Nome da Revista: Contextus
Classificação: B3
Dossiê Temático: Dimensão regional
na Educação e Pesquisa em Administração
Prazo: 30/11/2021
Titulação: Não informada.
É bem reconhecida a influência das variáveis contextuais (setor ou ambiente de negócios e macroambiente) na prática gerencial e nos estudos de Administração que são voltados a propor o aprimoramento do trabalho de executivos, empreendedores, lideranças públicas e sociais e para a própria prática de ensino e pesquisa. Dentre as diversas variáveis, as características regionais e locais (características, tradições, história, tendências...) estão entre as mais relevantes.
Estudos exploratórios indicam que a formação gerencial tem efeito na carreira dos egressos formados principalmente no contexto próximo ao do ambiente formativo. A verificação é de que a grande maioria dos egressos de cursos de graduação e de pós-graduação terão exercício das competências desenvolvidas ou no lugar de formação, ou em lugares próximos (é possível crer que mesmo os estudantes de cursos de educação à distância atuarão em espaços próximos ao de seu domicílio). Frente a isso, entendemos que, assim como condicionam a prática gerencial, as variáveis regionais são relevantes para aprimoramento dos processos de formação e pesquisa em Administração.
Neste sentido, esta chamada especial tem por objetivo publicar um conjunto de trabalhos que apresentem, debatem e ilustrem os temas de Educação e Pesquisa em Administração em sua relação com essa dimensão regional.
Grandes temas e modalidades de interesse
Para esta chamada especial, os autores poderão enviar trabalhos associados ao tema geral, ficando como ideias de partida as seguintes: - A presença da dimensão regional na formação de graduação e de pós-graduação; - Culturas regionais brasileiras, a educação e a pesquisa em Administração; - Pesquisa gerencial, região e regionalidade: especificidades, modelos, experiências; - Impacto local e regional e a avaliação externa da pós-graduação; - Casos para ensino envolvendo a dimensão regional; - Relatos de experiências de educação e pesquisa em Administração e a dimensão regional; - Impacto regional da pesquisa e da educação em Administração (egressos). Ressalta-se que esses tópicos não são limitantes. Em termos de modalidades, os autores poderão submeter trabalhos nos seguintes formatos: artigos com estudos empíricos; ensaios teóricos; e casos de ensino, úteis para uso em sala de aula.