Revista Educação
e Políticas em Debate
Classificação:
B3
Dossiê
temático: Estado e
Políticas Educacionais na América Latina: configurações atuais
Prazo: até
15/01/2023
Titulação:
REPOD é uma Revista Eletrônica vinculada à Linha de
Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Sua política editorial reconhece
a legitimidade do dissenso, da polêmica e da diversidade de concepções e
matrizes teóricas como algo próprio e inerente aos espaços democráticos.
Destarte, a filosofia, as políticas e práticas da Revista estão ancoradas nos
princípios da pluralidade, da liberdade e autonomia intelectual, priorizando os
efeitos e contributos de cada produção singular para a produção coletiva das
sínteses e novas antíteses.
Mais
Informações: Os países da América Latina possuem idiossincrasias
nos âmbitos cultural, político, econômico e nos processos de formação do
Estado; mas também vários aspectos em comum, especificamente, as difíceis
conjunturas marcadas por assimetrias e a incessante luta em prol da democracia
e da consolidação de políticas sociais. Tendo como referência as configurações
do Estado, as determinações fundamentais das políticas educacionais e seus
arranjos político-institucionais contemporâneos na América Latina, o presente
dossiê tem como objetivos precípuos produzir e divulgar análises sobre as
reformas educacionais e suas incidências sobre a Educação Básica e a Superior.
A partir de análises multidimensionais, possibilitadas pelo intercâmbio entre
pesquisadores de diferentes países, o dossiê contribuirá para o estreitamento
de vínculos e o adensamento de reflexões sobre a educação em nosso continente,
com abordagens empíricas, conceituais, bem como sistematizações teóricas
contíguas às principais tendências das políticas educativas.
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