Nome da Revista: InterAção
Classificação: B2
Dossiê Temático: "A Integração Sul-Americana em Tempos de Cólera: Haverá futuro para o Mercosul?"
Prazo: 14/12/2020
Titulação: o autor e os coautores, se houver, são, pelo menos, estudantes de pós-graduação stricto sensu ou, então, professores e/ou pesquisadores com pelo menos mestrado.
Link para a chamada: clique aqui
Texto da chamada
A InterAção, Revista de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (ISSN 2357-7975), está selecionando artigos para o Dossiê "A Integração Sul-Americana em Tempos de Cólera: Haverá futuro para o Mercosul?".
Ao mesmo tempo em que a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia é uma conquista recente para as duas instituições, o futuro do Mercosul é, mais do que nunca, incerto. A má relação entre os presidentes das duas principais economias do bloco, Alberto Fernández e Jair Bolsonaro, traz entraves significativos ao funcionamento do mesmo. Pela própria característica intergovernamental do bloco, sua manutenção requer sintonia e vontade mútua entre os presidentes de seus países-membros, principalmente de Brasil e Argentina.
O fato não se limita ao Mercosul. Da Antártica chilena ao Caribe venezuelano, o contexto regional é marcado por reconfigurações e (des)encontros políticos, e a integração sul-americana, após o esvaziamento da Unasul, parece retornar ao casulo. Faz-se, então, necessárias reflexões e interpretações sobre onde estamos e para onde vamos.
A presente chamada de artigos para este Dossiê contempla trabalhos inéditos e originais que analisem o processo de integração sul-americana sob distintos enfoques temáticos, teóricos e metodológicos, no ano em que o Mercosul completa trinta anos. Em três décadas desde a criação do bloco, qual o balanço econômico e político acerca do processo de integração sul-americana? Como outras organizações, como a Aliança do Pacífico, vinculam-se e avançam em paralelo ao processo de liberalização, cooperação econômica e integração inicialmente proposto pelo Mercosul?
São também bem-vindas contribuições que discutam os diferentes contextos políticos na região nas últimas décadas, como a “Virada à Esquerda” e uma eventual guinada à direita para o processo de integração regional. Teriam iniciativas decorrentes do contexto anterior, como Unasul e Celac, esgotado suas tentativas de incentivo à autonomia na região? Qual o saldo da onda “pós-hegemônica” do regionalismo sul-americano? Seria o anúncio do Prosul um marco de um novo ciclo, este marcado pela desmobilização regional? Contemplam-se, ainda, análises que busquem compreender as mudanças no papel de liderança desempenhado pelos países sul-americanos em diversos momentos, tais como Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile.
Este Dossiê contempla, ainda, trabalhos que versam acerca de temas pontuais e políticas específicas de integração regional, como integração infraestrutural, difusão de políticas públicas, defesa e segurança. Incentiva-se, pois, artigos que discutam o Cosiplan e suas implicações, a integração de bases industriais de defesa, exercícios militares conjuntos e medidas para construção de confiança. Um tema que também merece especial atenção é como diferentes países da região estão lidando frente ao aumento da competição interestatal entre Estados Unidos, Rússia e China. Assim, como a penetração extrarregional de grandes potências influencia a integração sul-americana?
Finalmente, incentiva-se, também, a submissão de trabalhos por parte de pesquisadores de outros países sul-americanos, que ofereçam perspectivas distintas da brasileira acerca do processo de integração. Isso porque, de maneira geral, as interpretações em relação à integração da região por parte de pesquisadores brasileiros são, normalmente, “brasilcêntricas”. Instiga-se, com isso, a submissão de artigos em que pesquisadores brasileiros incluam a perspectiva de outros países da região em as suas análises acerca da temática proposta.
Período para submissão: 15/06/2020 - 14/12/2020
Previsão de publicação: Maio 2021.
Organização:
Augusto C. Dall’Agnol (PPG Estudos Estratégicos Internacionais, UFRGS)
Ian R. Batista (PPG Ciência Política, UFPE)
Thales L. de Carvalho (PPG Ciência Política, UFMG)