sexta-feira, janeiro 29, 2021

Revista Horizontes Antropológicos - “Negritude e relações raciais” - Até 31/05/2021

Nome da Revista: Revista Horizontes Antropológicos

Classificação: A2

Dossiê Temático: “Negritude e relações raciais”

Prazo: 31/05/2021

Titulação: não informada

Link para a chamada: clique aqui


Texto da chamada

Negritude e relações raciais
ano 28, n. 63, maio/ago. 2022
Número organizado por:

Denise Jardim

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

Cédric Audebert

Centre National de la Recherche Scientifique/Université des Antilles, Martinique – França

Handerson Joseph

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

Osmundo Pinho

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Brasil


A temática das relações raciais tem tomado novos impulsos em uma interação constante do campo acadêmico com as abordagens das relações raciais empreendida por ativistas. Em nosso século, a temática ainda está aberta ao debate público no campo dos estudos sobre direitos humanos. Todavia, o conceito de raça mesmo revisto cientificamente e compreendido como construção social e política, ainda assim é um desafio ao debate antropológico quanto ao modo como as relações entre grupos raciais são vivenciadas, aspectos relativos a relações de poder e o modo como o tema ingressa na agenda pública visando o enfrentamento ao racismo.

Este volume sobre “Negritude e relações raciais” de Horizontes Antropológicos pretende reunir trabalhos recentes que hoje permitem examinar a disciplina de modo crítico e reposicioná-la a respeito do conceito de raça, a fim de examinar as relações raciais e de poder que incidem sobre as noções de branquitude e negritude.

O volume pretende reunir trabalhos constituídos por debates sobre interseccionalidade de gênero, raça, geração, classe. Pretende-se examinar a invisibilização da discussão das relações raciais no campo da ciência e conhecer as experiências mundializadas de racialização através da contribuição de intelectuais e de um campo acadêmico e da intensa produtividade e reflexão de intelectuais negros. Estamos interessados nas epistemologias raciais e negras, nas pedagogias e perspectivas científicas antirracistas e antirracialistas.

 
Publicação prevista para maio de 2022
Submissão de artigos de 01/02/2021 a 31/05/2021