Nome da Revista: Revista Eletrônica
de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde
Classificação: B1
Dossiê Temático: Estudos métricos
da informação científica em saúde
Prazo: 19/05/2021
Titulação: Não informada.
Link para a chamada: Clique aqui
Os estudos métricos da informação vêm cumprindo um papel importante ao longo da história da ciência moderna, contribuindo para a avaliação do conhecimento científico e a formulação de políticas públicas impulsionadoras de novos saberes. Dentre as análises possíveis observáveis na literatura, exploram-se, principalmente, as variáveis: autoria, assuntos, fontes, períodos, instituições, países, citações, acessos, curtidas, comentários e compartilhamentos em mídias sociais, permitindo inferir sobre a colaboração e a mobilidade dos cientistas, o progresso e a obsolescência de temas, os periódicos e eventos mais representativos, as tendências temporais, as instituições e regiões mais prolíficas, as redes citacionais e genealógicas de influências intelectuais, a procura de informação científica pela comunidade e o engajamento da sociedade com as publicações científicas.
Ao se inclinarem à Saúde, os estudos métricos unem-se aos diversos esforços presentes no campo, colaborando para as iniciativas de prevenção e combate às doenças, fortalecendo as atividades de pesquisa e a cobertura universal de saúde a partir de meios mais efetivos de distribuição de recursos, mapeamento de grupos especializados de pesquisadores para a resolução de problemas de saúde pública, seleção de canais para a disseminação da produção científica, alinhamento das necessidades de pesquisa às demandas sociais em saúde, e o desenvolvimento e avaliação de estratégias para a interação entre cientistas e a sociedade nas plataformas digitais.
Considerando-se o contexto pandêmico que aflige a humanidade e a busca pelo desenvolvimento de soluções que venham a combater a crise proporcionada pela Covid-19, a comunidade especializada em estudos métricos da informação em saúde assumiu o posicionamento de enfrentar o desafio do grande volume de publicações produzidas, elaborando estudos diversos sobre a produtividade, o impacto, a colaboração e os avanços obtidos na prevenção e combate à doença. Com isto, o domínio dos estudos métricos teve reafirmada sua relevância, não apenas em situações de normalidade, mas principalmente, diante de crises e catástrofes em que o protagonismo da ciência se faz necessário, somando-se às luzes que brilham sobre as trevas da desinformação e da ignorância, ao sistematizar e promover o incansável trabalho dos pesquisadores e das instituições científicas.
Apesar dos esforços centrados nas iniciativas relacionadas à pandemia de SARS-CoV-2, outras doenças continuam ocorrendo de forma expressiva no Brasil, como por exemplo, as doenças tropicais negligenciadas e os problemas de saúde mental, inclusive, agravando-se com as condições criadas pela pandemia. Desta feita, amplia-se o papel da comunidade de estudos métricos da informação em saúde para além das discussões sobre a produção científica em Covid-19, englobando também, as endemias persistentes no país e o avanço dos agravos decorrentes da precarização da saúde e do avanço da pobreza na pandemia.
Com base nestes argumentos e em tom convocatório, convidamos os pesquisadores interessados a submeterem seus artigos ao dossiê “Estudos métricos da informação científica em saúde”, a ser publicado pela Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. Os segmentos temáticos a seguir propostos baseiam-se nos eixos consolidados no Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, espaço privilegiado de produção de conhecimento científico sobre o assunto e referência entre os agentes atuantes no domínio das métricas informacionais. Reforça-se aos autores que os artigos submetidos devem ser aplicados à Saúde.
Bases de dados e fontes de informação para a geração de indicadores de produção científica;
Estudos de citação e genealogia científica, acadêmica e intelectual;
Colaboração científica, grupos de pesquisa, mobilidade acadêmica e colégios invisíveis;
Indicadores bibliométricos e cientométricos sobre a produção científica;
Arquivometria em acervos arquivísticos;
Métricas sobre acesso aberto e ciência aberta; Inovações metodológicas e técnicas nos estudos métricos da informação;
Aplicações das leis bibliométricas e cientométricas;
Métricas alternativas e webométricas na comunicação e avaliação da informação científica;
Mapas e rankings sobre países, pesquisadores e instituições;
Editores convidados: Natanael Vitor Sobral (Universidade Federal da Bahia) e Leilah Santiago Bufrem (Universidade Federal de Pernambuco).
Prazo de submissão de artigo: até 19 de maio de 2021.
Publicação: v. 15, n. 3, julho/setembro de 2021.
Ao submeter o trabalho, por favor, use a categoria Dossiê Estudos Métricos da Informação Científica em Saúde.