Nome da Revista: Revista
Alcance
Classificação: B3
Dossiê Temático: Qualitative
Comparative Analysis (QCA)
Prazo: 17/01/2021
Titulação: Não informada.
Nos últimos 30 anos, a Análise Comparativa Qualitativa ou, do inglês, Qualitative Comparative Analysis (QCA) tem estado no centro da atenção de métodos em ciências sociais. Em 1987, o estudioso norte-americano Charles C. Ragin publicou The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies e fez chegar esse método a um público mais amplo. O método denominado Análise Comparativa Qualitativa (QCA) trouxe à pesquisa um método sistemático, rigoroso e fundamentado na matemática (álgebra booleana e álgebra fuzzy) e na lógica formal (WAGEMANN, 2012). A versão original da Análise Comparativa Qualitativa (QCA) é o denominada crisp-set QCA (csQCA), que obteve essa denominação só depois da introdução de outras variantes como fsQCA, o mvQCA e, ainda, a técnica complementar MDSO/MSDO (RIHOUX; RAGIN, 2009). Diversas obras que descrevem e ensinam a utilização do método QCA têm sido publicadas em vários idiomas nos últimos anos, tendo ganhado relevância nas últimas décadas ao ser empregado como uma ferramenta de análise de dados em diversos campos das ciências. Atualmente, o QCA é tema recorrente em congressos e tem sido incentivado em periódicos internacionais, como o Journal of Business Research (JBR). Contudo, na América Latina e no Brasil sua aplicação ainda é incipiente. Neste sentido, a Revista Alcance, lança uma edição temática para publicação de artigos no intuito de estimular a disseminação da produção científica de pesquisadores e grupos de pesquisa da comunidade luso-brasileira de Administração com foco em novos métodos de pesquisa. Os autores podem submeter artigos em língua inglesa, espanhola e portuguesa na forma de ensaios teóricos, artigos teórico-empíricos ou artigos tecnológicos, com evidente contribuição teórica e aplicada. Logo, esta chamada especial é para trabalhos sobre o método QCA ou pesquisas que utilizem alguma de suas principais técnicas, a saber: • Trabalhos de Análise Comparada Qualitativa (QCA) com o crisp-set QCA (csQCA), análise dicotomizada (conjuntos nítidos), cuja presença de uma condição/variável é representado por 1 (um) e a ausência é representada por 0 (zero); • Fuzzy-Set QCA (fsQCA). Trata-se do QCA para conjuntos difusos onde as variáveis variam em um intervalo (continuum) entre 0 a 1, sendo de um lado a presença completa e do outro a ausência completa; • Multi-Value QCA (mvQCA). Trabalhos com mvQCA, que é um tipo intermediário, dando às condições múltiplo valores, para variáveis categóricas de multinível, onde se analisa conceitos multinominais, então, assumem valores que podem ser 0, 1 e 2. • MDSO/MSDO (most similar, diferent outcome/most different, same outcome). Técnica que se caracteriza como primeira etapa do método QCA com utilização de cálculos com matrizes para priorização de variáveis.
Embora esta edição seja aberta a todo trabalho sobre Qualitative Comparative Analysis (QCA), adicionalmente, deixamos como inspiração trabalhos que, por ventura, possam trazer alguma das seguintes contribuições: • Combinação do método QCA. Como podemos combinar o método QCA com outros métodos de pesquisa rigorosos com relevância prática ao mesmo tempo? Ou seja, artigos com a combinação de técnicas QCA, como, por exemplo, utilização csQCA e fsQCA conjuntamente ou trabalhos que combinem o QCA com outro método qualitativo ou quantitativo. • Novas unidades e níveis de análise com o método QCA. Como podemos estudar questões em ciências sociais aplicadas em estruturas que envolvem um pequeno número ou intermediário de casos (muito alta - estudos de caso, mas, muito baixa – estatística)? Ou, ainda, o método QCA também pode ser aplicado para um número grande casos? • Questões de mensuração na pesquisa com o uso do método QCA. Como podemos medir os conceitos aparentemente imensuráveis usados na pesquisa em administração com o método QCA? Como podemos analisar variáveis dependentes, como, por exemplo, o desempenho? Como podemos utilizar o QCA em pesquisas que usualmente utilizam outros métodos existentes de medição? • Especificação de modelo. Como podemos identificar especificações de modelos adequadas e completas para o uso do método QCA no contexto da pesquisa em gestão? Como podemos selecionar ou estruturar instrumentos de coleta de dados para o método QCA como meio para refinar as teorias atuais de gestão? Como podemos desenvolver a pesquisa a partir de dados empíricos que atenda à complexidade causal do método QCA? • Fontes de dados. Como podemos criar amostras adequadas para responder a questões de pesquisa com o QCA? Como as fontes de dados podem ser aproveitadas com o método QCA? E, ainda, como podemos lidar com os desafios metodológicos e as oportunidades que o QCA gera? • Método e impacto prático. Como podemos utilizar o método QCA para permitir uma melhor comunicação dos resultados para que sejam compreendidos fora da academia? Como podemos incentivar a colaboração acadêmica e profissional na pesquisa em gestão por meio do método QCA? • Estudos longitudinais com QCA. Como podemos aplicar o método QCA em estudos longitudinais? Como avaliar as condições mais importantes em estudos longitudinais? Como avaliar as sequências das condições causais explicativas do desempenho ao longo do tempo? Como quantificar as variações nas condições causais ao longo do tempo?