Nome da Revista: Século
XXI: Revista de Ciências Sociais
Classificação: B3
Dossiê Temático: A
discordância dos tempos: Daniel Bensaïd e a crítica social contemporânea
Prazo: 31/01/2020
Titulação: Não informado.
Link para a chamada: Clique aqui
Organização: Henrique Amorim – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Leandro Galastri – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
Em janeiro de 2020 completam-se dez anos da morte de Daniel Bensaïd, um dos mais importantes filósofos contemporâneos. Realizador de uma obra marcada por contribuições originais à ampla tradição do materialismo histórico, pode-se dizer que seu pensamento contempla as necessidades atuais da crítica social, tanto na academia quanto fora dela. Atuante na cena acadêmica e política francesa das últimas décadas (Bensaïd era professor titular da Universidade de Paris VIII – Saint-Denis), teve alguns de seus trabalhos traduzidos no Brasil, como “Marx, o intempestivo” (Civilização Brasileira, 1999), “Os irredutíveis” (Boitempo, 2008) e “Espetáculo, fetichismo, ideologia” (Plebeu Gabinete de Leitura, 2013). Bensaïd preocupou-se em defender uma abordagem da sociedade contemporânea que levasse em consideração a necessidade de se evitar os riscos teóricos e práticos do pensamento dogmático, bem como daquele raciocínio preso aos cânones positivistas de uma “objetividade” cientificista. Este “alerta” epistemológico está presente de forma estratégica nas elaborações teóricas do filósofo, informando seus olhares em relação ao tempo, ao espaço, à questão das classes sociais e também ao dinamismo e fluidez das relações sociais e políticas. Consideramos que o dossiê aqui proposto, para além da efeméride em questão, se coloca em diálogo com as necessidades contemporâneas de reafirmação do pensamento social crítico.
O prazo final para submissão de artigos se esgota em 31 de janeiro de 2020. Ao iniciar o 1º passo da submissão do artigo na caixa “Comentários para o Editor” o autor deverá indicar que o artigo está sendo submetido tendo em vista sua avaliação para o Dossiê "A discordância dos tempos: Daniel Bensaïd e a crítica social contemporânea". O dossiê deverá compor o Vol. 10, nº1, da Século XXI, cuja publicação está prevista para janeiro de 2020.