Nome da Revista: Horizontes Antropológicos
Classificação: A2
Dossiê Temático: “Antropologias de uma pandemia”
Prazo: 31/08/2020
Titulação: não há limitações
Link para a chamada:
https://www.ufrgs.br/ppgas/ha/index.php/pt/
Texto da chamada
A pandemia da Covid-19 tem produzido cenários de exceção e de incerteza. Efeitos epidemiológicos, políticos, econômicos e psicossociais são descritos em escala global. Em menos de quatro meses desde a sua identificação, em dezembro de 2019, milhares de novos casos de contaminação e de vítimas fatais passaram a ser confirmados todos os dias, em mais de 210 países e territórios do mundo. Setores da ciência correm para desenvolver formas de tratamento e de cura e inúmeras medidas de contenção têm intervido no cotidiano de pessoas e das mais diversas instituições. Entretanto, a despeito da mecânica biológica da Covid-19 ser baseada em um vírus, com formas de transmissão sensivelmente padronizáveis, estruturas locais de desigualdade tendem a singularizar as formas de disseminação e agravo da doença, e, por conseguinte, a intensidade de suas consequências. Assim, mesmo que a Covid-19 seja descrita como uma catástrofe em escala global, ela não é universal, pois é performada de maneira diversa, múltipla e complexa, a partir da singularidade de infraestruturas, materialidades, ambientes, relações e hábitos localizados. Neste sentido, o saber-fazer político e qualitativo da antropologia social exerce um papel fundamental no processo de enfrentamento da pandemia, pois se a Covid-19 não se realiza de forma homogênea, as respostas a sua mitigação também não podem ser. Tendo isto em mente, este número temático de Horizontes Antropológicos abre espaço para que seja explorada a multiplicidade da Covid-19 a partir de debates teóricos e experiências etnográficas que coloquem em relevo conhecimentos, práticas e vidas situados. Com artigos em formato especial, até 4.200 palavras, estimula-se que essas antropologias da pandemia intersectem os interesses dos mais diversos campos e temas que constituem a pluralidade da disciplina, com especial ênfase nas populações em situação de vulnerabilidade e injustiça social.