quarta-feira, janeiro 27, 2021

Fragmentos de Cultura - "Políticas de Formação de Professores, as Licenciaturas e Estágios" - Até 15/04/2021

Nome da Revista: Fragmentos de Cultura

Classificação: B3

Dossiê Temático: Políticas de Formação de Professores, as Licenciaturas e Estágios

Prazo: 15/04/2021

Titulação: Autores/as devem ter, no mínimo, a titulação de mestres/as e, caso seja mestrando/as é necessário buscar coautoria de doutores/as, preferencialmente de seus orientadores/as. A coautoria pode ter, no máximo, quatro autores/as, que, caso solicitados/as, atestem sua contribuição específica.

Link para a chamada: Clique aqui
A formação de professores no Brasil é historicamente constituída sob lutas, sejam no campo político-pedagógico sejam elas permeadas pelo espaço político governamental e econômico. No âmbito da formação inicial de professores, as políticas educacionais ora focam na formação de um perfil de profissional, portanto no currículo, ora na estruturação dos cursos e nas disputas de grupos que ocupam os espaços de poder. Grupos que, por vezes, tendem a um campo mais progressista ou a outro diametralmente oposto. Nesse movimento pendular, observam-se embates pelo reconhecimento da profissão de professor no espaço acadêmico, bem como na sociedade, de modo geral. Os marcos legais que regulamentaram e regulamentam a trajetória dos cursos de formação de professores, por sua vez, expressam objetivamente condições e contradições que revelam a realidade educacional. No conjunto de forças que compõe a formação de professores, o Estágio Curricular é componente fundamental das Licenciaturas que se faz num tempo-espaço importante de elaboração e reelaboração da práxis pedagógica. Esse importante componente formativo se configura como momento de síntese e evidenciam-se conhecimentos e concepções construídas na intersecção das práticas dos espaços institucionais da Educação Básica e do Ensino Superior. É possível, também, a identificação e a reflexão sobre as realidades escolares a partir de suas propostas e práticas, em especial da educação escolar pública. É necessário aqui afirmar que as Licenciaturas impactam fortemente a qualidade do trabalho desenvolvido nas instituições de Educação Básica e qualificam a formação de professores que chegam a estas instituições sob pontos de vista técnico, pedagógico, político, ético, estético.Neste nosso tempo, marcado por tantas contingências, a formação de professores, pela via das Licenciaturas, continua a ser um desafio, seja pelas modalidades de cursos presentes no universo educacional seja pela política governamental atual, bem como pela continuidade das disputas históricas no campo da educação. Esse Dossiê, portanto, se configura como mais um espaço de interlocução acadêmica, de visibilidade e de afirmação da importância da formação de professores, das Licenciaturas e, de forma específica, dos Estágios, na perspectiva de luta pela educação de qualidade socialmente referenciada.