção do branco sobre o negro, bem como a rasura de pactos narcísicos. Trata-se de não silenciar o debate sobre o branco, senão abordar a herança branca da escravidão e o lugar da branquitude como depositária de um sistema histórico que inviabiliza a ascensão de negros na sociedade, ao passo que sustenta privilégios para brancos.
Respaldando-nos em uma das características fundamentais dos estudos críticos da branquitude, qual seja, a quebra da narrativa hegemônico-colonial-branco-patriarcal, a presente chamada objetiva construir uma discussão atualizada sobre o tema dos estudos críticos da branquitude. Logo, convidamos pesquisadoras/es a enviar à Revista Espaço Acadêmico (REA), trabalhos que resultem de pesquisas teóricas e/ou empíricas, frutos de metodologias interdisciplinares, tendo como foco distintas temáticas tais como, “Branqueamento e branquitude no Brasil”; “Branquitude e privilégio”; “Privilégio branco nas Ciências”; “Estudos da Branquitude e Universidade”; “Branquitude e identidade nacional”; “Branquitude e Educomunicação”; “Movimento Sindical e Branquitude”; “Estudos da Branquitude e Mídia/Comunicação”; “Branquitude e Feminismo”; “Branquitude e lugar de fala”; “Branquitude e necropolítica”; “Branquitude e branqueamento”.
Sítio eletrônico da revista: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico Textos devem ser submetidos à Revista até 10 de julho de 2021.