Nome da Revista: Perspectiva filosófica
Classificação: B2
Dossiê Temático: "Filosofia Hermenêutica"
Prazo: 30/09/2021
Titulação: apenas artigos de Doutores/as e de pós-graduandos/as em nível de Doutorado
Link para a chamada: clique aqui
Texto da chamada
Prorrogação - Dossiê temático Filosofia Hermenêutica
A Revista Perspectiva Filosófica, do PPGFIL da UFPE, tem o prazer de anunciar que realizará um número especial sobre Filosofia Hermenêutica. Este número terá como editores convidados os Professores Cláudio Reichert do Nascimento (UFOB), Cristina Amaro Viana Meireles (UFAL) e Gustavo Silvano Batista (UFPI). A Filosofia Hermenêutica trata a compreensão como uma questão-chave que perpassa fundamentalmente toda a atividade filosófica. Tal acontecimento compreensivo, como problema filosófico básico refere-se, por um lado, a uma teoria universal e normativa da interpretação, que apresenta regras universais aplicáveis a todas ciências ditas interpretativas e, por outro, a uma reflexão sobre a natureza do próprio ato de compreender e seus desdobramentos, especialmente a partir do que opera na própria compreensão, como, por exemplo, nossa experiência do mundo (GRONDIN, 2003). Disso se depreende a inexistência de um modo unívoco de se pensar o fenômeno da compreensão seja em seu caráter epistemológico, relacionado ao texto fixado pela escrita e a interpretação das intenções do autor, seja em seu caráter ontológico, referente ao compreender como modo de ser e, por conseguinte, o papel da linguagem nesse processo. Outras posições sobre o fenômeno da compreensão chamam a atenção para a compreensão ontológica sem prescindir do debate metodológico sobre o modo pelo qual se estabelece o diálogo com a tradição precedente. Assim, expressões como “Consciência histórica”, “Visão de mundo”, “Analítica existencial”, “Fusão de horizontes”, “Identidade narrativa”, “acréscimo de ser” vêm servindo de suporte para a ampliação das abordagens da Filosofia Hermenêutica em diferentes campos do conhecimento. Diante do exposto, a presente chamada convida os pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos que abordem os aspectos históricos e críticos da própria filosofia hermenêutica, e/ou às aplicações voltadas à literatura, à arquitetura e design, ao digital, à comunicação, à tradução, à tecnologia, à ética, ao direito, à história, à saúde e à religião e à educação, entre outros campos.
Artigos sobre filosofia hermenêutica, no sentido amplo, são bem-vindos.
Tópicos de interesse incluem, mas não se limitam aos seguintes:
- Fenomenologia e hermenêutica
- Ontologia hermenêutica
- Epistemologia e hermenêutica
- Linguagem e alteridade
- Ética e hermenêutica
- História e hermenêutica
- Pensamento fraco
- Hermenêutica e direito
- Hermenêutica e educação
- Hermenêutica e teologia
- Hermenêutica e ciências sociais
- Hermenêutica e artes visuais
- Hermenêutica e ciências humanas
- Hermenêutica e Arquitetura e urbanismo
- Hermenêutica e geografia
- Hermenêutica e teoria crítica
- Hermenêutica e desconstrução
- Hermenêutica e saúde
- Hermenêutica e filosofia antiga
- Hermenêutica e psicologia
- Hermenêutica e comunicação
Edição/Informações:
Todas as dúvidas ou informações acerca desse número especial devem ser enviadas diretamente aos editores convidados para os seguintes e-mails:
Cláudio Reichert do Nascimento (UFOB): claudio.reichert@ufob.edu.br
Cristina Amaro Viana Meireles (UFAL): cristina.viana@ichca.ufal.br
Gustavo Silvano Batista (UFPI): gustavosilvano@ufpi.edu.br
As contribuições podem ser enviadas até 30 de setembro de 2021 pelo formulário de submissões on-line da Revista, na aba “Dossiê temático Filosofia Hermenêutica”.