quarta-feira, outubro 20, 2021

Revista Fragmentos de Cultura - "Compromissos da Cátedra da Unesco na PUC Goiás com o Pacto Educativo Global e com a Educação como Prática da Liberdade" - Até 15/11/2021

Nome da Revista: Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas

Classificação: B3

Dossiê Temático: Compromissos da Cátedra da Unesco na PUC Goiás com o Pacto Educativo Global e com a Educação como Prática da Liberdade

Prazo: 15/11/2021

Titulação: Autores/as devem ter, no mínimo, a titulação de mestres/as e, caso seja mestrando/as é necessário buscar coautoria de doutores/as, preferencialmente de seus orientadores/as. A coautoria pode ter, no máximo, quatro autores/as, que, caso solicitados/as, atestem sua contribuição específica.

Link para a chamada: Clique aqui

Em 15 de outubro de 2020, completa-se um ano do lançamento mundial do Pacto Educativo Global, por meio digital em razão da pandemia da Covid 19. Esse Pacto convida-nos a pensar o mundo como Aldeia de Educação, centrado em um projeto de longo prazo, que se fundamenta em três objetivos relacionados à ‘coragem de colocar no centro a pessoa; de investir as melhores energias com criatividade e responsabilidade; e de formar pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da comunidade’. E, a pouco menos de um mês de se completar um ano de lançamento do Pacto Educativo Global, em 16 de setembro de 2021, comemoram-se os 100 anos de Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, que a entende como um projeto de emancipação humana, em que a pessoa não assuma somente o lugar de paciente, mas de agente de transformação, de forma crítica e inventiva. Desse modo, há profundas ressonâncias entre os projetos de Educação e, com o fim de viabilizar o debate, por meio da socialização de conhecimentos quanto às ações desenvolvidas para assegurar a continuidade do ato educativo que coloque a pessoa no centro, com princípios de solidariedade, criatividade e responsabilidade, e como prática da liberdade, este dossiê é uma iniciativa da Cátedra da Unesco na PUC Goiás em apoio a tais projetos educativos. Desse modo, recebe contribuições sobre experiências afirmativas e emancipadoras da educação; sobre a continuidade da educação formal em tempos de pandemia, com suas limitações, descobertas, fracassos e êxitos etc.