Nome da Revista: Liinc em Revista
Classificação: B1
Dossiê Temático: Perspectivas e Desafios Informacionais em Tempos da Pandemia da Covid-19
Prazo: 15/08/2020
Titulação: A autoria principal de artigos originais e resenhas submetidos à Revista deve ser doutores. Excepcionalmente, submissões de mestres como primeiros autores serão avaliadas, preferencialmente em coautoria com um doutor. Para as demais modalidades de textos submetidos (entrevistas, relatos, opiniões) aceitam-se outras titulações.
Link para a chamada:
A situação de emergência e crise ante os riscos e repercussões de várias ordens associados à eclosão da pandemia da Covid-19 tem motivado ações e questões relativamente a produção, análise, compartilhamento, abertura, divulgação e disseminação de diferentes tipos de informação: científica, sanitária, comunitária, cívica, entre outras. Suas implicações fazem-se sentir em vários níveis e dimensões: social, política, cultural, ética, tecnológica, jurídica, econômica e científica.
O dossiê irá abranger diferentes aspectos, inovações e desafios colocados à informação, suas formas de organização, recuperação, representação e acesso, ante o quadro da pandemia, incluindo, mas não se limitando a:
- suas possibilidades como ferramenta de fortalecimento de redes de solidariedade e colaboração;
- seu papel como forma de registro e circulação de pontos de vista e debate público;
- os riscos advindos de movimentos de desinformação e manipulação da opinião;
- seus usos como dispositivo de controle, vigilância e fortalecimento de modelos e práticas autoritários de governo;
- sua relevância e potencial para promover a adoção de práticas da ciência aberta e cidadã, tais como fast track nas publicações científicas e seu acesso aberto, incentivo ao compartilhamento e abertura de dados e protagonismo cidadão na pesquisa;
- os contornos do direito de acesso a dados, informação, conhecimento e produção científica e tecnológica frente às normas de direitos autorais, propriedade industrial e exclusividade de informações e dados, no contexto da pandemia.
- seus usos atuais e potenciais como embasamento para decisões sanitárias, políticas, sociais, jurídicas e econômicas;
- seus desafios ante desiguais condições e posições sociais, geopolíticas e geoeconômicos.