sexta-feira, novembro 13, 2020

Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos - “Literatura infantil na educação em direitos humanos: fundamentos e ideologia” - Até 15/01/2021

Nome da Revista: Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos

Classificação: B4

Dossiê Temático: “Literatura infantil na educação em direitos humanos: fundamentos e ideologia”

Prazo: 15/01/2021

Titulação: doutor ou aluno de pós-graduação junto a um autor doutor

Link para a chamada: clique aqui 


Texto da chamada


CHAMADA PARA ARTIGOS


REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS

ISSN: 2357-7738 (online) 


A RIDH/Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos – publicação acadêmica semestral do Observatório de Educação em Direitos Humanos/Unesp-campus de Bauru – divulga artigos acadêmicos (em português e espanhol) de diversas áreas do conhecimento que estabeleçam intersecção com os direitos humanos.


A RIDH publica artigos de doutores. Mestre ou aluno regular de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu também pode submeter artigo, desde tenha um doutor como coautor.


As normas e diretrizes para submissão artigos encontram-se no site da revista: http://www2.faac.unesp.br/ridh/ 


Para a edição n. 16, a ser publicada em junho de 2021, a RIDH está recebendo:

1) artigos para o dossiê: “Literatura infantil na educação em direitos humanos: fundamentos e ideologia”, até dia 15 de janeiro de 2021.

2) artigos diversos, até dia 31 de janeiro de 2021.


Ementa do dossiê:

“A literatura infantil na educação em direitos humanos: fundamentos e ideologia”


É na primeira infância que se constroem os alicerces das habilidades de raciocínio e da linguagem. E lá também ocorre a gestação do desenvolvimento socioemocional, parte intrínseca e indispensável na formação da criança desde a primeira infância. Esse desenvolvimento pleno só é possível se a criança realizar as vivências coletivas que envolvam imaginação, sentimentos e valores em suas relações com o outro. Nesse campo, o recurso de contar e ler histórias é um instrumento metodológico importante para formação de bases éticas nas relações intersubjetivas, além do desenvolvimento intelectual, linguístico e de sensibilidade estética.


Em sua origem, a contação de histórias infantis nos remete às práticas de transmissão oral primitiva de acontecimentos e de ensinamentos. Esse forte caráter educacional moral está claramente presente nas histórias infantis clássicas medievais, povoadas de castelos, reis, princesas e bruxas.


Hoje a literatura infantil, na educação escolar, ainda é uma fonte importante na construção de valores que podem moldar a primeira visão de si, do outro e do mundo em que vive. Pensar a literatura infantil na educação em direitos humanos, não é reduzi-la à “moral da história”, mas analisar as bases axiológicas das relações de dominação e de reconhecimento do outro.


Assim, o presente dossiê convida especialistas da educação, da linguística e dos direitos humanos, e de outras áreas, a contribuírem com reflexões sobre os fundamentos axiológicos históricos da literatura infantil e sua função ideológica de domesticação do outro; bem como sobre aquela literatura infantil que respeita a criança como sujeito construtor de valores emancipatórios de liberdade, solidariedade e igualdade entre diferentes.


REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS

Observatório de Educação em direitos Humanos / Unesp

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