terça-feira, maio 30, 2023

Revista Educación Superior y Sociedad - La educación superior en la era digital

Revista Educación Superior y Sociedad

Classificação: B2

Dossiê temático: La educación superior en la era digital

Prazo: 31/05/2023

Titulação: A Revista de Educação Superior e Sociedade (ESS) do Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) abre sua chamada para o segundo número do Volume 35, que incluirá um dossiê temático intitulado: "A educação superior em a era digital. Nas últimas décadas, as tecnologias digitais têm fomentado inovações em todas as áreas da vida: econômica, social, política, entre outras. Este dossiê apela a uma revisão crítica do estado do ensino superior para enfrentar os múltiplos desafios da era digital a partir de uma perspectiva pós-humanista.

Mais Informações: Este dossiê apela a uma revisão crítica do estado do ensino superior para enfrentar os múltiplos desafios da era digital a partir de uma perspectiva pós-humanista. Artigos que recuperam trabalhos de pesquisa sobre: Educação superior no âmbito do ecossistema digital: contribuições das IES para a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável baseada nos avanços tecnológicos. Alguns dos temas que podem ser incluem-se, entre outros: o papel e as funções das IES na sociedade digital e o seu contributo para a promoção do desenvolvimento sustentável, tendo em conta a diversidade cultural, a igualdade de género e a sustentabilidade ambiental; IES como ator central no ecossistema de inovação; suas contribuições para a produção de conhecimento e inovação; as conexões entre a digitalização no ensino superior e o envolvimento da comunidade, divulgação e divulgação. Os desafios da universidade na construção de novos conhecimentos, competências e habilidades. Alguns temas possíveis estão ligados a inovações nos modelos institucionais e pedagógicos para o desenvolvimento dessas novas capacidades; a fusão de tendências e tecnologias de transformação pedagógica com o apoio da infraestrutura; a promoção de áreas STEM; os novos ambientes de aprendizagem: inovações em gestão e desenvolvimento acadêmico para abordar a inclusão com conhecimentos mais relevantes na sociedade digital. A transformação da universidade para atender aos novos requisitos: Algumas perguntas são: Quais processos de transformação digital em nível superior foram desenvolvidos e qual é a sua avaliação? Como a transformação digital contribui para a construção de uma universidade mais democrática? Quais as condições de acessibilidade, disponibilidade tecnológica e competências em todos os seus estratos (docentes, discentes e gestores) necessárias para a transformação digital das IES? aprendizagem ao longo da vida, num ambiente de mudança permanente? Articular os desafios e oportunidades da digitalização e transformação digital com a promoção da equidade no ensino superior. Os tópicos de interesse incluem aqueles que enfocam gênero e a comunidade LGBTQIA+, o uso de ensino a distância e outras soluções digitais para lidar com disparidades geográficas (rurais/urbanas) e estudos que revisitam as interseccionalidades de grupos marginalizados em relação à tecnologia e equidade no ensino superior.

Link para a chamada: Clique aqui