quarta-feira, maio 10, 2023

Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade: A diversidade das vulnerabilidades: incentivo para a elaboração das políticas públicas contemporâneas

Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade

Classificação: B2

Dossiê temático: A diversidade das vulnerabilidades: incentivo para a elaboração das políticas públicas contemporâneas

Prazo: 01/10/2023

Titulação: As propostas para o presente Dossiê deverão contemplar artigos que versem, preferencialmente numa perspectiva interdisciplinar, sobre os vários aspectos que o conceito de vulnerabilidade pode tomar. Seja referente às pessoas ou de Estado-nação, o termo vulnerabilidade é agora usado para falar do sofrimento possível de um sujeito de direitos. Diante dessa observação, esse Dossiê temático tem como objetivo uma abordagem crítica do conceito de vulnerabilidade e discorrer sobre o papel das políticas públicas nessa consideração a partir de diversas experiências empíricas e conceituais.

Mais Informações: A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade tem como objetivo difundir pesquisas das áreas de Cultura e Sociedade, com destaque para duas linhas de pesquisa. 1- Expressões e Processos Socioculturais: estudo das ações e relações entre indivíduos e comunidades, suas práticas, representações e expressões estéticas, artísticas e simbólicas, conhecimentos culturais e filosóficos, comunicação, etnicidades, sociabilidade, identidades, gêneros e memórias. Estudo das relações entre artes performáticas, linguagem, literatura e filosofia, considerando os fundamentos, os saberes e as práticas sociais e culturais, sua significação e interpretação em contextos e tempos diversificados. 2- Cultura, Educacão e Tecnologia: estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos.

Link para a chamada: Clique aqui