segunda-feira, agosto 03, 2020

Revista Antares - "Estudos Críticos em videogame" - Até 01/10/2020

Nome da Revista: ANTARES: Letras e Humanidades

Classificação: B1

Dossiê Temático: "Estudos Críticos em videogame"

Prazo: 1 de outubro de 2020

Titulação: A sumissão de trabalhos de graduandos e mestrandos somente serão aceitos quando acompanhados de um doutor.

Link para a chamada: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/announcement/view/155


O trabalho acadêmico sobre videogames como objetos culturais e não como ferramentas ainda está no início de sua história no Brasil.

Os jogos digitais geralmente recebem atenção utilitária, como estratégia de ensino ou análise comparativa com outras mídias, como literatura ou cinema.

Em outras áreas, como a Comunicação, os videogames têm destaque em pesquisas que buscam entender questões de gênero, sociais e artísticas. Os estudos críticos em videogame reconhecem esta importante forma de mídia como algo além do mero entretenimento, como outra forma que constrói, destrói e reconstrói imagens culturais de povos, identidades, gênero, etc.

Assim, esta edição de Antares: Letras e Humanidades busca artigos que criticam e/ou analisam videogames como textos e processos culturais que transmitem práticas, políticas e representações dignas de atenção de pesquisadores/as culturais. Para esta edição, buscamos manuscritos em videogames que os entendam como uma parte importante do nosso cenário de mídia.

Os tópicos em potencial podem incluir, mas não estão limitados a: (1)   Videogames e gênero, raça, estranheza e deficiência (2)   Videogames e Política Nacional ou Internacional (3)   Videogames e histórias culturais de jogo (4)   Videogames e teorias da mídia, narrativa ou computação.

Esta edição tem escopo internacional e incentivamos envios em inglês, português, espanhol e francês. Organizadoras: Profa. Dra. Amanda Phillips (Georgetown University) e Profa. Dra. Aline Conceição Job da Silva (PNPD/Capes, Universidade de Caxias do Sul) Entre em contato com as organizadoras, Aline Job (alinecjob@gmail.com) e Amanda Phillips (amanda.phillips@georgetown.edu), se tiver alguma dúvida.