terça-feira, março 02, 2021

Dois Pontos - "Uma outra filosofia alemã depois de Kant: a revolta contra o idealismo" - Até 31/05/2021

Nome da Revista: Dois Pontos

Classificação: B1

Dossiê Temático: Uma outra filosofia alemã depois de Kant: a revolta contra o idealismo

Prazo: 31/05/2021

Titulação: Não informada.

Link para a chamada: Clique aqui
A situação da filosofia alemã no Brasil é formada por um cânone doutrinal: Kant, Fichte, Schelling, Hegel. E a história da filosofia na Alemanha no século dezenove é apresentada como uma idealização desta história, assumindo tons épicos e centrando-se em alguns grandes nomes, em grande parte, frutos de uma reconstrução do passado que não leva em conta um contexto mais articulado. Desde a morte de Kant essa história é muito mais ampla e mais complexa e não pode ser reduzida apenas à história do idealismo alemão. É preciso também considerar uma parte truncada, expurgada de quadro essencial de sua história: a revolta contra o idealismo. Se realmente tudo começa com Kant, é possível que não da maneira pela qual se costuma considerar.

Neste número temático, queremos em primeiro lugar analisar a recepção da Crítica da Razão Pura no século dezenove, deixando de lado, porém, o idealismo alemão canônico. O tópico central é a recepção dos temas maiores do kantismo na filosofia de Herbart, Fries, Beneke, Helmholtz, Trendelenburg, Lotze, Wundt e outros autores que contribuíram para a complexidade da tradição kantiana.

filosofia destes autores atesta a possibilidade de se pensar de outra forma o legado de Kant, e o conhecimento desta outra tradição pode indicar um remodelo enriquecido e plural do cânone da história da filosofia alemã.