Revista e-Curriculum
Classificação: A2
Dossiê Temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
Prazo: Até 30/09/2022
Titulação: Não Informado
Mais Informações: O dossiê foca atenção na necessária abertura do campo dos estudos curriculares sobre as discussões a respeito das grafias de vida que cabem (ou não) em distintos tipos de narrativas e narratividades, a partir das quais as relações entre sujeitos e objetos se modulam diferenciadamente, com reflexos e atravessamentos nas compreensões sobre conhecimentos, identidades, valores éticos, estéticos e políticos. Nesse sentido, as aproximações entre currículos e narrativas nas pesquisas mobilizam questões que podem favorecer a ampliação dos repertórios de saberes face ao enfrentamento das desigualdades e à produções mais emancipatórias e solidárias. Na expectativa de reunir uma multiplicidade de enfoques metodológicos, epistemológicos e do campo da criação entre linguagens, são bem-vindas contribuições em diferentes estilos e composições, que se abram à problematização das narrativas como os modos de relação com os currículos e as formações docentes, ambos campos dimensionados em amplo espectro de significações e sentidos. As contribuições podem, por exemplo, articular-se às discussões sobre cotidianidade, sobre as teorias de conhecimentos, as histórias de vida de sujeitos humanos e não-humanos, as formas expressivas das vidas pulsantes nos currículos escolares, nas memórias e partilhas de sentidos em experiências formativas de vir a ser professora/professor, as mobilizações de produções políticas nas conversações curriculares, as produções coletivas impulsionadas por experiências em torno do trabalho com narrativas nas discussões curriculares, dentre outras possíveis articulações que se façam pertinentes aos currículos e às narrativas.
Link para a chamada: Clique aqui